Lista/Grade

Guilherme Grinberg supera Matheus Park no desempate no Aberto do São Fernando

Guillerme Grinberg Foto: Thais Pastor/F2

Guillerme Grinberg
Foto: Thais Pastor/F2

Um birdie de seis metros de distância, no segundo buraco do desempate, debaixo de garoa fina, frio intenso e em frente a um público de mais de uma centena de pessoas, deu a Guilherme Grinberg o título do 51º São Fernando Open – 2019, um dos torneios mais antigos, tradicionais e difíceis do Brasil.

A competição disputada de sexta-feira a domingo, 2 a 4 de agosto, valeu para o ranking mundial amador de golfe (WAGR), para o ranking nacional e para os rankings scratch e por handicap índex (até 19,4) da Federação Paulista de Golfe (FPG).

Único a jogar abaixo do par neste domingo, e também único a fazer isso por duas vezes na semana, Guilherme, do São Paulo GC, que foi líder no primeiro dia, mas caíra para o quarto lugar no sábado, somou 214 (69-76-69) tacadas, uma acima, para empatar em primeiro com o também juvenil Matheus Paradise (74-69-71), do Paradise. O desempate foi jogado no buraco 18, onde ambos haviam feito par no último dos 54 buracos regulares, com Matheus errando de menos de dois metros o putt que teria lhe dado a vitória. No primeiro buraco extra, ambos fizeram par. No segundo, Gui que estava mais distante, embocou o birdie, enquanto Matheus, de uns cinco metros, errava por pouco.

Tropeço – Andrey Xavier, do Belém Novo, de Porto Alegre, começou o dia vencendo por uma e no buraco 6 já havia aberto quatro de vantagem sobre Matheus e estava cinco à frente de Guilherme e Thomas Choi, do São Paulo. O jogo começou a virar quando Guilherme, que jogava no penúltimo grupo, embocou das 25 jardas, para fazer um eagle-3, no buraco 7, reduzindo sua diferença para três tacadas. Pouco depois, o jogo cresceu em emoção, quando Andrey errou o green do buraco 9 e ainda deu três putts para fazer um duplo bogey-6 e ver sua vantagem ser reduzida para apenas uma tacada.

Andrey não só sentiu o erro como levou isso para os buracos seguintes, onde fez mais três bogeys consecutivos. Errou o drive no 10 e foi na água no 11, em ambos “salvando” bogeys com putts difíceis, e passou muito o green do 12, de par 3, ficando curta na volta, para fazer novo bogey depois de deixar a bola dada com um chip difícil e muito bem executado. Um birdie, no 13, com mais um chip “milagroso”, em descida, da banca de grama, o reanimou a voltar ao jogo, mas Andrey colocou tudo a perder no 15, onde bateu o drive na água, entrou no green com a quinta e deu dois putts para fazer um triplo bogey-7 e ainda se dar feliz por terminar em terceiro, com 218 (70-72-76), cinco acima, a quatro tacadas do playoff.

Decisão – Como Choi também estava devolvendo tacadas para o campo – jogou três acima de ida e piorou ainda mais – a disputa do título ficou entre Guilherme, que jogava no penúltimo grupo, e Matheus, que vinha logo atrás, no pelotão. Matheus, que jogou uma acima de ida com um duplo bogey no 3, o buraco mais difícil da semana, tomou um baita susto no 10, onde pensou ter batido o drive para fora de campo, fazendo o mesmo com mais duas bolas provisórias. Mas antes de bater o que seria sua oitava tacada para o green, a caminho de fazer um 10, achou a primeira bola um palmo dentro do campo, deu uma bela tacada de aproximação e fez o par.

Guilherme, que vinha vencendo por uma, ampliou a vantagem com um birdie no 14, mas Matheus voltou a diminuir a diferença para uma, com um birdie no 15. No 16, um par 4 “disfarçado” de par 3, com 240 jardas e água à esquerda, do tee ao green, ambos optaram por colocar a bola na raia, com segurança, em vez de buscar o green, mas Gui passou muito da bandeira com segunda e errou o putt para par, enquanto Matheus salvava o par, para empatar em primeiro e ser líder pela primeira vez na semana, ao lado de Guilherme. Os dois não conseguiram o birdie no 17, de par 5, e Matheus errou o putt curto no 18 que teria lhe dado o título.

Maturidade – Esse foi o quinto título de Guilherme em torneios do ranking mundial em oito meses. Nesse período, em 14 torneios do WAGR que jogou no Brasil, ele foi ainda duas vezes vice-campeão e teve mais cinco colocações entre os cinco primeiros, ou seja terminou 12 vezes como Top 5, em 14 tentativas. Nada mal para um menino que acaba de completar 16 anos e que vem adicionando a maturidade que lhe faltava, ao seu talento. Como resultado, Guilherme se firmou como o terceiro colocado do ranking nacional e como o terceiro brasileiro mais bem colocado no ranking mundial.

A maturidade que Guilherme vem ganhando ainda falta a Choi, que carrega os erros para os buracos seguintes, levando-o a alternar grandes exibições com voltas desastrosas, como a deste domingo, onde jogou sete acima para terminar em quarto, com 222 (71-73-78), nove acima. Bem diferente do Choi que venceu esse torneio em 2014, aos 12 anos. Pior ainda foi o desempenho de Daniel Kenji Ishii, do Itanhangá, que jogou mal em todo o final de semana para ficar distante, em quinto, com 227 (72-77-78). Por sorte ele não perdeu o posto de número 1 do Brasil para Andrey, que precisava vencer com pelo menos duas abaixo do par (resultado que vinha fazendo até o 8) para que isso acontecesse.

Os jogadores do São Fernando ficaram com as quatro colocações seguintes, sendo que o melhor deles foi Pietro Alvin, sexto colocado, com 228 (75-77-76). A seguir, terminaram Leonardo Dale, que começou o torneio em terceiro e terminou em sétimo, com 230 (71-82-77); Rafael Benadiba, oitavo, com 231 (77-75-79); e Alex Yugo Hirai, campeão desse torneio em 2013, que ficou em nono, com 233 (75-80-78). Destaque ainda para Pedro Miyata, de apenas 12 anos, também do São Fernando, que fez uma excelente volta de abertura e terminou empatado em 11º, com 239 (76-82-81).

Handicaps – No São Fernando Open os troféus são acumuláveis e, com isso, Guilherme venceu também na categoria com handicap índex até 8,5, com 220 tacadas, seis a mais do que na scratch, pois tem handicap +2. Emerson Godinho, do Vista Verde, foi o vice-campeão com 221 (77-73-71), no desempate com Matheus Oliveira, do Damha (74-74-73). Na 8,6 a 14, a vitória foi do juvenil Rafael Ziccardi, do Clube de Campo, com 218 (77-66-75), graças ao melhor net da semana. Kendall Dunn, de Bastos, foi o vice com 219 (73-74-72), seguido por Fabio Frugis Cruz, do São Fernando, com 223 (71-77-75).

E na 14,1 a 19,4, nova vitória do Clube de Campo, com Cassio Filizola sendo campeão com 224 (80-70-74) tacadas, depois de ter feito, no sábado, o único net abaixo do par de toda a categoria. João Migotto, do São Fernando, foi o vice, com 225 (75-73-77), seguido por Henrique Pires Marin, do Vila da Mata, com 235 (78-78-79). Houve cortes em todas as categorias para a volta de domingo, o que reduziu o total de 103 para 79 jogadores, permitindo saídas sequenciais apenas pelo tee do 1.

Homenagem – Richard Conolly, diretor do torneio, abriu a cerimônia de premiação pedindo um minuto de silencio em homenagem à memória de Mario Gonzalez, o maior golfista brasileiro de todos os tempos e pai de Jaime Gonzalez, head-pro do clube. Em respeito, as bandeiras do São Fernando, Federação Paulista e Confederação Brasileira de Golfe ficaram hasteadas a meio mastro durante a competição.

A mesa de premiação foi composta ainda por Edson Santos, presidente do São Fernando, que entregou uma placa em homenagem a Conolly, ex-presidente do clube e sócios do R&A, onde já integrou o Comitê de Regras da entidade máxima do golfe mundial. Também participaram da premiação o vice-presidente Hélio Fabbri, o capitão Carlos Candido e o diretor de campo Rodrigo Somlo. Eduardo Bradaschia, vice-presidente da FPG, representou a entidade.

Organização – O 51º São Fernando Open – 2019 teve organização do São Fernando Golf Club e da Federação Paulista de Golfe, com supervisão do R&A, WAGR e Confederação Brasileira de Golfe. Os apoiadores foram Bueno Wines, Copag, FCB, Grupo Vita, Imperatriz, Saxo Bank, Sofitel, Spec, Visco, Viva Amazon e WDC.

Veja também:

Campeões do “One Day in Paradise” em Mogi das Cruzes Campeões do “One Day in Paradise” em Mogi das Cruzes
Cocó Golfe Clube, em Fortaleza, inaugurou putting green neste domingo, 21 de abril Cocó Golfe Clube, em Fortaleza, inaugurou putting green neste domingo, 21 de abril
Rodrigo Lee termina em 8º lugar no 69º ECP Brazil Open Rodrigo Lee termina em 8º lugar no 69º ECP Brazil Open
Rodrigo Lee e Rafael Becker estão na final do 69º ECP Brazil Open Rodrigo Lee e Rafael Becker estão na final do 69º ECP Brazil Open
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software