Lista/Grade

Lucas Lee inicia temporada do PGA Tour

Lucas Lee Foto: Zeca Resendes

Lucas Lee
Foto: Zeca Resendes

O golfista paulista Lucas Lee se tornará nesta quinta-feira o terceiro brasileiro da história a disputar o PGA Tour americano, o principal circuito de golfe do mundo. Nessa data, Lee iniciará a disputa do Sanderson Farms Championship, primeiro evento da temporada 2015-16 do circuito que contará com a participação do brasileiro.

O torneio acontece em Jackson, no Mississippi (EUA), e distribui US$ 4,1 milhões em prêmios. O torneio será disputado até domingo. O primeiro desafio de Lee será passar o corte e disputar as finais, no sábado e no domingo – apenas os 70 melhores classificados nos dois primeiros dias se classificam.

Lee terminou a temporada regular do Web.com Tour, o circuito de acesso ao PGA Tour, na 23ª colocação – os 25 primeiros colocados garantiram vaga para o circuito principal.

Antes de Lee, já disputaram o PGA Tour o carioca Jaime Gonzalez, na década de 80, e o paulista Alexandre Rocha, em 2011 e 2012 (atualmente, Rocha disputa o PGA Tour Latinoamérica).

Lee iniciou sua temporada no Web.com Tour este ano no Brasil Champions, etapa brasileira do torneio, disputada em março no São Paulo Golf Club. Apesar de ter à época um cartão condicional do circuito, só pôde disputar a etapa por conta de um convite recebido da Confederação Brasileira de Golfe (CBG), que organizou o evento. Como passou o corte em São Paulo, ganhou o direito de disputar mais uma etapa do Web.com Tour, o BMW Charity Pro-Am, no qual ficou em 16º lugar e garantiu o direito de disputar o restante da temporada.

O golfista brasileiro em junho foi vice-campeão de dois torneios consecutivos, o Greater Dallas Open e o Rust-Oleum Championship, que o fizeram ficar entre os 25 primeiros do Money List e foram cruciais para chegar ao PGA Tour.

Lee tem estado com frequência na zona de classificação para os Jogos Olímpicos. Como não pontuou nas últimas semanas, quando se recuperava de uma lesão nas costas, Lee não aparece no ranking olímpico mais recente, divulgado pela Federação Internacional de Golfe na semana passada. Se os Jogos Olímpicos Rio 2016 fossem hoje, o único representante brasileiro seria o gaúcho Adilson da Silva, que disputa os circuitos asiático e sul-africano. Isso pode mudar, pois o PGA Tour é o circuito que distribui mais pontos de ranking mundial.

Foto: Zeca Resendes

Foto: Zeca Resendes

PGA Tour Latinoamérica – O brasileiro Alexandre Rocha tem de quinta a domingo o desafio de se manter entre os cinco primeiros colocados do PGA Tour Latinoamérica, o principal circuito de golfe do continente. Rocha vai disputar a 110ª edição do Open de Argentina, o principal torneio profissional do país vizinho.

Rocha é atualmente o brasileiro melhor posicionado no PGA Tour LA – está em 4º lugar do Money List, depois de ter ficado algumas semanas na 3ª posição, após ter vencido o Aberto do Brasil, no Rio de Janeiro, no final de setembro.

Pelo fato de ter iniciado o mês de novembro entre os 10 primeiros do ranking do PGA Tour LA, Rocha ganhou uma vaga na fase final da Q-School, a seletiva para o Web.com Tour. Ou seja, ele tem duas chances de voltar ao circuito de acesso do PGA Tour: ou termina a temporada entre os cinco jogadores (“Los Cinco”) que ganham vagas, ou tenta se classificar por meio da Q-School.

Além do Open de Argentina, ainda há três torneios no calendário: outro na Argentina, um no Peru e outro em Porto Rico. Os brasileiros Rafael Becker, Rodrigo Lee e Daniel Stapff também disputarão o Open de Argentina.

Edição: 

Veja também:

Circuito de Verão do São Paulo Futebol Clube no Damha Golf Club Circuito de Verão do São Paulo Futebol Clube no Damha Golf Club
Novas Regras do Golfe para o quadriênio 2016-2019 Novas Regras do Golfe para o quadriênio 2016-2019
Por que o treinamento sem orientação não funciona Por que o treinamento sem orientação não funciona
2º campeonato Aberto da Cidade de Goiânia 2º campeonato Aberto da Cidade de Goiânia
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software