O golfista carioca Daniel Kenji Ishii, de 22 anos, começou a disputa da segunda edição do Latin America Amateur Championship (LAAC), principal campeonato de golfe da categoria no continente, empatado na terceira colocação.
Ele somou 69 tacadas (-3 em relação ao par do campo do Teeth of the Dog, na República Dominicana) nesta quinta-feira, mesmo escore do mexicano Raul de la Huerta e do porto-riquenho Erik Juan Morales.
Os líderes da competição, que vale pontos para o ranking mundial e garante uma vaga no Mastes (um dos torneios do Grand Slam do golfe), são o mexicano Alvaro Ortiz e o equatoriano José Andres Miranda, ambos com 68 tacadas (-4).
Outro destaque brasileiro é o paulista Marcos Negrini, que somou 71 tacadas (-1) e está empatado em 7º lugar.
O gaúcho Herik Machado vinha empatado na liderança do campeonato até o buraco 16, quando fez um triplo bogey (três acima do par, ou 6 num buraco de par 3) e um double bogey (dois acima do par) seguidos para cair 20 posições e ocupar a 24ª colocação, com 73 tacadas (+1), empatado com outros onze competidores.
O também gaúcho Rohan Boettcher e o carioca André Tourinho jogaram 75 (+3) e estão empatado em 45º. O paulista Pedro Nagayama, por sua vez, somou 80 (+8) para terminar a rodada inicial em 88º.
O evento é organizado pelo Masters, R&A (que rege o golfe no mundo todo, com exceção dos EUA e México) e United States Golf Association (que rege o golfe nos EUA e México).
O chefe da equipe brasileira é Nico Barcellos, diretor técnico da CBG, e o chefe da delegação é Paulo Cezar Pacheco, presidente da entidade. Os atletas brasileiros viajam com apoio da CBG e do Comitê Olímpico do Brasil (COB), através de recursos da Lei Agnelo Piva.
O LAAC acontece no Teeth of the Dog, campo desenhado pelo lendário Pete Dye em La Romana, na República Dominicana. Participam do torneio 107 golfistas do continente, que competem no formato stroke play, em 72 buracos. Após 36 buracos haverá um corte, ficando na disputa apenas os 60 jogadores com os melhores escores e os empatados.
Um dos principais benefícios do torneio é que o campeão jogará o Masters 2016, desde que mantenha seu status de amador até lá, além de ter a vaga garantida no British Amateur e no US Amateur, dois dos principais torneios amadores do mundo. Além disso, os dois primeiros colocados e empatados ganham o direito de disputar as seletivas finais do US Open e do British Open, que, junto com o Masters, são alguns dos mais importantes torneios do golfe profissional mundial.
Clique aqui para ver os resultados.