Lista/Grade

Norte-americano Xander Schauffele conquista o ouro no golfe

CT Pan, Xander Schauffele e Rory Sabbatini 
Foto: Stan Badz/PGA TOUR/IGF

O golfista norte-americano Xander Schauffele conquistou neste domingo  (sábado no Japão), a medalha de ouro olímpica em Tóquio 2020, após concluir os quatro dias de competição com 18 tacadas abaixo do par. Mas para isso, ele precisou superar o eslovaco Rory Sabbatini com apenas uma jogada de vantagem, para recolocar os Estados Unidos no lugar mais alto do pódio no golfe olímpico após 121 anos.

Enquanto uma tacada de Xander Schauffele quase mudou a história do torneio de golfe masculino no domingo no Kasumigaseki Country Club, foram as 61 tacadas, recorde olímpico, do medalhista de prata Rory Sabbatini, da Eslováquia, que realmente abalaram a tabela de classificação e a perseguição por Ouro olímpico.

Schauffele finalmente saiu vencedor neste dia quente e ensolarado, conquistando seu momento de ouro com uma final e corajosa salvando um par no buraco 18 para jogar 67 , 4 abaixo, e um total de 18 abaixo. Mas foi necessária a resiliência mental que ele disse que veio de sua criação, promovida por um pai de ascendência franco-alemã e mãe de Taipé Chinês, que foi criada no Japão. Considere isso um aceno de respeito à cultura do país anfitrião, onde seus avós ainda vivem.

Xander Schauffele
Photo: Badz/PGA TOUR/IGF

“Eu senti que durante a maior parte do dia fiquei muito calmo”, disse Schauffele. “Eu geralmente pareço muito calmo, mas há algo terrível acontecendo dentro de mim às vezes. Então eu fui capaz de aprender naqueles momentos em que perdi na reta final, onde acertei um tiro ruim e meio que perdi a cabeça. Mas eu senti que hoje eu realmente, eu pensei que tinha uma vantagem de um tiro indo para 16 ou 17 e olhei para a placa e vi Rory atirou 61, então foi um bom alerta para mim; graças a Deus havia uma placa lá ou eu não saberia. Sim, foi um dia de montanha-russa para mim, especialmente com o 9 últimos buracos chegando e feliz por poder recorrer a partes do meu jogo para me ajudar. ”

“Bem, vou te dizer uma coisa, foi (a espera) muito tempo”, disse Sabbatini, que aos 45 anos era o jogador mais velho em campo. “Parecia que era inevitável que Xander vencesse e, de repente, ele criou um certo entusiasmo para nós. Então, ele definitivamente meio que me colocou no limite, esperando lá no final. “Foi divertido”, acrescentou. “Ele jogou de forma fantástica, é um grande campeão e estou muito feliz por poder estar perto dele no pódio.”

Resultados Jogos Olímpicos de Tóqui

A disputa para a medalha de bronze teve a participação de 7 jogadores, que terminaram empatados com menos 15: Pan CT (TPE), Collin Morikawa (USA), Mito Pereira (CHI), Sebastian Muñoz (COL), Rory McIlroy (IRL), Matsuyama Hideki (JPN) e Paul Casey (GBR). Matsuyama e Casey foram eliminados primeiro, seguidos por Muñoz, depois Pereira e McIlroy. A medalha de bronze foi finalmente decidida no quarto buraco extra com o CT Pan de Taipé Chinês derrotando Collin Morikawa dos EUA com um par 4 no buraco 18. Ambos havia igualado o antigo recorde olímpico de 63 no domingo para chegar ao playoff.

Xander Schauffele é o quarto campeão olímpico do golfe masculino. Antes dele, apenas Charles Sands (USA / Paris-1900), George Lyon (CAN / St. Louis-1904) e Justin Rose (GBR / – Rio de Janeiro-2016) haviam conquistado a medalha de ouro.

O campo do East Course do Kasumigaseki Country Club, em Saitama, a 50 km de Tóquio, sede do golfe nos Jogos Olímpicos de Tóquio, inaugurado em 1929, recebeu 60 golfistas de 35 países, sendo 27 da Europa, 13 da Ásia, 8 da América do Norte, 6 da América do Sul, 3 da África e 3 da Austrália e Oceania.

Clique aqui para ver os resultados completos.

 

CT Pan, Xander Schauffele e Rory Sabbatini
Foto: Stan Badz/PGA TOUR/IGF

 

 

Veja também:

Campeões do “One Day in Paradise” em Mogi das Cruzes Campeões do “One Day in Paradise” em Mogi das Cruzes
Cocó Golfe Clube, em Fortaleza, inaugurou putting green neste domingo, 21 de abril Cocó Golfe Clube, em Fortaleza, inaugurou putting green neste domingo, 21 de abril
Rodrigo Lee termina em 8º lugar no 69º ECP Brazil Open Rodrigo Lee termina em 8º lugar no 69º ECP Brazil Open
Rodrigo Lee e Rafael Becker estão na final do 69º ECP Brazil Open Rodrigo Lee e Rafael Becker estão na final do 69º ECP Brazil Open
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software