O golfista chileno Benjamin Alvarado conquistou neste domingo (7) o título do Brasil Classic apresentado pelo HSBC, realizado no São Paulo Golf Club, em São Paulo. Além do prêmio de US$ 121,5 mil, o atleta conquistou também uma vaga no Web.com Tour, que é o circuito de acesso ao PGA Tour, a elite do golfe mundial. A etapa brasileira distribuiu um total de US$ 675 mil em prêmios.
Alvarado somou 265 tacadas (-19 em relação ao par), contra 266 (-18) do vice-campeão, o sul-africano Dawie van der Walt, que quase embocou um birdie no buraco 18 para forçar o playoff, mas errou por poucos centímetros.
“Só consegui uma vaga quatro dias antes do torneio e não quis perder a oportunidade. Estou muito feliz. Minha meta agora é chegar ao PGA Tour e jogar as Olimpíadas pelo meu país”, disse o campeão, que tem 27 anos. Ele participou do Web.com Tour como convidado, e agora ganhou uma vaga no circuito, onde já entra em segundo lugar do ranking anual que classifica os 25 primeiros para o PGA Tour. Alvarado teve uma performance muito regular para conquistar o título. Nos quatro dias de torneio, fez 22 birdies (uma tacada abaixo do par do buraco) e apenas 3 bogeys (uma tacada acima do par).
Gasnier e Lima, os melhores do País – Os brasileiros mais bem classificados foram o carioca Philippe Gasnier, empatado em 15º lugar com 274 tacadas (-10), e Odair Lima, empatado em 17º lugar com 275 tacadas (-9). Como terminaram entre os 25 primeiros colocados, ambos ganharam o direito de disputar a próxima etapa do Web.com Tour, nesta semana no Texas, nos EUA, que distribui US$ 600 mil em prêmios. “Eu queria ganhar, é claro, mas minha meta também era obter uma vaga para o torneio seguinte”, afirmou Gasnier.
O amador paulista Rafael Becker surpreendeu e terminou empatado em 26º lugar, com 276 tacadas (-8), à frente do também paulista Alexandre Rocha, que ficou na 29ª posição, com 277 tacadas. “Foi o torneio mais importante da minha carreira”, comemorou Becker. “Não tive um bom final de semana. Joguei muito bem no início, mas depois não fiquei feliz com o meu jogo”, justificou Rocha, que viaja direto para o Texas para disputar a etapa seguinte do circuito.
Os outros brasileiros que chegaram às finais foram Fernando Mechereffe (47º lugar, com 279 tacadas), Erik Andersson (72º, com 287 tacadas) e Rafael Barcellos (73º, com 288). Participaram, desde quinta-feira (4), 144 golfistas de 16 países, sendo 11 brasileiros.
Torneio de golfe mais importante do ano, o Brasil Classic apresentado pelo HSBC levou mais de 7 mil pessoas ao São Paulo Golf Club, 2,5 mil delas para assistir à final.
O Brasil Classic foi apresentado pelo HSBC e também teve como patrocinadores a Embrase Segurança e Serviços, a Sportv, a Rolex, a Nespresso e a YKP, além de apoio da Klabin, TAM Viagens e São Paulo Golf Club. O campeonato teve a chancela do PGA Tour, organização da IMX e realização da Confederação Brasileira de Golfe (CBG). O evento contou com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.
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Sobre o HSBC
HSBC Bank Brasil: é uma subsidiária integral da HSBC Holdings, um dos maiores conglomerados financeiros do mundo. Com sede em Londres, o Grupo HSBC atua em 83 países das Américas, Europa, Ásia, Hong Kong, Oriente Médio e Oceania. Em 31 de dezembro de 2012 registrou lucro líquido de R$ 1,3 bilhão.
Patrocínios de golfe do HSBC
O compromisso global do HSBC com o golfe abrange todos os níveis do esporte, da base à elite. Na Ásia, o HSBC lançou eventos de golfe de classe mundial, como o WGC-HSBC Champions em Xangai e o HSBC Women’s Champions em Singapura. O WGC-HSBC Champions é reconhecido como o ‘Asia’s Major’ e já foi descrito por Tiger Woods, vencedor de 14 Majors e ex-campeão mundial, como “a joia do golfe asiático”.
O HSBC também patrocina o Abu Dhabi HSBC Golf Championship, que rapidamente se tornou um dos maiores eventos do PGA Tour europeu, e, neste momento em que o golfe está voltando a ser um esporte olímpico no Rio 2016, também patrocina o Brasil Classic, que é uma etapa do Web.com PGA Tour, um evento de golfe internacional genuinamente brasileiro.
Recentemente, o HSBC tornou-se Patrono do The Open Championship. Esta parceria com o The Royal & Ancient é um importante componente do nosso portfólio global de golfe.
No entanto, por trás desses eventos está o nosso objetivo de longo prazo de criar um legado de torneios globais do HSBC através do patrocínio de jovens e programas de base. Além do compromisso com o jogo profissional, o HSBC pretende construir um legado através do patrocínio de jovens e programas de base ao redor do mundo. Na China, o HSBC apoia o programa HSBC China Junior Golf – uma estrutura sustentável de longo prazo sobre a qual o futuro do golfe está sendo construído na China e que inclui o China National Junior Team, patrocinado pelo HSBC, o HSBC China Junior Open e o HSBC National Junior Golf Championship. Esta série de torneios com duração de um ano foi concebida para oferecer aos golfistas da elite junior da China uma plataforma competitiva para desenvolver o esporte.
No Reino Unido, o HSBC é patrocinador do HSBC Golf Roots – programa de desenvolvimento nacional do The Golf Foundation, que promove o esporte em escolas, ajuda jovens a entrar em clubes e usa o golfe para ensinar valores importantes como a honestidade e o respeito.
Para mais detalhes sobre as atividades desenvolvidas pelo HSBC no mundo do golfe, visite o site www.hsbcgolf.com
Sobre a CBG
Entidade máxima do golfe no Brasil, a Confederação Brasileira de Golfe foi criada em 1957 com o nome de Associação Brasileira de Golfe, mudando para o nome atual em 1976. Hoje a CBG agrega oito federações e 117 campos afiliados. Em um cenário especial para o esporte no país, a entidade trabalha em conjunto com seus associados para incentivar a formação de novos talentos, assim como desenvolver e suportar atletas de alto rendimento e fomentar a maturidade técnica da modalidade.
Sobre a IMX
Com sede no Rio de Janeiro e conexões internacionais, a IMX, Joint-venture entre os Grupos EBX e IMG Worldwide, tem como objetivo ser uma das principais empresas do setor na América do Sul. As áreas de atuação dividem-se em quatro pilares: Eventos (criação, produção e promoção de eventos esportivos e entretenimento ao vivo), Serviços (gerenciamento de talentos, consultoria em marketing esportivo e Hospitality), Digital (venda de ingresso e distribuição de conteúdo) e Venues (gestão e operação de estádios, arenas e outros espaços para eventos). Através do braço IMX Live firmou sociedade com a empresa Rock World S.A, do empresário Roberto Medina, para expansão da marca Rock in Rio, em uma das maiores operações até então realizadas na indústria do entretenimento no Brasil.
Com a IMX Talent oferece planejamento de imagem e carreira com uma visão diferenciada e específica, valorizando cada etapa da vida profissional de seus clientes. A sociedade com o Cirque du Soleil marcou a criação da IMX Arts, trazendo o melhor do conteúdo ao vivo do Cirque du Soleil e potencializando o valor agregado e a marca Cirque du Soleil no Brasil e na América do Sul. Na área de esportes o portfólio da IMX inclui eventos como o ATP 500 (Tenis), UFC (MMA), Volvo Ocean Race (vela), Megarampa (skate), Brasil Classic (golfe), Mundial de Futevôlei 4×4, Vert Jam (esportes radicais), FMX (motocross), entre outros.