Lista/Grade

Master Tour RJ: Ademir Santana vence etapa que marcou a reestreia do Aretê Búzios

Ademir Santana recebe trofeu de Pedro Bulhoes Foto: Gonzalo/Filmers 9900

Ademir Santana recebe trofeu de Pedro Bulhoes
Foto: Gonzalo/Filmers 9900

Ademir Santana, na categoria sênior; Roberto Correa, na pré-sênior; e Meidy Gama, na feminina, foram os campeões da sétima e última etapa do Master Tour 2019 da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro (FGERJ), mas o maior ganhador do evento encerrado neste domingo, 24 de novembro, foi o golfe do Rio de Janeiro, com a reestreia do Golfe Clube Aretê Búzios, que organizou sua primeira competição oficial após 16 meses fechado para obras de modernização.

As obras de melhoria do campo, que teve seus 18 greens refeitos e ganhou sete novos lagos, entre muitas outras novidades, sem descaracterizar o único percurso do designer americano Pete Dye no Brasil. A obra que em grande parte seguiu o projeto de Perry Dye, filho de Pete Dye, da Dye Designs, demandou conhecimento técnico, tempo e o investimento do Grupo Opportunity que, juntamente com o Grupo Modiano, controla o complexo Aretê, que inclui o campo de golfe.

“Desde quando o campo abriu em 1993, sabíamos que precisávamos resolver alguns problemas recorrentes como falhas na irrigação, falta crônica de água e problemas de infraestrutura que faziam que o campo, com um dos melhores designs do Brasil, nunca atingisse seu potencial de Stadium Course para grandes competições. Com a criação do novo bairro de Búzios pelos grupos Modiano e Opportunity, o Aretê, que inclui o complexo da Marina, o aeroporto e as redondezas do campo de golfe, surge o Golfe Clube Aretê Búzios, após um trabalho sério de renovação do sistema de irrigação e drenagem, de um acordo com a ProLagos para receber água de reuso tratada, da renovação de todos os greens e ante-greens, formação de novas lagoas e a reforma de alguns buracos podemos dizer que agora, finalmente, o campo de Búzios foi inaugurado, com este grande evento da FGERJ, o último torneio Masters do ano’, disse Carlos Gasparian, presidente do Aretê Búzios.
“Foi uma excelente oportunidade de apresentar o novo campo e testá-lo em um evento de grande porte, e, desta forma, iniciar a preparação para o nosso primeiro torneio válido para ranking mundial, o Aberto do Golfe Clube Aretê Búzios, que será um grande evento de golfe e onde todos serão muito benvindos em março de 2020”, finalizou Carlos Gasparian.

Carlos Smith campeão até 14 hcp e Carlos Gasparian Fotos em anexo. Crédito: Gonzalo/Filmers 9900

Carlos Smith campeão até 14 hcp e Carlos Gasparian
Fotos em anexo. Crédito: Gonzalo/Filmers 9900

Padrão Internacional – Carlinhos Smith, líder do primeiro dia, perdeu o título scratch sênior para Santana, do Petrópolis, e o segundo lugar para Jorge Luiz da Silva, do Teresópolis, mas saiu satisfeito com a qualidade do novo percurso, que, segundo ele, que joga em Búzios desde a inauguração do campo, ficou ainda melhor do que o original. “Todo mundo que ama Búzios ficou feliz com o resultado, pois toda a região vai se beneficiar em ter de volta um campo de golfe de padrão internacional”, diz Carlinhos, proprietário da Pousada Tartaruga, uma mas mais bonitas e aconchegantes da cidade.

Todos os premiados Foto: Gonzalo/Filmers 9900

Todos os premiados
Foto: Gonzalo/Filmers 9900

Vitória – Ademir Santana foi campeão sênior com 176 (87-89) tacadas, contra 180 (90-90) de Jorge Luiz da Silva, que levou o troféu de vice-campeão. Santana terminou a temporada invicto depois de vencer as cinco etapas que disputou, uma delas com um empate em primeiro lugar. A seguir, terminaram de Carlinhos, com 181 (86-85), João Carlos Cutini, do Clube Capixaba, com 191 (87-104), e Fernando Fernandes, diretamente filiado à FGERJ, com 194 (94-100), um quinto lugar que lhe bastou para ser o vice-campeão do ranking sênior de 2019.

Carlinhos perdeu o troféu de vice-campeão scratch por uma tacada, mas levou a taça de campeão por handicap índex até 14, com 155 (73-82), com Fernando Fernandes vice-campeão com 162 (78-84). Na 14,1 a 22,1, dobradinha do Aretê Búzios, com José Carlos Fragoso campeão com 142 (69-73), e Roberto Maueler vice, com 149 (73-76). E na 22,2 a 29,3, Carlos Eli Sanches, filiado à FGERJ, venceu com 150 (73-77) tacadas, com Guilherme Menezes, do Teresópolis, vice com 150 (80-75).

Pré-sênior e feminino – Entre os pré-seniores, o campeão scratch foi Roberto Correa, do Gávea, presidente da FGERJ, que somou 182 (91-91) tacadas. Leandro Apolinário, do Itanhangá, vice-presidente da FGERJ, terminou em segundo na etapa, mas vai terminar o ano como campeão do ranking pré-sênior de 2019. Marcelo Murata, do Teresópolis, terceiro da etapa, com 184 (101-83), foi o vice-campeão do ranking pré-sênior de 2019 e ganhou também o título da categoria pré-sênior até 14, com 155 (78-77). Na 14,1 a 29, venceu Winston Lewis, do Itanhangá, com 155 (79-76), seguido por Patrick Reis de Souza, do Frade, com 156 (73-83).

Entre as mulheres, Meidy Gama, do Gávea, a número 1 do ranking da FGERJ, venceu de ponta a ponta, com 161 (77-84) tacadas. Márcia Sampaio, do Petrópolis, que já entrou em campo com o primeiro lugar do ranking sênior de 2019 garantido, foi a vice-campeã, com 183 (91-92). Márcia levou ainda o troféu de campeã da categoria única feminina com handicap com 149 (74-75) tacadas.

Social – O vento sudeste, com rajadas de pouco mais de 20 km/h surpreendeu os jogadores locais, acostumados com o vento nordeste, mas deixou o dia mais fresco e agradável para se jogar. O evento terminou com um elogiado churrasco de confraternização, seguido da cerimônia de entrega de prêmios que teve a mesa formada por Carlos Gasparian, presidente do Aretê Búzios; Roberto Correa, presidente da FGERJ, seu vice, Leandro Apolinário, e seus diretores Gerde Peixoto e Marcos Sugaya, além de Pedro Bulhões, do Grupo Opportunity, e Vitor Peçanha, Head Pro do Clube de Golfe Aretê Búzios.

A etapa do Aretê Búzios do Master Tour da FGERJ teve patrocínio do Hotel Aretê e apoios da Cervejaria Petrópolis e Cachaça Cabaré, que fizeram degustação de seus produtos. A organização foi da FGERJ e do Aretê Búzios.

Veja também:

Campeões do “One Day in Paradise” em Mogi das Cruzes Campeões do “One Day in Paradise” em Mogi das Cruzes
Cocó Golfe Clube, em Fortaleza, inaugurou putting green neste domingo, 21 de abril Cocó Golfe Clube, em Fortaleza, inaugurou putting green neste domingo, 21 de abril
Rodrigo Lee termina em 8º lugar no 69º ECP Brazil Open Rodrigo Lee termina em 8º lugar no 69º ECP Brazil Open
Rodrigo Lee e Rafael Becker estão na final do 69º ECP Brazil Open Rodrigo Lee e Rafael Becker estão na final do 69º ECP Brazil Open
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software