O São Fernando Golf Club, de Cotia (SP), realiza de sexta-feira a domingo desta semana, 17 a 19 de agosto, a 50ª edição de um dos maiores e concorridos torneios de golfe do Brasil. O 50º São Fernando Golf Club Open – 2018, que vai reunir 107 homens com handicap índex máximo de 19,4, para um torneio válido para o ranking mundial amador de golfe (WAGR), além de contar pontos para o ranking brasileiro e para os rankings da Federação Paulista de Golfe (FPG).
Com 50 jogadores na categoria scratch (handicap índex máximo de 8,5), praticamente metade dos golfistas em campo, o São Fernando Open mantém a tradição de valorizar o golfe de alto rendimento no campo que é considerado um dos melhores do Brasil. Mais da metade desses jogadores -27 – têm índex 5 ou menor, sendo que 11 deles tem índex menor do que 2. Também estarão em campo para jogar 54 buracos, 30 golfistas de índex de 8,6 a 14, e 27 com índex de 14,1 a 19,4.
Favoritos – Três dos Top 5 do ranking nacional estarão em campo, com destaque para o carioca Daniel Kenji Ishii, do Itanhangá, nº 3 do Brasil, que foi campeão do torneio em 2015. Os outros são os irmãos Lucas Park, quarto do ranking, e Matheus, quinto, juvenis que tentam vencer o torneio pela primeira vez. Duda Vasconcelos, do Gávea, nº 7 do Brasil.
Outro importante ex-campeão em campo é Thomas Choi, 11º do ranking nacional, que acaba de conquistar o título de campeão brasileiro juvenil. Choi entrou para a história do golfe brasileiro ao vencer o São Fernando Open de 2014, aos 12 anos, o que fez dele o mais jovem campeão de um grande torneio do golfe brasileiro, superando o gaúcho Felipe Lessa, o Torito, que venceu o Aberto do Gávea, aos 13 anos, a caminho de terminar aquela temporada como número 1 do Brasil.
Destaques – As maiores esperanças da casa vão para Pedro Nagayama, 13º do ranking nacional, que por pouco não vence o Aberto do Estado de São Paulo, no Ipê GC, no último domingo, quando foi vice-campeão, perdendo o título para o coreano Jinbo Há, do Terras de São José e número 1 do Brasil, por duas tacadas.
Roberto Gomez, recordista de vitórias no São Fernando Open, hoje sênior, volta a campo disposto a dar trabalho aos meninos com a experiência de quem venceu o torneio oito vezes em quatro décadas deferentes (foi campeão em 1983, 1986, 1995, 1998, 2002, 2004, 2005 e 2010) e foi vice-campeão em 2015. O único torneio que Gomez venceu mais vezes foi do que o São Fernando Open, foi o Aberto de seu clube, o Clube de Campo, onde tem 12 títulos.
Também merecem atenção o grupo de jovens talentos do São Paulo que inclui Felipi Rossi; Guilherme Grinberg, campeão brasileiro pré-juvenil; Pedro Marchioni; e Lucas Steinhoff, além de Sebastian Thrane, do Clube de Campo. Entre os veteranos que mantêm handicaps baixos os outros destaques são Joakim Thrane, do Clube de Campo; Renato Song e Helio Meirelles, do São Fernando; e Renato Araújo, do Terras de São José.