Lista/Grade

Clube de Golfe de Campinas conquista, de virada, o 19º Interclubes por Hcp de São Paulo

Equipe Campinas, campeã

Depois de perder o jogo de ida por 6 x 4, sábado, na casa do adversário, o Clube de Golfe de Campinas reagiu neste domingo, 14 de novembro, quando teve o mando do jogo de volta e superou o Clube de Campo de São Paulo, por 8 x 2, em seu campo, em Sumaré, e conquistou, de virada, por 12 x 8, na soma dos dois dias, o 19º Torneio Interclubes Masculino por Handicap Índex do Estado de São Paulo – 2021.

Esse foi o segundo título do CG Campinas na maior competição de golfe do país em duração e número de participantes, depois de ter sido campeão em 2010. O Interclubes por Hcp começou em fevereiro, com a primeira das oito rodadas da fase classificatória, na modalidade stroke play. Os oito primeiros colocados, o G-8, passaram para a fase final, em confrontos eliminatórios, na modalidade match play, a partir das quartas de final.

Equipe Clube de Campo, vice-campeã

Decisão – No jogo de ida da final, em São Paulo, neste sábado, a decisão foi apertada, com cada equipe vencendo dois dos quatro confrontos individuais que abriram a rodada. O destaque desses jogos foi Cassio Filizola, que abriu o dia com um hole-in-one no buraco 1 de seu campo, a caminho de vencer Francisco Fonseca por 3 & 2.  O Clube de Campo só conseguiu a vitória no jogo final, de duplas, quando Raul Franco e João Gonçalves Neto superaram Maurício Mancino e Luiz Silva, do CG Campinas, por 5 & 4, fechando a vitória em 6 x 4 (vitórias valiam dois pontos, empates um ponto para cada).

Mas no jogo de volta, neste domingo, em Sumaré, o CG Campinas foi arrasador. Venceu os três primeiros jogos individuais sem que os adversários passassem do buraco 15: Rogério Tatari ganhou de Raul Franco por 5 & 4; Francisco Fonseca bateu Cassio Filizola por 6 & 5; e João Tomazelli venceu João Gonçalves Neto, por 4 & 3. Com isso o placar parcial estava em 10 x 6 para o CG Campinas, restando um jogo individual e um de duplas.

Vitória – Mesmo perdendo o quarto e último jogo individual pela contagem mínima (1 up), com John Pacey superando Luiz Silva no buraco 18, para diminuir a vantagem para 10 x 8, o CG Campinas já era campeão por antecipação. Poderia até perder o jogo de duplas, pois em caso de empate em 10 x 10 venceria pelo total de buracos ganhos, primeiro critério de desempate, que naquele momento estava em 26 x 13 para o time da casa. Mas Denis Song e Heitor Mattos completaram o placar de 12 x 8 ao se imporem a Eduardo Pacheco e Flavio Millard, por 5 & 3.

O CG Campinas teve a vantagem de mandar o jogo final em seu campo por ter terminado à frente do Clube de Campo na fase de classificação. Na verdade, Campinas foi o primeiro colocado do G-8, depois de vencer duas das oito rodadas, enquanto o Clube de Campo terminava em quarto, sem nenhuma vitória na fase classificatória. Nas quartas de final, Campinas havia derrotado o Riacho Grande por 7 a 3, passando depois pelo Sapezal, por 6 a 4.

Sobrevida – Já o Clube de Campo só venceu nas quartas de final ao vencer o Imperial, bicampeão do Interclubes, em um sorteio, depois que os dois times empataram em pontos e em todos os critérios de desempate. Na semifinal, o Clube de Campo perdeu o jogo de ida para o Arujá, no campo do adversário, por 4 a 6, mas virou o placar em casa, ao vencer por 8 a 2 e totalizar 12 a 8.

O Guarapiranga, campeão em 2004, 2009 e 2012, é o único tricampeão do Interclubes por Hcp Índex de São Paulo. O CG Campinas vem a seguir, com dois títulos, empatado com o Campinas Golf Center, Bauru e Associação Esportiva São José. Em 19 anos, dez clubes diferentes já conquistaram o Interclubes, competição organizada desde 2003 pela Federação Paulista de Golfe (FPGolfe).

 

Interclubes por Hcp Índex de SP

Todos os campeões

2021

Clube de Golfe de Campinas (2)

2020

Imperial Golf Club (2)

2019

Imperial Golf Club (1)

2018

Campinas Golf Center (2)

2017

Campinas (1)

2016

Bauru Golf Club (2)

2015

Associação Esportiva São José (2)

2014

Associação Esportiva São José (1)

2013

Bauru Golf Club (1)

2012

Guarapiranga Golf & Country Clube (3)

2011

Paradise Golf Club

2010

Clube de Golfe de Campinas (1)

2009

Guarapiranga Golf & Country Clube (2)

2008

Clube de Campo de São Paulo

2007

Arujá Golf Clube

2006

Federação Paulista de Golfe

2005

PL Golf Club

2004

Guarapiranga Golf & Country Clube (1)

2003

São Fernando Golf Club

Veja também:

Campeões do “One Day in Paradise” em Mogi das Cruzes Campeões do “One Day in Paradise” em Mogi das Cruzes
Cocó Golfe Clube, em Fortaleza, inaugurou putting green neste domingo, 21 de abril Cocó Golfe Clube, em Fortaleza, inaugurou putting green neste domingo, 21 de abril
Rodrigo Lee termina em 8º lugar no 69º ECP Brazil Open Rodrigo Lee termina em 8º lugar no 69º ECP Brazil Open
Rodrigo Lee e Rafael Becker estão na final do 69º ECP Brazil Open Rodrigo Lee e Rafael Becker estão na final do 69º ECP Brazil Open
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software