Lista/Grade

Evento pioneiro de golfe na cidade de Guaramiranga, na região serrana do Ceará

Guaramiranga

Guaramiranga

Nos dias 5 e 6 de julho será realizado o Guaragolfe , um torneio de golfe, na cidade serrana de Guaramiranga, apoiado  pela Confraria de Golfe do Ceará, uma organização social informal fundada em outubro de 2017 por 18 golfistas e que em maio de 2019 já conta com 76 integrantes. 

Este é primeiro evento de golfe fora da região metropolitana de Fortaleza  e o principal objetivo é divulgar o esporte no Ceará. Mas além desse torneio teve o golfpinic, golfe na praia e o golfe com as estrelas, entre outros eventos.

Guaramiranga é o menor município do Ceará em área territorial (59,4 km2), com aproximadamente 5.000 habitantes, distante 107 km de Fortaleza. Fundado em  1890 e conhecido como cidade das flores e dos festivais, e um dos destinos serranos mais conhecidos do Ceará, destacando-se pelo seu clima ameno durante todo o ano, rica fauna e flora, diversidade cultural e gastronômica, além de rico  patrimônio histórico e religioso.

Guaramiranga

Guaramiranga

As inscrições ao Guaragolfe, limitadas a 24 vagas, possibilitando uma saída simultânea de 4 golfistas por buraco, foram encerradas no mesmo dia em que foi anunciado a realização do torneio.

Além do pioneirismo do torneio, merece destaque o fato de Guaramiranga ser um município administrado por uma mulher, a prefeita Roberlandia Ferreira Castelo Branco, que deu todo o apoio a realização do evento, e o torneio ter na coordenação geral também uma mulher, Ana Paula Thoen, autora de um hole in one no mini campo do Parque Estadual do Cocó. Ou seja, o Ceara está promovendo uma revisão da histórica “ viúvas do golfe” para “promotoras do golfe”.

prefeita Roberlandia Ferreira Castelo Branco

prefeita Roberlandia Ferreira Castelo Branco

O torneio será realizado no campo de futebol do município com algumas adaptações feitas pelo golfista e coordenador geral do evento, Jaap Thoen, com o apoio do Secretário de Turismo do Município, Franze Leal, e de vários golfistas da Confraria do Golfe do Ceará. O apoio da Prefeitura foi decisivo para a realização do Guaragolfe, cujo mentor foi o golfista Inácio Prata, também de família da região serrana.

A colocação de alguns obstáculos como vasos de flores, bananeiras, etc, servirão para tornar mais desafiante o campo, podendo ser retirados logo após o jogo, sem prejuízo para a pratica do futebol. 

Foram previstos 6 greens e 6 tees. O torneio sera realizado em 3 voltas, totalizando 18 buracos. As distâncias entre tees e buracos variam  entre  o menor com 56 jardas e o maior com 81 jardas.

“Merece destaque o fato de o torneio ser realizado em campo de futebol, permanecendo o campo em condições de sediar jogos de futebol logo após o torneio de golfe. Este fato e importante para a democratização do golfe no Brasil. Em cada canto do território  nacional há um campo de futebol e mesmo nos campinhos de pelada pode-se dar algumas tacadas criativas. No caso do Ceará, com a decisão governamental de difundir as “areninhas”, em todo o território estadual  poder-se-ia reservar algum espaço para minicampo de golfe junto delas”, afirma Antenor Naspolini, cordenador da Confraria do Golfe do Ceará.

Ana Paula Thoen

Ana Paula Thoen

A logomarca do Guaragolfe, escolhida por Ana Paula e desenhada por Gil (Gilderian de Souza Oliveira) destaca a ave que da o seu nome à cidade: Guaramiranga. Multicolorida, encanta a todos os que a encontram na mata nativa do Maciço de Baturite, integrado por varios municípios.

Os troféus foram criados pelo artesão local Ricardo Marques e  destinam-se ao Campeão gross, Campeã e Vice-campeã net, Campeão e Vice-campeão net, além dos prêmios de near pin feminino e masculino.

O artesão irá gravar, na hora, o nome do ganhador. Cada participante receberá também uma medalha comemorativa do evento e duas bolas contendo a logomarca do Guaragolfe.

A programação, no dia 05 Julho, sexta feira, no período da tarde haverá a abertura do Guaragolfe, uma clínica de golfe para alunos das Escolas de Guaramiranga e a entrega dos kits de golfe aos alunos. A noite, com o campo iluminado, será realizado o Torneio do Amigo, modalidade dupla, formada por um golfista e uma celebridade de Guaramiranga. Ao final a entrega  da premiação aos campeões do torneiro do amigo.

 No dia 06 Julho 2019, sábado, a realização das três etapas do Guaragolfe e torneio de Boccia entre os  participantes. A noite, entrega da premiação do campeonato, encerramento do evento e churrasco de confraternização.

Veja também:

Campeões do “One Day in Paradise” em Mogi das Cruzes Campeões do “One Day in Paradise” em Mogi das Cruzes
Cocó Golfe Clube, em Fortaleza, inaugurou putting green neste domingo, 21 de abril Cocó Golfe Clube, em Fortaleza, inaugurou putting green neste domingo, 21 de abril
Rodrigo Lee termina em 8º lugar no 69º ECP Brazil Open Rodrigo Lee termina em 8º lugar no 69º ECP Brazil Open
Rodrigo Lee e Rafael Becker estão na final do 69º ECP Brazil Open Rodrigo Lee e Rafael Becker estão na final do 69º ECP Brazil Open
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software