Lista/Grade

Miriam Nagl é 10º na Nova Zelândia e lidera corrida pela vaga olímpica

Miriam Nagl Foto: divulgação/LET

Miriam Nagl
Foto: divulgação/LET

A paranaense Miriam Nagl terminou empatada em 10º lugar na disputa do New Zeland Women´s Open, etapa do Ladies European Tour (LET), subiu 121 posições no ranking mundial e agora ocupa a vaga destinada ao país sede para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Com 212 tacadas (parciais de 72/68/72), Miriam conseguiu o seu primeiro top 10 da temporada. A campeã foi a neozelandesa Lydia Ko, número 1 do mundo. Miriam disputou a competição graças a um convite dos patrocinadores e organizadores, obtido pela Confederação Brasileira de Golfe (CBG).

Com o resultado, ela agora é a 483ª do ranking mundial feminino, ultrapassando a paulista Victoria Lovelady, que está em 493º lugar. Victoria também disputou o torneio da Nova Zelândia, mas não passou o corte e não pontou. Ambas jogaram com apoio da CBG e do Comitê Olímpico do Brasil (COB), com recursos da Solidariedade Olímpica Internacional.

Como é a melhor brasileira do ranking mundial, Miriam tem direito à 60ª e última vaga para os Jogos Olímpicos, destinada ao país sede. Tanto ela quando Victoria, com apoio da CBG e do COB, lutam para se classificar para as Olimpíadas sem precisar utilizar a vaga garantida, e estão bem próximas a isso – elas têm apenas que ultrapassar a indiana Aditi Ashok, atualmente 456ª do mundo e 59ª colocada no ranking olímpico.

Miriam vem treinando para o início da temporada 2016 do LET desde o final do ano passado. No final de 2015, ela passou uma temporada de treinos nos EUA, com apoio da CBG e do COB. No início do ano, foi para a Austrália disputar uma série de torneios do Australian Ladies Professional Golf (ALPG), circuito australiano de golfe profissional feminino, e também contou com o apoio das duas entidades para isso.

Com uma vitória e outros dois top 5, ela avançou no ranking do ALPG e, por isso, vai garantir uma vaga no Australian Open, que acontece de 18 a 21 de fevereiro. Victoria ainda tenta uma vaga na mesma competição, por meio de uma classificatória que acontece nesta terça. Ambas vão disputar, na semana seguinte (25 a 28/02), o Ladies Masters, também na Austrália e também etapa do LET.

Masculino – O gaúcho Adilson da Silva e o paulista Lucas Lee não passaram o corte dos torneios que disputaram na última semana. Silva jogou o Tshwane Open, etapa do European Tour e do Sunshine Tour que ocorreu na África do Sul, e Lee, o AT&T Pebble Beach Pro-Am, etapa do PGA Tour americano que acontece na Califórnia (EUA). Silva segue sendo o melhor brasileiro no ranking mundial (353º) e vai seguir no ranking olímpico. Lee é o segundo melhor golfista brasileiro no mundo, em 402º no ranking, e luta para voltar à zona de classificação para as Olimpíadas.

Veja também:

Próxima etapa do Terras Friends 2025, em Itu (SP), será realizada no dia 15 de agosto Próxima etapa do Terras Friends 2025, em Itu (SP), será realizada no dia 15 de agosto
Equipe do Riacho Grande vence última rodada da fase de classificação do 23º Interclubes por Handicap Equipe do Riacho Grande vence última rodada da fase de classificação do 23º Interclubes por Handicap
Ainda dá tempo de participar do 73º Campeonato Aberto de Golfe do Santos São Vicente Golf Club Ainda dá tempo de participar do 73º Campeonato Aberto de Golfe do Santos São Vicente Golf Club
Abertas as inscrições para o 17º Aberto Damha Golf Club Abertas as inscrições para o 17º Aberto Damha Golf Club
© 2025 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software