Lista/Grade

4ª Disabled Golf Cup na Associação Esportiva São José

Marcio Amorim, Ademir Rodrigues, Cristina Chou e Ricardo Iguchi Fotos: Thais Pastor/F2

Ademir Rodrigues, Marcio Amorim, Cristina Chou e Ricardo Iguchi
Fotos: Thais Pastor/F2

Foi um sucesso a realização do 4º Disabled Golf Cup, competição que reuniu paragolfistas e profissionais e amadores, no campo da Associação Esportiva São José, em São José dos Campos (SP), clube que não só apoia como é a sede do paragolfe brasileiro, no último sábado, dia 30 de novembro.

O torneio foi disputado por 11 equipes formadas por um paragolfista, um profissional e três amadores competindo num Pro-Am de nove buracos. A modalidade foi um scramble adaptado, onde o paragolfista dava a tacada inicial e era único responsável pelas tacadas nos greens, com o restante do time jogando as tacadas intermediárias a partir do drive e das melhores bolas subsequentes.

Carlos Amagai, Cristian Berti, Fatima Baule, Luis Person e Bruno Priante Foto: Thais Pastor/F2

Carlos Amagai, Cristian Berti, Fatima Baule, Luis Person e Bruno Priante
Foto: Thais Pastor/F2

A equipe campeã da categoria Paragolfista – comandada por jogadores que dispunham de uma cadeira de rodas apropriada para a modalidade foi a formada pelo paratleta Ademir Rodrigues,  e pelos amadores Ademir Rodrigues, Cristina Chou, Marcio Amorim e Ricardo Iguchi, que foi o capitão do time, com 28 tacadas.

Em segundo lugar, com 38 pontos, ficou o time do paragolfista Lucas Oliveira, do profissional Herik Machado, que até 2018 havia sido o número 1 do ranking amador brasileiro por quase três anos, e dos amadores Atanacildo Escobar e Mary Iguchi. As equipes dos demais paragolfistas, incluindo os que não dispunham de cadeira de rodas especial, competiram nas categorias masculina ou feminina, conforme o paratleta do time.

Na masculina, com 30 tacadas, venceu a equipe de Luiz Person, golfista cego que impressionou pelos bons e potentes swings, que jogou ao lado de Carlos Amagai, Cristian Berti, Fatima Baule e Bruno Priante. Os vice-campeões, com 33 tacadas, foram o paratleta Edson Wagner e os amadores José Nabuco, Wanderley Maciel, e Onivaldo Freitas, que superaram nos critérios de desempate outro time que somou 33 tacadas, formado por pelo paragolfistas José Simões, pelo profissional Anderson Namur e pelos amadores Ricardo Straube, Dennis Reis e Eloi Nomura.

Aline Bustamente, Adiston Ramos, Sergio Beleza, Kimiko Yaguchi e Walter Ariyoshi Foto: Thais Pastor/F2

Aline Bustamente, Adiston Ramos, Sergio Beleza, Kimiko Yaguchi e Walter Ariyoshi
Foto: Thais Pastor/F2

Feminino – Na categoria feminina venceu a equipe da paratleta Aline Bustamante, que jogou ao lado de Adiston Ramos, Sergio Beleza, Kimiko Yaguchi e Walter Ariyoshi e somaram 32 tacadas. Os vice-campeões, com 33 tacadas, apenas uma atrás foram a paragolfista Alessandra Nunes, que jogou com Evandro Schultz, Bruno Moreira, Renato Escocard e Rudolph Dieter. Evandro, Bruno e Rudolph são os três golfistas amputados que participaram do evento. Eles usam pernas mecânicas, mas jogaram sem ser como paragolfistas, pois as próteses lhes permitem jogar sem regras especiais.

Na premiação participaram Juracy Barros, criadora e organizadora do torneio,Iracema Ariyoshi, Fatima Baule e diretor da Associação Esportiva São José, e diretores da FPG. No final, a Federação Paulista de Golfe homenageou todos os paratletas presentes, incluindo os amputados, dando medalhas a todos.

A FPG mantem acordo para formação de atletas e treinamento com o Comitê Paralímpico Brasileiro, com posterior possibilidade de se desenvolver no golfe no Honda Golf Center, o centro esportivo da entidade ao lado do Aeroporto de Congonhas em São Paulo.

Juracy Barros, criadora e organizadora do torneio

Juracy Barros, criadora e organizadora do torneio

Juracy, que é a grande responsável pelo sucesso do paragolfe em São Paulo e no Brasil – o evento contou com atletas de outros estados, incluindo dois golfistas amputados do Rio Grande do Sul, que viajaram com apoio da federação local e de Otávio Villar, o Fanta – agradeceu a todos os patrocinadores e apoiadores, que permitiram não só a realização do evento, como ainda realizar uma grande festa e o almoço de confraternização e entrega de prêmios.

A 4ª Disabled Golf Cup teve patrocínio de PWC, Ortho Service, Ativia, Toro, Emercor, Brasil Esportes, Real Green e Ceame, além da Associação Esportiva São José que cedeu o campo, e apoios de Mercure, Accor Hotels, Novotel, Ibis, Breton, Sorvetes Napoli, Tradicional do Vale, Oga Hortifruti, Mamoru, Terapêutica – Farmácia de Manipulação, Polishop, Core Sport, Café Petit Concierge, Mesa com Primor, Cafetaria Maziero e Silvia Mayumi (bolos). A organização foi da FPG.

Paratletas antes do jogo Foto: Thais Pastor/F2

Paratletas antes do jogo
Foto: Thais Pastor/F2

Todos os particpantes F2

Todos os particpantes
Foto: Thais Pastor/F2

Veja também:

Felipe Navarro, Marcos Negrini e Lauren Grinberg são os campeões do Campeonato Bandeirantes Felipe Navarro, Marcos Negrini e Lauren Grinberg são os campeões do Campeonato Bandeirantes
Rodrigo Lee confirmado para disputar o 69º ECP Brazil Open Rodrigo Lee confirmado para disputar o 69º ECP Brazil Open
Segundo módulo do Programa de Treinadores de Golfe no Brasil, acontece de 25 a 27 de março, em São Paulo Segundo módulo do Programa de Treinadores de Golfe no Brasil, acontece de 25 a 27 de março, em São Paulo
Fairmont Rio Golf Weekend acontece em abril no Campo Olímpico de Golfe Fairmont Rio Golf Weekend acontece em abril no Campo Olímpico de Golfe
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software