Lista/Grade

Torneio de golfe em Fortaleza contra violência à mulher

Duplas campeãs

Duplas campeãs

Foi um sucesso o torneio Golfe 18, organizado por um grupo de mulheres golfistas cearenses, no mini-campo do Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza, na manhã do dia 15 de agosto, Feriado de Nossa Senhora da Assunção –Padroeira de Fortaleza.

O torneio de golfe com participação exclusiva da categoria feminina teve a participação de 22 mulheres, sendo onze golfistas e 11 convidadas que na sua quase totalidade nunca tinham entrado num campo de golfe. Essa foi mais uma ação da Confraria de Golfe do Ceará, uma organização social informal criada por 18 golfistas em 2017 e que conta atualmente com 79 participantes.

A dupla vencedora gross foi integrada por Joice de Oliveira e Dora. E a dupla vencedora net por Priscylla Tavares e Jessica Loureiro que conquistaram o troféu depois de um play off em dois buracos, com ampla torcida por parte das outras jogadoras e de frequentadores do parque. Todas as participantes receberam uma medalha comemorativa com a logomarca do Golfe 180.

O principal objetivo foi divulgar o número 180, o telefone que pode salvar vidas e banir a violência contra as mulheres, além também de trazer novas mulheres para o golfe.

Disputa de play off

Fotos: divulgação

Por que Golfe 180 ? 

Diariamente os meios de comunicação e as redes sociais divulgam dados sobre a violência que tomou conta da nossa sociedade, com ênfase na violência contra as mulheres. A luta contra essa violência precisa ser enfrentada por todos.
Desde 2003 (lei 19.714/03) existe um número de telefone específico para denunciar a violência contra a mulher, sem ônus para quem o utiliza e sem identificação do autor da ligação. No entanto esse número é pouco conhecido e muito pouco acionado. O mês de agosto caracteriza-se pela luta contra a violência contra a mulher.

Público no play off

Público no play off

A abertura do GOLFE 180 foi feita pela golfista Eliane Lemos, mentora e coordenadora do evento, que destacou a necessidade de toda a sociedade dar um basta a violência que cada dia aumenta, especialmente contra as mulheres. Destacou também que o Golfe 180 caracteriza-se como um ato inovador ao ser realizado em campo de golfe público, por um número expressivo de mulheres jogando golfe, um esporte que não deixa espaço para a violência e que desenvolve valores de convivência humana, respeito mútuo, concentração e que tem a ética como pano de fundo.
Inês Reis, da Equipe Multidisciplinar do Juizado da Mulher, falou sobre a oportunidade e importância do evento e permaneceu no campo durante todo o tempo acompanhando o jogo.

Eliane Lemos, mentora e coordenadora do Golfe 180 com Leonardo Vieira e Antenor Naspolini

Eliane Lemos, mentora e coordenadora do Golfe 180 com Leonardo Vieira e Antenor Naspolini

A seguir o golfista Antenor Naspolini, da equipe de apoio composta exclusivamente por homens, deu as informações básicas sobre as regras locais e do torneio. Por se tratar de um campo localizado em parque público e o jogo se realizar em horário em que o público tem acesso ao parque, optou-se por um jogo de dupla, formada por uma golfista e uma convidada. A saída era dada pela golfista titular que jogava até a bola entrar no green. A partir da entrada da bola no green, apenas a golfista convidada jogava com o putter até embocar a bola.

Uma convidada especial foi Beatriz Bezerra, 28 anos, com síndrome de down, fez dupla com Vanda Santana, e foi uma das mais felizes participantes, tendo dado tacadas que provocaram aplausos das colegas e de muitas pessoas que estavam no Parque.

Beatriz Bezerra

Beatriz Bezerra

 

Veja também:

Campeões do “One Day in Paradise” em Mogi das Cruzes Campeões do “One Day in Paradise” em Mogi das Cruzes
Cocó Golfe Clube, em Fortaleza, inaugurou putting green neste domingo, 21 de abril Cocó Golfe Clube, em Fortaleza, inaugurou putting green neste domingo, 21 de abril
Rodrigo Lee termina em 8º lugar no 69º ECP Brazil Open Rodrigo Lee termina em 8º lugar no 69º ECP Brazil Open
Rodrigo Lee e Rafael Becker estão na final do 69º ECP Brazil Open Rodrigo Lee e Rafael Becker estão na final do 69º ECP Brazil Open
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software