Lista/Grade

Workshop sobre Manejo de Gramados Esportivos na ESALQ/USP, em Piracicaba (SP)

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Os eventos esportivos praticados em piso de grama natural, como golfe e futebol, por exemplo, precisam de boas condições de infraestrutura e manejo para que as atividades sejam desenvolvidas da melhor maneira possível. Para isso, a manutenção é fundamental para garantir a qualidade e a consistência do piso.

Diante dessa necessidade, o Programa SolloAgro de Educação Sustentável, do Departamento de Ciência do Solo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), com apoio da World Sports Gramados Esportivos promoverá, nos dias 08 e 09 de outubro de 2018, o Workshop sobre Manejo de Gramados Esportivos.

De acordo com o coordenador do Programa SolloAgro, Prof. Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni, o objetivo do workshop é apresentar aos participantes conceitos sobre o manejo correto desses gramados e cuidados como renovação, irrigação, variedades de gramas, entre outros temas, para garantir a qualidade do piso e da atividade.

“Trata-se de um evento muito importante, pois o manejo de gramados esportivos não faz parte da grade curricular da maioria das escolas de agronomia do Brasil, mas essa atividade é extremamente importante, pois esses gramados requerem tanto cuidado quanto uma plantação de algodão, arroz, feijão, cana-de-açúcar,entre outros”, explica Alleoni, acrescentando que, atualmente, não existem tantos estudos agronômicos sobre manutenção e manejo desses gramados.

O coordenador informa ainda que, durante o evento, além de palestras com especialistas sobre o tema, será apresentado um case da Arena Corinthians, além de uma demonstração prática no campo de futebol da ESALQ, mostrando como é feita a condução e manutenção de um gramado de campo de futebol.

As inscrições custam R$ 280,00 e estudante tem desconto de 50%.

PARCERIA

O engenheiro agrônomo formado pela Esalq/USP e diretor operacional da World Sports, André Amaral, acredita que a parceria entre a empresa e a ESALQ/USP para a realização desse workshop é fundamental, já que a parte de estudos sobre gramados esportivos no Brasil ainda não é muito evoluída.

“Atualmente, quando precisamos tirar alguma dúvida, temos que recorrer à literatura estrangeira e essa parceria com uma instituição da envergadura da ESALQ tem como objetivo fomentar a parte de pesquisa em gramados esportivos para que possamos ter material acadêmico produzido no Brasil para alavancar esse mercado e melhorar a qualidade da grama e dos gramados esportivos do país”, destaca Amaral.

PROGRAMAÇÃO:

Workshop sobre Manejo de Gramados Esportivos

Data: Dias 08 e 09 de outubro de 2018

Local: Anfiteatro da Botânica/Fisiologia Vegetal, na ESALQ/USP, Av.Pádua Dias, 11, em Piracicaba, SP

Inscrições: http://fealq.org.br/informacoes-do-evento/?id=742

Dia 08/10

09h45 às 10h – Abertura

10h às 11h30 – Renovação de Gramados Esportivos – José de Araújo Coutinho Junior (World Sports Gramados Esportivos)

11h30 às 12h – Discussão

13h30 às 15h – Irrigação para Gramados Esportivos – Marcelo Zlochevsky (Rain Bird Brasil)

15h30 às 17h – Case Arena Corinthians – André Cariola Amaral (World Sports Gramados Esportivos)

17h às 17h30 – Discussão

Dia 09/10

09h às 12h – Prática no Campo da ESALQ – André Cariola Amaral (World Sports Gramados Esportivos)

13h30 às 15h30 – Variedades de Grama para Gramados Esportivos – Rodrigo G.Santos (Itograss)

15h30 às 16h – Discussão

16h – Encerramento

Edição: 

Veja também:

10ª etapa do Tour 2018 do Torneio Incentivo ao Golfe no Champs Privés 10ª etapa do Tour 2018 do Torneio Incentivo ao Golfe no Champs Privés
6º Torneio de Golfe Casa Ronald McDonald Campinas no Lago Azul Golfe Clube 6º Torneio de Golfe Casa Ronald McDonald Campinas no Lago Azul Golfe Clube
Campeões do Torneio do Hospital Alemão Oswaldo Cruz no São Paulo Golf Club Campeões do Torneio do Hospital Alemão Oswaldo Cruz no São Paulo Golf Club
Colombiano Marcelo Rozo vence o 65º JHSF Aberto do Brasil Colombiano Marcelo Rozo vence o 65º JHSF Aberto do Brasil
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software