Lista/Grade

Aberto do CCSP Ford Studio começa nesta 6ª feira, valendo para o Ranking Mundial Amador de Golfe

Clube de Campo de São Paulo
Foto: Thais Pastor/F2

Guilherme Grinberg, do Lago Azul, que defende o título e vai em busca de sua terceira vitória no torneio, é um dos destaques do 55º Aberto Masculino e 27º Aberto Feminino do Clube de Campo de São Paulo Ford Studio, que começa a ser disputado nesta sexta-feira, 14 de junho, e prossegue até domingo, 16, no curto, mas desafiador campo de 18 buracos construído às margens da Represa de Guarapiranga, na capital paulista. No feminino, que voltou a ser jogado junto com o masculino em 2022, Lauren Grinberg, irmã de Guilherme, tenta vencer pela terceira vez consecutiva.

Na sexta-feira estreiam apenas os jogadores de handicaps mais baixos – até 8,5 para os homens e até 16 para as mulheres – que competem em 54 buracos, valendo para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR) e para o Ranking Nacional. Ao todo, serão 52 jogadores, sendo 37 homens e 15 mulheres. Desses, 18 homens e três mulheres têm índex abaixo de 3. No final de semana entram em campo os jogadores de handicaps mais altos, até 32, que jogam em 36 buracos valendo para os rankings da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe).

Masculino – Guilherme, campeão em 2019 e 2023, terá como principais adversários dois golfistas que ganharam outros três títulos a partir de 2017: Marcos Negrini, do Damha, número 3 do Brasil (2017 e 2022) e o juvenil Pedro Miyata, do São Fernando (2021). O torneio não foi jogado em 2020 por causa da pandemia. O Aberto do Clube de Campo também não foi jogado em 2016, com o campo em reforma.

Mas haverá muitos outros favoritos em campo, a começar por Herik Machado, do Damha, que acaba de voltar ao ranking mundial e está em busca de uma rápida ascensão que o coloque entre os melhores brasileiros que terá direito de jogar no LAAC (Latin America Amateur Championship), maior torneio do continente, que dá vaga para jogar no Masters e no The Open. Outro forte candidato ao título é o gaúcho Wesley Bairros, do Porto Alegre CC, que acaba de vencer o Aberto do Paraná.

Mais destaques – Além de Negrini (3º), Gui (6º) e Herik (10º) haverá ainda mais três Top 10s do Ranking Nacional em campo: o Guilherme Ziccardi (7º), juvenil número 1 do Brasil, que joga em casa; Jocimário Souza (8º), do Santa Mônica, e Jair Benke Jr. (9º), do Pine Hill, ambos do Paraná. A lista de favoritos inclui ainda Guilherme Yoshikawa, de Bastos;

Outro destaque é Roberto Gomez, maior campeão do Aberto de seu clube, com 12 títulos. O último foi deles foi em 2013, mas Gomez chegou perto da 13ª vitória com dois vice-campeonatos recentes: em 2017, quando perdeu para Negrini, e em 2019, quando liderou quase todo o torneio, antes de perder para Gui de virada. Gomez e Luiz A. P. Almeida, do São Paulo, estão se preparando para buscar um inédito tricampeonato Sul-Americano Sênior (55 anos ou mais), em outubro, em Lima, no Peru.

Feminino – Na competição feminina, Lauren, do Lago Azul, a número 1 do Brasil, que vem de três títulos e dois vice-campeonatos em torneios do ranking mundial que disputou em 2024, é a favorita disparada, tendo como principais adversárias duas juvenis: Beatriz Menga, do São Fernando, que vem de um vice-campeonato no Aberto Feminino de seu clube, e Gabriele Rodrigues, do Arujá. Destaque ainda para as juvenis Sofia Menga, do São Fernando; e Gabriela Yoshikawa, de Bastos, além de Betina Walker, que joga como a melhor golfista da casa e Solange Souza, do Guarapiranga.

Além de 20 troféus em disputa nas diversas categorias do Aberto do Clube de Campo, haverá dois prêmios para hole-in-one: um Golf Cart – MrMk no buraco 15, e uma Moto elétrica Panda nos buracos 1, 5, 6 e 8, os pares 3 da primeira metade do campo.

Comissões – A Comissão de Honra é formada por Osmar da Costa Sobrinho (CBGolfe), Ademir Mazon (FPGolfe) e Evandro Carreras (CCSP). A Comissão do Campeonato tem Mauro Batista (Diretor do Torneio), Augusto Candido, Guilherme Candido, Adriana Marins, Edione Nogueira, Alfredo Coelho e Rodrigo Rodrigues. Os árbitros são Claudio Mesquita, Frank Cazabon e Mauro Batista.

Veja também:

Crianças de escolas públicas de Quatro Barras participam de aulas gratuitas de golfe Crianças de escolas públicas de Quatro Barras participam de aulas gratuitas de golfe
Alexa, classificada no Juvenil de SP, estreia no Optimist International Junior Championship Alexa, classificada no Juvenil de SP, estreia no Optimist International Junior Championship
Rodrigo Lee vence o 3º Grama Pro Invitational & Pro-Am Rodrigo Lee vence o 3º Grama Pro Invitational & Pro-Am
Inscrições abertas para o Curso de Formação de Árbitros Nível II Inscrições abertas para o Curso de Formação de Árbitros Nível II
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software