Lista/Grade

Tour Europeu: Adilson termina em quarto na Índia e dá importante salto no ranking olímpico

Adilson da Silva no Aberto da Índia  Foto: divulgação

Adilson da Silva no Aberto da Índia
Foto: divulgação

O brasileiro Adilson da Silva, da equipe YKP/Azeite 1492 de golfe, quebrou o par do campo pelo terceiro dia consecutivo, neste domingo, para terminar empatado em quarto lugar no Aberto da Índia e dar um grande e importante salto nos rankings olímpico e mundial.

Adilson somou 276 (72-66-69-69) tacadas, 12 abaixo do par, no torneio com US$ 1,66 milhão em prêmios, válido para o Tour Europeu e para o Tour Asiático, para ganhar 55 posições no ranking mundial de golfe, onde aparece em 317º lugar na lista semanal desta segunda-feira.

Melhor do que isso, Adilson ganhou três importantes posições no ranking olímpico, que trás os 60 jogadores que estariam classificados para jogar no Rio 2016, passando do 60º para o 57º lugar. Ao terminar o torneio, Adilson estava em 56º, mas o taiwanês Cheng Tsung Pan recuperou o 56º lugar ao terminar empatado em sétimo e pontuar no torneio do Web.com Tour da Luisiana.

Com esses resultados, além de voltar a se classificar por mérito próprio para os Jogos Olímpicos, o atleta da equipe YKP/Azeite 1492 de golfe abre a chance para mais um brasileiro se classificar para defender o Brasil, desde que também seja por mérito próprio, uma vez que o país sede só tem uma vaga garantida se não houver nenhum jogador classificado.

Brasileiros – Desta forma, o bom desempenho de Adilson é também um alento para os demais brasileiros na corrida olímpica, pela ordem, Lucas Lee, Alexandre Rocha, Rafa Becker e Daniel Stapff, esse último, companheiro de Adilson na equipe YKP/Azeite 1492 de golfe. Lucas, que joga no PGA Tour, e Rocha, membro do Web.com Tour, são os com mais chances de ficar com a segunda vaga brasileira, seguidos por Stapff, do PGA Tour Latinoamérica. Becker é membro de nenhum circuito profissional em 2016 e tem chances menores, embora tenha conseguido jogar alguns torneios do PGA Tour LA.

O quarto lugar na Índia foi o melhor resultado de Adilson nos últimos 17 torneios, desde que ele ficou em terceiro no Taiwan Masters, em outubro de 2015. Foi também a segunda vez em que pontua para o ranking olímpico em 2016. Restando 16 semanas para serem definidos os jogadores que defenderão seus países nos Jogos do Rio, a lista final será divulgada em 11 de julho -, Adilson está agora muito perto de ter a honra de defender o Brasil na primeira competição olímpica de golfe desde 1904.

Recuperação – Adilson só não jogou bem na Índia no primeiro dia, quando teve que fazer um eagle no penúltimo buraco para voltar ao par do campo (72) e ficar em 54º lugar, na linha de corte. No segundo dia Adilson reagiu ao jogar 66, segunda melhor volta do dia e subir para o nono lugar. Sábado o brasileiro não esteve bem nos putts, mas, ainda assim, jogou 69, para subir para o quinto lugar.

Neste domingo, os putts voltaram a fazer a diferença para o brasileiro. Foram apenas 28 tacadas sobre os greens, sendo que não deu três putts em nenhum green e fez embocou oito vezes com apenas um putt: quatro para birdie, três para salvar o par e um para “salvar” um bogey no penúltimo buraco. Foram cinco birdies e dois bogeys, neste domingo, e dois eagle e 16 birdies na semana, contra um duplo bogey e seis bogeys. Em média, Adilson acertou 11 de 14 raias por dia, e 14,5 greens. Sua média na semana foi de 30,25 putts por volta.

Vitória – O campeão foi o indiano S.S.P Chawrasia, que somou 273 (67-67-68-71) tacadas, 15 abaixo do par, resultado que o vai garantindo como o segundo jogador da Índia no Rio 2016. O primeiro é Anirban Lahiri, Top 50 do mundo, que defendia o título ganho no ano anterior na Índia e terminou em segundo, com 275 (68-71-67-69), 13 abaixo do par, empatado com o coreano Jeunghun Wang (67-74-66-68). Adilson, com 12 abaixo, dividiu o quatro lugar com o filipino Angelo Que, que também está garantindo vaga para o Rio 2016.

Com o Tour Asiático e o Sunshine Tour, da África do Sul, parando por quase um mês, Adilson terá tempo para descansar da maratona de jogos deste começo de 2016, quando disputou nove torneio em 12 semanas, em competições que valeram para o Tour Europeu, Tour Asiático, Tour Japonês, Tour da Australásia e Sunshine Tour. O próximo torneio de Adilson será o Zimbabwe Open, no Royal Harare Golf Club, de 14 a 17 de abril.

Edição: 

Veja também:

Festa de encerramento do 58º Torneio Pé Duro APG será no dia 5 de abril no Embrase Golf Center Festa de encerramento do 58º Torneio Pé Duro APG será no dia 5 de abril no Embrase Golf Center
Terras de São José vence 1ª etapa da Taça Escudo Terras de São José vence 1ª etapa da Taça Escudo
Começa essa semana o 68º Campeonato Aberto de Golf Cidade de Curitiba Começa essa semana o 68º Campeonato Aberto de Golf Cidade de Curitiba
Campeões do “Torneio You, Ibis São Caetano” no Lago Azul Golfe Clube Campeões do “Torneio You, Ibis São Caetano” no Lago Azul Golfe Clube
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software