Uma volta com cinco birdies, dois deles nos buracos finais, deixou o brasileiro Adilson da Silva, da equipe YKP/Azeite 1492 de golfe, empatado em 16º lugar após a volta de abertura do Joburgo Open, torneio com US$ 1 milhão em prêmios que integra os calendários do Tour Europeu e do Sunshine Tour sul-africano e vale pontos para os rankings mundial e olímpico de golfe. Adilson, que jogou 68, quatro abaixo do par, está a duas tacadas da zona de classificação para o British Open, do qual esse torneio é uma das seletivas.
Adilson jogou à tarde no campo principal, o East Course, de 7.656 jardas e par 72, do Royal Johannesburg & Kensington GC, em Johannesburg. Nesta sexta ele joga pela manhã no West Course, de 7.183 jardas e par 71, que também está sendo utilizado pelo torneio que reúne o número recorde de 210 jogadores. Os 65 primeiros e empatados após a rodada desta sexta classificam-se para disputar os prêmios em dinheiro nas duas rodadas finais, que serão jogadas exclusivamente no East Course.
O brasileiro jogou duas abaixo de ida com birdies nos buracos 1 e 9, e fez novo birdie no 12, para chegar a três abaixo. Depois de fazer seu único bogey do dia no 15, Adilson reagiu com birdies no 17 e no 18 para terminar entre os Top 20 e dar um importante passo para passar seu segundo corte consecutivo na temporada internacional de 2016. Adilson jogou e passou o corte na semana passada, no South African Open, que também integra os dois circuitos.
O líder do torneio, com 65 (-7) é o sul-africano Justin Walters. Seis jogadores dividem o segundo lugar, com seis abaixo, entre eles o inglês David Howell, o único no topo do placar que já tem vaga no British Open. Ganharão o direito de jogar no Royal Troon, em julho, os três primeiros entre os Top 10 que ainda não tenham ainda vaga no major mais antigo do mundo. O British Open será o último torneio antes da definição dos 60 jogadores classificados para o Rio 2016.