O Brasil recebe os melhoes jovens golfustas do continente para a edição 2024 do 37º Campeonato Sul-Americano Pré-Juvenil de Golfe 2024, competição que dá continuidade à programação da atual temporada no calendário da Federação Sul-Americana de Golfe e que acontecerá no Clube Curitibano, no Paraná, de 25 a 28 de setembro.
Liderados pelas seleções colombianas, vencedoras em ambas as filiais na edição de 2023 no Chile, os elencos escolhidos apresentam, como sempre, novos nomes, embora em alguns casos já tenham ampla experiência e conquistas, garantindo um importante nível de jogo no que é para venha em solo brasileiro.
Assim, jogadores como o brasileiro Gustavo Giacometti ou a venezuelana María Mercedes Tablante destacam-se no campo dos participantes, como os jogadores com melhores estatísticas no passado recente. Alguns repetem nesta competição, enquanto outros apostam na reposição em busca de medalhas.
Giacometti, por exemplo, disputou o Campeonato Latino-Americano Amador, no Panamá, em janeiro passado, além de ter sido Top-5 do Tour Junior de seu país meses. Tablante, por sua vez, chega como a melhor colocada no Ranking Mundial de Golfe Amador (WAGR) em campo, além de repetir no elenco de seu país este ano após ter disputado o Campeonato Sul-Americano Juvenil no Uruguai e o Campeonato Sul-Americano por Equipes, Copa Los Andes na Colômbia em 2023.
Da mesma forma, a equatoriana María Ignacia Galeas chega a este Junior Junior Sul-Americano como a melhor golfista de seu país no Ranking, fato não menos importante considerando o limite de idade para o campeonato (15 anos). A colombiana Cristina Álvarez repete na escalação dos que defenderão o título, com o venezuelano Andrés Felipe Martínez e a argentina Ana Guliano também exibindo apresentações anteriores na Juventude Sul-Americana, agregando mais talentos ao campo da semana.
O Campeonato Sul-Americano Pré-Juvenil de Golfe é disputado em equipes por país formadas por três jogadores, dos quais contam as duas melhores pontuações de cada dia. Paralelamente, é disputada a classificação individual, bem como uma competição de duplas mistas.
O campo do Clube Curitibano é o local que finalmente receberá o campeonato, traçado que estreia nas competições sul-americanas e que conta com longas cadeias de árvores e lagos estrategicamente localizados, às margens da represa Iraí. Nos últimos anos recebeu competições do circuito profissional local, além da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe.
O Campeonato Sul-Americano Pré-Juvenil de Golfe é organizado pela Federação Sul-Americana de Golfe, com apoio da Confederação Brasileira de Golfe, R&A, Federação Paranaense e Catarinense de Golfe e Clube Curitibano.
A delegação brasileira participa do torneio com o apoio da Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe) e do Comitê Olímpico do Brasil (COB), através de projetos com recursos da Lei das Loterias
Delegações paerticipantes:
ARGENTINA: Ana Giuliano, Mia Yaya e Martina Oubel / Fermín Guerendiain, Estanislao Maradei e Justo Rosales
BOLÍVIA: Irene Diaz-Saubidet, Mayumi Onishi e Carolina Paz / Santiago Rojas, Luis Alejandro Justiniano e Mateo Pérez
BRASIL: Beatriz Menga, Maitri Peychaux e María Antônia Gavião /Arthur Fernandes, Gustavo Giacometti e Pietro Milano
CHILE: Manuela Aceves, Constanza Maldonado e Javiera Salinas / Enrique Larraín, Diego Serrano e Pedro Clark
COLÔMBIA: Gabriela Manrique, Cristina Álvarez e Gabriela Torres / Emilio Vélez, Luis Santiago Berrío e Juan Camilo Castro
EQUADOR: María Ignacia Galeas, Francisca Moreno e Sara Ordóñez /Diego Albuja, Andrés Espinosa e Santiago Villegas
PARAGUAI: Nara Takahshi, Alexia Segales e Astrid Mendoza / Mauricio Rodríguez, Miguel Ayala e Lucas Martínez
PERU: Alexa Vegas, Alessandra Torres e Alexandra Snyder / Giancarlo Aguirre, Alejandro Del Valle e Sebastián Arce
URUGUAI: Josefina Aguerre, Ahytana Martínez e Nadia Cabrera / Matías Angenscheidt, Juan Ignacio Lacordelle e Martin Silveira
VENEZUELA: María Mercedes Tablante, Kamila Prieto e Michelle Barrios / Andrés Martínez, Luis Carlos Ortega e Nicolás Molero