Golfista: como prevenir a maioria das dores de ombro com exercícios simples

Foto: divulgação

Foto: divulgação

O ombro é a articulação com maior grau de movimentos e por essa razão ela é também uma das mais frágeis se não for bem cuidada.

A dor de ombro pode ter muitas causas, um trauma, frouxidão ligamentar, excesso de uso mas uma lesão anterior ou a falta de exercício causam um dos grandes problemas para a articulação, a falta de estabilidade. Quando o deslocamento do ombro passa a ser um problema constante, os ligamentos e músculos ao redor perdem mobilidade para tentar manter o ombro no lugar, ou seja nosso cérebro tenta proteger a articulação impedindo que a mobilidade seja excessiva.
Ao trabalhar a estabilidade do ombro protegemos ele de possíveis deslocamentos que possam ocorrer e damos permissão ao nosso corpo para usar a mobilidade que possui. Durante o swing de golfe o ombro passa por vários planos de movimento e precisa ter tanto mobilidade como estabilidade para permitir o movimento com amplitude e evitar desvios de plano no trajeto do taco.
A falta de mobilidade de rotação externa, por exemplo é a grande causa do “Over the top” um dos desvios de swing mais comuns nos jogadores de golfe amadores. Outro problema de ombro que atrapalha na técnica correta do swing é a fraqueza muscular ou falta de controle de retração, neste caso o jogador tem uma postura com ombros caidos que impede ele de manter a coluna neutra no stance e prejudica a rotação torácica.
A série a seguir é focada nos músculos subescapulares, responsáveis pela estabilização e retração do ombro e na mobilidade de elevação frontal e rotação externa.
Realizar estes exercícios vai te ajudar a ter mais movimento nos ombros e também a manter a articulação saudável e livre de lesões por instabilidade.
Se precisar evoluir o exercício, pode ser realizado segurando pesinhos leves de 1 ou 2 kg.
Se sentir dor ou for estiver fazendo reabilitação do ombro pós cirúrgico, converse com seu fisioterapeuta antes de fazer os exercícios.
Edição: 

Veja também:

04/08/2016 04/08/2016
04/08/2016 04/08/2016
Jovana Fuganti e Lucio Minoru vencem o 18º Aberto Sênior e Pré-Sênior no Londrina Golf Club Jovana Fuganti e Lucio Minoru vencem o 18º Aberto Sênior e Pré-Sênior no Londrina Golf Club
Jordan Spieth não foi penalizado no PGA Championship Jordan Spieth não foi penalizado no PGA Championship
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software