Lista/Grade

Evento pioneiro de golfe na cidade de Guaramiranga, na região serrana do Ceará

Compartilhe: Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestEmail this to someone
Guaramiranga

Guaramiranga

Nos dias 5 e 6 de julho será realizado o Guaragolfe , um torneio de golfe, na cidade serrana de Guaramiranga, apoiado  pela Confraria de Golfe do Ceará, uma organização social informal fundada em outubro de 2017 por 18 golfistas e que em maio de 2019 já conta com 76 integrantes. 

Este é primeiro evento de golfe fora da região metropolitana de Fortaleza  e o principal objetivo é divulgar o esporte no Ceará. Mas além desse torneio teve o golfpinic, golfe na praia e o golfe com as estrelas, entre outros eventos.

Guaramiranga é o menor município do Ceará em área territorial (59,4 km2), com aproximadamente 5.000 habitantes, distante 107 km de Fortaleza. Fundado em  1890 e conhecido como cidade das flores e dos festivais, e um dos destinos serranos mais conhecidos do Ceará, destacando-se pelo seu clima ameno durante todo o ano, rica fauna e flora, diversidade cultural e gastronômica, além de rico  patrimônio histórico e religioso.

Guaramiranga

Guaramiranga

As inscrições ao Guaragolfe, limitadas a 24 vagas, possibilitando uma saída simultânea de 4 golfistas por buraco, foram encerradas no mesmo dia em que foi anunciado a realização do torneio.

Além do pioneirismo do torneio, merece destaque o fato de Guaramiranga ser um município administrado por uma mulher, a prefeita Roberlandia Ferreira Castelo Branco, que deu todo o apoio a realização do evento, e o torneio ter na coordenação geral também uma mulher, Ana Paula Thoen, autora de um hole in one no mini campo do Parque Estadual do Cocó. Ou seja, o Ceara está promovendo uma revisão da histórica “ viúvas do golfe” para “promotoras do golfe”.

prefeita Roberlandia Ferreira Castelo Branco

prefeita Roberlandia Ferreira Castelo Branco

O torneio será realizado no campo de futebol do município com algumas adaptações feitas pelo golfista e coordenador geral do evento, Jaap Thoen, com o apoio do Secretário de Turismo do Município, Franze Leal, e de vários golfistas da Confraria do Golfe do Ceará. O apoio da Prefeitura foi decisivo para a realização do Guaragolfe, cujo mentor foi o golfista Inácio Prata, também de família da região serrana.

A colocação de alguns obstáculos como vasos de flores, bananeiras, etc, servirão para tornar mais desafiante o campo, podendo ser retirados logo após o jogo, sem prejuízo para a pratica do futebol. 

Foram previstos 6 greens e 6 tees. O torneio sera realizado em 3 voltas, totalizando 18 buracos. As distâncias entre tees e buracos variam  entre  o menor com 56 jardas e o maior com 81 jardas.

“Merece destaque o fato de o torneio ser realizado em campo de futebol, permanecendo o campo em condições de sediar jogos de futebol logo após o torneio de golfe. Este fato e importante para a democratização do golfe no Brasil. Em cada canto do território  nacional há um campo de futebol e mesmo nos campinhos de pelada pode-se dar algumas tacadas criativas. No caso do Ceará, com a decisão governamental de difundir as “areninhas”, em todo o território estadual  poder-se-ia reservar algum espaço para minicampo de golfe junto delas”, afirma Antenor Naspolini, cordenador da Confraria do Golfe do Ceará.

Ana Paula Thoen

Ana Paula Thoen

A logomarca do Guaragolfe, escolhida por Ana Paula e desenhada por Gil (Gilderian de Souza Oliveira) destaca a ave que da o seu nome à cidade: Guaramiranga. Multicolorida, encanta a todos os que a encontram na mata nativa do Maciço de Baturite, integrado por varios municípios.

Os troféus foram criados pelo artesão local Ricardo Marques e  destinam-se ao Campeão gross, Campeã e Vice-campeã net, Campeão e Vice-campeão net, além dos prêmios de near pin feminino e masculino.

O artesão irá gravar, na hora, o nome do ganhador. Cada participante receberá também uma medalha comemorativa do evento e duas bolas contendo a logomarca do Guaragolfe.

A programação, no dia 05 Julho, sexta feira, no período da tarde haverá a abertura do Guaragolfe, uma clínica de golfe para alunos das Escolas de Guaramiranga e a entrega dos kits de golfe aos alunos. A noite, com o campo iluminado, será realizado o Torneio do Amigo, modalidade dupla, formada por um golfista e uma celebridade de Guaramiranga. Ao final a entrega  da premiação aos campeões do torneiro do amigo.

 No dia 06 Julho 2019, sábado, a realização das três etapas do Guaragolfe e torneio de Boccia entre os  participantes. A noite, entrega da premiação do campeonato, encerramento do evento e churrasco de confraternização.

Veja também:

Campo de golfe do Iberostar Praia do Forte é reaberto na Bahia Campo de golfe do Iberostar Praia do Forte é reaberto na Bahia
26 brasileiros disputam o São Paulo Golf Club Championship 26 brasileiros disputam o São Paulo Golf Club Championship
Novo site da São Bento Golfe Novo site da São Bento Golfe
PGA TOUR Latinoamérica chega ao Brasil nesta segunda-feira, com o São Paulo Golf Club Championship PGA TOUR Latinoamérica chega ao Brasil nesta segunda-feira, com o São Paulo Golf Club Championship
© 2019 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software