Lista/Grade

Rafael Benadiba vira jogo na rodada final para vencer o Campeonato Paulista de Match Play

Guilherme, Benadiba e Fernando Vieira Foto: Thais Pastor/F2

Guilherme, Benadiba e Fernando Vieira
Foto: Thais Pastor/F2

Rafael Benadiba, do São Fernando, foi o campeão gross da categoria até 8,5 do Campeonato Paulista de Match Play por Handicap Índex – 2021, realizado neste final de semana, 16 e 17 de janeiro, em rodadas duplas, no Sapezal Golfe Clube, em Indaiatuba (SP). Benadiba foi campeão ao derrotar Fernando Silva, do Campinas Golf Center, e empatar com Guilherme Grinberg, do São Paulo, nos jogos entre eles na rodada que encerrou o torneio de abertura do calendário 2021 da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe), na tarde de domingo.

Guilherme Grinberg, que esteve perdendo por quatro buracos em boa parte da rodada, valorizou a vitória de Benadiba ao endurecer o jogo e arrancar um empate no buraco final. Com isso, ambos terminaram empatados em primeiro lugar, com 19 pontos (seis vitórias, um empate e uma derrota cada), mas Benadiba levou a melhor nos critérios de desempate por ter ganho mais buracos nas quatro rodadas da competição, 30 contra 28. O troféu de terceiro lugar foi para Fernando Vieira dos Santos, do Riacho Grande, com ­16 pontos (cinco vitórias, um empate e duas derrotas).

Campeões net – Fernando Silva, que começou a rodada final como líder invicto, gross e net, com seis vitórias, e também vinha ganhando de Guilherme e mantendo um jogo duro com Benadiba, acabou perdendo de ambos no gross. Mas foi o campeão invicto da categoria net até 8,5, com 24 pontos, uma vez que nessa categoria venceu todos os seus oito jogos. O vice-campeão, com 16 pontos, foi o pré-juvenil Gabriel Holtz, de 14 anos, do Ipê, com 16 pontos, seguido por Arnaldo Pfaff, do Paradise, que levou o troféu de terceiro colocado com 9 pontos. Alguns jogadores não competiram pelo net nessa categoria e os troféus não eram acumuláveis com a scratch.

Na 8,6 a 14, Eduardo Ferreira, do Sapezal, também foi campeão invicto, mas com 22 pontos, já que cedeu um empate para Rogério Tartari, do Clube de Golfe de Campinas. Juvêncio Maciel, do Imperial, foi o vice, com 21 pontos de sete vitórias e uma derrota para o campeão, enquanto Cássio Filizola terminava em terceiro, com seis vitórias e derrotas apenas para Ferreira e Maciel.

Tríplice empate – Na 14,1 a 19,4, houve um tríplice empate entre Denis Song, do Clube de Golfe de Campinas; Raimundo Resende, do Campinas Golf Center; e Francisco Balint, do São Paulo Futebol Clube, todos com 21 pontos, de sete vitória e uma derrota cada, entre eles. O desempate pelos buracos ganhos (46) deu o título a Denis, mas houve empate com 40 buracos ganhos tanto para Raimundo, quanto para Balint. Nesse caso, prevaleceu o confronto direto entre eles, com Resende sendo vice-campeão e Balint o terceiro colocado.

E na 19,5 a 25,7, que teve apenas oito participantes, Marcos Quadrado deu o segundo título do torneio ao Sapezal ao somar 18 pontos (seis vitórias e uma derrota). Rodrigo Borges, o Peixe, do Terras de São José, foi o vice, com 15 pontos, mas teve a honra de ter vencido o campeão. Eduardo Zanello, do Ipê, ficou em terceiro, com 12 pontos.

Ademir Mazon, presidente da FPGolfe, e Luiz Recchia, seu vice-presidente técnico, entregaram os prêmios aos campeões. Mazon lembrou que a FPGolfe faz questão de manter o Paulista de Match Play no calendário por ser a modalidade que deu início ao golfe, no século 16, e continuou a ser muito jogada até o advento da televisão, no século 20.

Match Play – Muitos dos mais importantes campeonatos de golfe do mundo são jogados na modalidade Match Play, como a Ryder Cup, Presidents Cup e a Los Andes, o Sul-Americano por Equipes. Um dos quatro torneios dos World Golf Championships do circuito mundial é um torneio de Match Play, jogado desde 1999. Este ano será disputado de 24 a 28 de março, com o nome de WGC-Dell Technologies Match Play.

Os próximos torneios da Federação Paulista de Golfe serão o Campeonato Juvenil de Match Play do Estado de São Paulo, também no Sapezal, de 6 a 7 de fevereiro; a rodada de abertura do Torneio Interclubes Masculino por Handicap Índex do Estado de São Paulo, dia 24 de fevereiro, no PL; e o primeiro aberto do ano, o de Bauru, dias 27 e 28 de fevereiro.

Veja também:

Rafael Becker em 9º lugar no 69º ECP Brazil Open, mas primeira rodada terminará nesta sexta-feira Rafael Becker em 9º lugar no 69º ECP Brazil Open, mas primeira rodada terminará nesta sexta-feira
Guarapiranga vence a quarta rodada do 22º Interclubes por Handicap Índex Masculino de São Paulo Guarapiranga vence a quarta rodada do 22º Interclubes por Handicap Índex Masculino de São Paulo
Uma festa do golfe marcou a realização do Pro-Am no 69º ECP Brazil Open Uma festa do golfe marcou a realização do Pro-Am no 69º ECP Brazil Open
69º ECP Brazil Open começa nesta quinta-feira no Campo Olímpico de Golfe, no Rio de Janeiro 69º ECP Brazil Open começa nesta quinta-feira no Campo Olímpico de Golfe, no Rio de Janeiro
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software