Lista/Grade

52º São Fernando Golf Club Open começa nesta sexta-feira

São Fernando Golf Club

O 52º São Fernando Golf Club Open – 2021, que será jogado de sexta-feira a domingo, 1º a 3 de outubro, no São Fernando Golf Club, em Cotia (SP), valendo para o ranking mundial amador de golfe (WAGR), limita a participação a jogadores com handicap índex máximo de 19,4, impõe corte antes do terceiro dia e valoriza os atletas de alto rendimento. Só na categoria scratch (índex até 8,5) serão 45 jogadores, ou 35% dos 127 participantes. Desses, quase metade (21) têm índex inferior a 4 e seis deles ostentam índex positivos.

Todos os quatro brasileiros Top 7 do ranking mundial e todos os seis dos Top 9 do ranking nacional, que moram no Brasil, estarão em campo, com destaque para o gaúcho Andrey Xavier, do Santa Maria, número 1 do ranking nacional e brasileiro mais bem colocado no WAGR (127º lugar). Andrey jogou dois torneios do WAGR no Brasil em 2021 e venceu ambos: o Aberto do Rio de Janeiro, no final de agosto, e o Aberto de Brasília, no começo de setembro, sempre jogando abaixo do par e por ampla vantagem sobre os adversários.

Revanche – Para Andrey, o São Fernando Open deste ano será uma oportunidade de uma revanche contra o campo e de incluir seu nome em um dos troféus mais importantes do golfe brasileiro, depois de ter deixado escapar o título na última edição, em 2019. Naquela oportunidade, Andrey chegou líder à volta final e tinha aberto quatro tacadas de vantagem após seis buracos. Mas um duplo bogey no 9 e um triplo bogey no 15 o derrubaram para o terceiro lugar, no torneio ganho por Guilherme Grinberg, que não defende o título por estar morando nos EUA.

Outro favorito ao título é Lucas Park, do Paradise, quarto brasileiro do ranking mundial, que também vem de dois títulos em torneios do ranking mundial em 2021, depois de vencer a etapa do Gorila Tour, no Damha, e o Aberto do Arujá, há duas semanas. Além disso, Lucas foi vice em Brasília e vem de um título no Quinta do Golfe, no último sábado, um torneio do ranking estadual paulista.

Destaques – Matheus Park, irmão mais novo de Lucas, número 2 do Brasil e quinto brasileiro do ranking mundial, é outro dos destaques. Ele vem de cinco Top 4s consecutivos em torneios do WAGR que jogou no Brasil, em 2021, incluindo o terceiro lugar em Brasília e no Arujá. Em 2019, perdeu o título do São Fernando no segundo buraco do playoff contra Gui.

Destaque ainda para dois jogadores do Paraná: Homero de Toledo Sobrinho, do Alphaville Graciosa, e Artur Locoman, do Curitibano. Homero venceu a etapa do Gorila Tour, de junho, no Damha, e vem de vices no Aberto do RJ e no Aberto do Arujá. Locoman é o número 7 do ranking nacional.

Ex-campeões – Alex Yugo Hirai, que venceu em 2013, numa espetacular virada sobre Pedro da Costa Lima, o Pepê, será o único campeão do São Fernando Open da década passada em campo. Os demais, ou viraram profissionais, ou estão morando fora do Brasil. O São Fernando Open não foi jogado em 2017, quando o campo estava em reforma, e nem em 2020, por causa da pandemia.

Mas o maior campeão do São Fernando Open estará em campo: Roberto Gomez, que venceu pela última vez em 2010. Gomez é o recordista de vitórias no São Fernando Open, com oito títulos em quatro décadas diferentes (1983, 1986, 1995, 1998, 2002, 2004, 2005 e 2010) e ainda foi vice-campeão em 2015, quando perdeu o título para o hoje profissional Daniel Kenji Ishii, do Itanhangá.

Veja também:

Cocó Golfe Clube, em Fortaleza, inaugurou putting green neste domingo, 21 de abril Cocó Golfe Clube, em Fortaleza, inaugurou putting green neste domingo, 21 de abril
Rodrigo Lee termina em 8º lugar no 69º ECP Brazil Open Rodrigo Lee termina em 8º lugar no 69º ECP Brazil Open
Rodrigo Lee e Rafael Becker estão na final do 69º ECP Brazil Open Rodrigo Lee e Rafael Becker estão na final do 69º ECP Brazil Open
Rodrigo em 7º lugar no 69º ECP Brazil Open, que terá apenas 3 rodadas Rodrigo em 7º lugar no 69º ECP Brazil Open, que terá apenas 3 rodadas
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software