Lista/Grade

Aberto do São Paulo: Andrey Xavier conquista quarto torneio consecutivo válido para o ranking mundial

Andrey Xavier
Foto: Thais Pastor/F2

O gaúcho Andrey Xavier, do Santa Maria, mostrou todo seu talento no final de semana, ao jogar sete abaixo, sair de uma desvantagem de nove tacadas na última rodada e vencer de virada o 76º Aberto do São Paulo Golf Club, encerrado neste domingo, 17 de outubro, no campo de golfe mais antigo do Brasil, fundado em 1901.

O título do Aberto do São Paulo foi o quarto consecutivo de Andrey em eventos do ranking mundial amador de golfe (WAGR), depois de ter vencido o Aberto do Rio de Janeiro, o Aberto de Brasília e o Aberto do São Fernando. Andrey Xavier tem o apoio logístico da Confederação Brasileira de Golfe para disputar os torneios.

“Eu estava com tantas dores nas costas na sexta-feira que pensei até em desistir”, conta Andrey, que depois pediu ajuda para as irmãs Dani e Gabi Arantes da academia Tiro Certo, especializada na preparação física de golfista, e ao serviço de massagem oferecido no clube. Livre das dores, Andrey não deu chances para ninguém. Fez cinco birdies no sábado e mais sete no domingo, para fazer as duas únicas voltas abaixo do par de todo o torneio e ser campeão com 215 (80-68-67) tacadas, duas acima do par e ainda terminar três à frente dos adversários.

Viradas – “Eu me sinto mais à vontade jogando em desvantagem, vindo de trás”, conta Andrey, que já havia vencido de virada no São Fernando, onde também jogou 80 na estreia, e no Rio de Janeiro, onde estreou perdendo por quatro. Só em Brasília ele venceu de ponta a ponta. “Espero poder jogar bem desde o primeiro dia do Aberto do Estado de São Paulo, que começa sexta-feira”, diz Andrey, que, na verdade, se prepara para dois eventos internacionais da maior importância.

“O primeiro será a Copa Los Andes (Sul-Americano de Golfe por Equipes), no final de novembro, no Chile, onde fui campeão com o Brasil em 2018, no Uruguai, e o segundo o LAAC (Latin American Amateur Championship), em fevereiro, que não foi jogado este ano por causa da pandemia, mas volta agora ao Teeth of the Dog (seletivo campo de Pete Dye, na República Dominicana), onde joguei muito bem em 2018 e até tive chances de vencer”, conta Andrey, que na ocasião fez duas voltas de 66 tacadas (-5), antes de terminar em quinto. “O título do LAAC muda a vida de qualquer golfista, pois dá vaga no Masters e muitas outras coisas”, diz o melhor brasileiro do WAGR, único entre os Top 100 do mundo.

Lucas Park, do Paradise, por sua vez, devolveu duas tacadas na metade final do campo, para ser vice-campeão com 218 (72-75-71), cinco acima. “O Andrey jogou muito bem, mereceu vencer”, diz Lucas, que como o campeão se prepara para a Copa Los Andes e o LAAC. “Estou voltando à minha melhor forma, venci três e fui vice em três dos últimos seis torneios e pretendo melhorar ainda mais”, disse Lucas.

Handicaps – Na classificação por handicaps índex até 8,5, Rogerio Cardoso, do Damha, venceu com 210 (70-72-68), ao superar, nos critérios de desempate, Fernando Barreto, do Clube de Campo, que também somou 210 (70-67-73) mas ficou com o troféu de vice por jogar pior na volta final. Luiz Arthur Caselli Guimarães Fº, do São Paulo, ficou em terceiro, com 211 (71-69-71).

Na 8,6 a 14, só deu São Paulo no pódio. Luiz Srur venceu de ponta a ponta, com 204 (64-69-71) tacadas, nove abaixo do par e melhor net da semana, seguido por Adauto Kiyota, com 212 (73-71-68), que tirou o segundo lugar de Christopher Srur, filho do campeão, nos buracos finais. Christopher terminou em terceiro, com 213 (66-72-75), apenas uma de vantagem sobre Leandro Metzner, do Arujá, e Mario Najm Fº, do São Paulo.

Mais premiados – Na 14,1 a 19,4, o campeão foi Marcelo Fonseca, da Associação Esportiva São José, com 208 (74-68-66), seguido por Flávio Maschietto, do São Paulo, vice com 212 (72-71-69), e Richard Lati, do Quinta Da Baroneza, terceiro com 216 (71-70-75). Houve ainda a Copa BTG de Golfe, para convidados, no sistema stableford, vencida por Osvaldo Damião, com 55 pontos, contra 39 de Bruno Semensato.

O 76° Aberto Amador do São Paulo Golf Club teve patrocínio do BTG Pactual e Sportsbet.io, também novo parceiro da Federação Paulista de Golfe, além de apoios da TechnoGyn, Coca-Cola Femsa Brasil, World Wine, da Horta por Porta em Cadu Ramos. A organização foi do São Paulo GC, com supervisão da Confederação Brasileira de Golfe e da Federação Paulista de Golfe e apoio do R&A, como competição válida para o WAGR.

Veja também:

Felipe Navarro, Marcos Negrini e Lauren Grinberg são os campeões do Campeonato Bandeirantes Felipe Navarro, Marcos Negrini e Lauren Grinberg são os campeões do Campeonato Bandeirantes
Rodrigo Lee confirmado para disputar o 69º ECP Brazil Open Rodrigo Lee confirmado para disputar o 69º ECP Brazil Open
Segundo módulo do Programa de Treinadores de Golfe no Brasil, acontece de 25 a 27 de março, em São Paulo Segundo módulo do Programa de Treinadores de Golfe no Brasil, acontece de 25 a 27 de março, em São Paulo
Fairmont Rio Golf Weekend acontece em abril no Campo Olímpico de Golfe Fairmont Rio Golf Weekend acontece em abril no Campo Olímpico de Golfe
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software