Lista/Grade

Honda Classic – Aberto do Estado de São Paulo, no Ipê, em Ribeirão Preto (SP)

Ipê Golf Club Foto: Thais Pastor/F2 Comunicação

Ipê Golf Club
Foto: Thais Pastor/F2 Comunicação

Os mais de 120 participantes do Honda Classic – 69º Campeonato Aberto do Estado de São Paulo, de 10 a 12 de agosto, sexta-feira a domingo desta semana, no Ipê Golf Club, em Ribeirão Preto (SP), ganharam dois importantes incentivos para caprichar na pontaria nos buracos de par 3 da primeira metade do campo: quem fizer um hole-in-one no buraco 7, em qualquer dos dois dias oficiais de jogo, vai ganhar um Honda Civic Touring de presente. Já quem embocar de primeira no buraco 5, o outro par 3 da primeira metade do campo, vai ganhar em golf car elétrico da E-GO.

No caso de mais de um jogador fazer hole-in-one no mesmo buraco, o prêmio correspondente será sorteado entre eles na cerimônia de encerramento e entrega de prêmios, no domingo. Apesar de as chances de um amador fazer um hole-in-one serem calculadas em 12,5 mil para uma (2,5 mil para uma, no caso dos profissionais), embocar de primeira em competições é bem mais comum do que pode parecer, sobretudo em competições patrocinadas pela Honda no Brasil.

Felizardos – Apenas em 2017, houve três ganhadores desses prêmios. Em 5 de novembro passado, Yoshiyuki Uesugi, de 78 anos, do Amazon Country Club, entrou para a história do Honda Open – Campeonato Nikkey de Golfe do Brasil, ao fazer o primeiro hole-in-one em 47 anos de história do torneio, no buraco 2 do Arujá Golf Club e ganhar um Honda HR-V. Pouco antes, no dia 9 de abril, no Aberto do Clube de Golfe de Campinas, Jae Yeong Kim embocou de primeira no buraco 17 e ganhou uma moto Honda CRF 1000 – África Twin. E até o cart elétrico da E-GO teve ganhador, em 2017, com José Favaro fazendo hole-in-one no buraco 13, do Aberto do Damha, dia 15 de setembro.

Os prêmios de hole-in-one são uma grande atração, mas a importância do Honda Classic -Aberto do Estado de São Paulo tanto pelo novo patrocinador, como por ser uma competição válida para o ranking mundial amador de golfe (WAGR). Esse torneio, que é considerado um dos cinco maiores do país, que compõem o Grand Slam do golfe nacional, servirá também como preparação e treinamento das equipes que irão defender o Brasil em duas das competições internacionais mais importantes do continente e do mundo.

A primeira é o Campeonato Sul-Americano Pré-Juvenil, de 5 a 8 de setembro, no Los Inkas Golf Club, em Lima, no Peru. A segunda, o Campeonato Mundial Amador de Golfe por Equipes (World Amateur Team Championships), de 24 a 1º de setembro (Troféu Espírito Santo, feminino) e de 5 a 8 de setembro (Troféu Eisenhower, masculino), no Carton House Golf Club, em Maynooth, perto de Dublin, na Irlanda.

 Equipes brasileiras – Dos seis jogadores das equipes masculina e feminina do Brasil para o Sul-Americano Pré-Juvenil, quatro são paulistas: Guilherme Grinberg e Meilin Hoshino, do São Paulo GC; Stefano Thrane, do Clube de Campo; e Rafael Benadiba, do São Fernando. Completam o time Maria Emilia Pereira, do Itanhangá (RJ) e Maria Julia Ribeiro, do Costão Golf (SC).

 São Paulo também contribuiu com metade dos jogadores brasileiros para o Mundial Amador, que terá Lucas Park, do Paradise; Lauren Grinberg, do Lago Azul, hoje jogando pela Barry University, de Miami (EUA); e Fernanda Lacaz, do São Fernando. A equipe masculina terá ainda Herik Machado, do Belém Novo (RS), e Daniel Kenji Ishii, do Itanhangá (RJ); além de Laura Caetano, do Brasília (DF), no time feminino.

 Campeões – Em seus 68 anos de história, o Aberto do Estado de São Paulo já foi vencido pelos melhores amadores da história do golfe brasileiro, como Roberto Gomez e Beth Nickhorn, recordistas de participações no Mundial Amador e de vitórias no Brasil; além de muitos outros que viraram profissionais de sucesso, como José Maria Gonzalez Filho (Pinduca), Ricardo Rossi, Rafael Navarro, Carlos Dluhosch, Rafael Gonzalez, Nico Barcellos e Erick Andersson, entre os homens, e Maria Alice Gonzalez, Luciana Benvenutti, Priscila Iida, Candy Hannemann e Luiza Altmann, entre as mulheres.

Este ano, Lauren Grinberg, campeã em 2016 e 2017, tentará se tornar uma das poucas e vencer o Honda Classic – Aberto do Estado de São Paulo por três anos consecutivos, enquanto Marcos Negrini, do Damha, defenderá o título que ganhou em casa, em 2017. Na última vez em que o torneio mais importante de São Paulo foi jogado no Ipê, em 2015, venceram o gaúcho Sandro Gonzalez e a carioca Clara Teixeira. .

Ranking Mundial – O Honda Classic – Aberto do Estado de São Paulo será a sexta competição da temporada paulista válida para o ranking mundial. Ao todo, serão disputados 11 torneios valendo para o WAGR, em São Paulo, em 2018, incluindo torneios exclusivos para juvenis e femininos. Os golfistas scratch (handicap até 8,5 para os homens e 16 para as mulheres), que competem pelo WAGR, jogarão 54 buracos. Os demais golfistas jogarão apenas 36 buracos.

 O Honda Classic – 69º Campeonato Aberto do Estado de São Paulo tem patrocínio Master da Honda, e apoios da E-GO, Alabastour Viagens, Mirantte, Troféus Rebouças e Trojan. A realização é da Federação Paulista de Golfe, em parceira com o Ipê Golf Club, com supervisão da Confederação Brasileira de Golfe, WAGR e R&A.

Edição: 

Veja também:

Torneio Juvenil de SP realiza quarta rodada dias 25 e 26 de agosto, no Ipê Golf Club, em Ribeirão Preto Torneio Juvenil de SP realiza quarta rodada dias 25 e 26 de agosto, no Ipê Golf Club, em Ribeirão Preto
ABGS leva sua mais forte delegação ao Mundial Sênior em Carlsbad, na Califórnia (EUA) ABGS leva sua mais forte delegação ao Mundial Sênior em Carlsbad, na Califórnia (EUA)
2º Torneio do Alemão em homenagem a Luiz Fernando Goes 2º Torneio do Alemão em homenagem a Luiz Fernando Goes
Campeões do II Livework Cup – etapa Golf Score -no Vila da Mata, em São Roque (SP) Campeões do II Livework Cup – etapa Golf Score -no Vila da Mata, em São Roque (SP)
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software