Lista/Grade

Brasil participou de campeonato mundial para golfistas portadores de deficiência no Japão

Foto: Seijoe Sato/ DGAJ

Foto: Seijoe Sato/ DGAJ

Dois golfistas amadores do Brasil participaram pela primeira de um campeonato mundial de golfe para portadores de deficiências.

O gaúcho Evandro Schultz, do Belém Novo, em Porto Alegre, e o alemão Dieter Rudloff, do Campinas Golf Club (SP), disputaram o World Disabled Championship, que aconteceu no Japão, no One Way Golf Club, de 28 de setembro a 3 de outubro.

Como o torneio não faz parte do cronograma da Confederação Brasileira de Golfe nenhuma verba oficial eles conseguiram obter para o torneio. Somente com apoio dos clubes e amigos, os dois partiram para a dura tarefa de conseguir verbas para a viagem.

Evandro explica que resolveram ir e conta abaixo como tudo se tornou realidade:

Sem poder gastar. Com esposa, Jaline, grávida,  e a chegada da Heleninha prevista para final de  agosto e o Mundial final de Setembro….  dois sonhos, mas Heleninha no Brasil e Mundial  no Japão. Fomos a luta.

Foto: Seijoe Sato/ DGAJ

Foto: Seijoe Sato/ DGAJ

Em Porto Alegre, no Belém Novo Golf Club, apresentei o Projeto do Japão aos Amigos Golfistas esclarecendo que somente poderia viajar com apoio de patrocinadores. Na hora Jorge Ongarato da Empresa JLO disse: eu patrocino a passagem. De imediato  o Diretor de Golfe do clube, Luiz Baumgarten encabeçou a lista  Padrinhos do BNGC e com apoio financeiro de alguns sócios levantamos as despesas do hotel e alimentação. Aldo Carboni patrocinou as Refeições até a viagem…

Apoio também da Associação Brasileira de Golfe Sênior (ABGS) e aulas com o profissional Wagner Vieira .

Voamos ao Japão e depois de mais de 30 horas chegamos. Em Tóquio contamos com ajuda do Gustavo Baumgarten, estudante de Tecnologia Informática em Tóquio, que foi nossa base sólida (na língua japonesa e guia).

De imediato fomos a Tsuchiura-shi Ibaraki-ken Japan, localizada a 100 km de Tóquio. Fomos os primeiros a chegar, depois os alemães e com o Dieter falando alemão já éramos uma família.

Equipe campeã Suécia Foto: Seijoe Sato/ DGAJ

Equipe campeã Suécia
Foto: Seijoe Sato/ DGAJ

Grandes amizades surgiram durante o Campeonato com jogadores de diversos países, como Alemanha, Japão, USA, Canada, Bélgica, Republica Dominicana, Espanha, Suíça, Coreia, Finlândia, Dinamarca, Suécia e Austrália. Vejam o ídolo James Gribble superando todas as dificuldades e jogando golfe.. show… (clique aqui para ver o vídeo).

O campo, One Way Golf Club, tem um desenho muito interessante. Jogamos do tee preto (para nós deficientes), com  6.500 jardas,  fairway estreito e ondulado, rough alto, diversas bancas com paredes altas (estilo Escocês).

O Mundial foi por equipes masculinas (mínimo 3 jogadores) e individuais masculino e feminino. Treinamos e planejamos, e terminamos a competição satisfeitos.

Mas agora com um novo sonho. Realizar o Aberto do Brasil para Deficientes e para isso voltamos com apoio de todos os países presente no Japão.

Esse sim vai mudar a opinião pública sobre o golfe, mostrando que não é um esporte elitista e sim um esporte olímpico e futuro paralimpico.

Necessitamos com URGÊNCIA de um posicionamento da Confederação Brasileira de Golfe quanto futuro do Golfe pra Deficientes.

Nos planos o primeiro Aberto do Brasil, em 2015. Participar também de algumas etapas do Tour Europeu e competições nos Estados Unidos, trazendo experiência, projetos, ajustando e preparando pra mudar a realidade do golfe brasileiro, com mais inclusão de deficientes.

Antes que alguém pergunte: meu handicap atual é 9.4

Por fim, agradecimento ESPECIAL aos Amigos e Patrocinadores:

Vivar Sleep Center – Porto Alegre – RS

Pròcere – Centro de Reabilitação e Protetização – Porto Alegre –RS

Laboratorio Genzyme Biocirurgia  –  Patrocinio medicação SINVYSC pro Joelho Esquerdo

Belém Novo Golf Club

Laboratório Genzyme Biocirurgia – Tratamento Joelho Esquerdo, medicamento SINVYSC, pois não temos mais Cartilagem no joelho… PERNA BOA É A MECANICA.. kkk

Clique aqui para ver o site do torneio.

Foto: divulgação

Foto: Seijoe Sato/ DGAJ

Foto: arquivo Evandro

Foto: Seijoe Sato/ DGAJ

 

 

 

 

 

 

Edição: 

Veja também:

06/11/2014 06/11/2014
Pedro Ramos e Beatriz Cordeiro venceram o Tour Nacional Juvenil – Etapa Bahia Pedro Ramos e Beatriz Cordeiro venceram o Tour Nacional Juvenil – Etapa Bahia
06/11/2014 06/11/2014
Roberto Gomez é campeão do Sulamericano Sênior Roberto Gomez é campeão do Sulamericano Sênior
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software