Hinako Shibuno, uma jovem de apenas 20 anos e jogando pela primeira vez um torneio no LPGA, foi a campeã do AIG Women’s British Opendisputado no campo do Woburn Golf Club, em Milton Keynes, na Inglaterra, de 1 a 4 de agosto.
Shibuno terminou as quatro rodadas no Woburn Golf Club com 18 abaixo do par, 270 tacadas (66-69-67-68). Ela ganhou no último buraco no domingo para levar o British Open do AIG por uma tacada contra a americana Lizette Salas, que fez 271 tacadas (69-67-70-65). Com a vitória, Hinako Shibuno agora tem a opção de se juntar a melhores golfistas do mundo no LPGA.
Salas, que disputou um duelo frente-a-frente com a coreana Jin Young Ko, que buscava o seu terceiro grande campeonato do ano, fez um birdie no buraco 15, seguido de três apres, terminando com uma volta de 65 tacadas, a melhor volta de todo o torneio.
A jovem campeã chegou ao 18 sorrindo e acenando para o público. Ela acertou um putter de 6 jardas para a vitória e e fez uma cara de descrença, e mais uma vez dando um sorriso largo e uma risada brincalhona, quase embaraçada, uma das razões de seu apelido em sua terra natal ser Cinderela Sorridente.
A única outra golfista japonesa a vencer um campeonato importante no LPGA ou no PGA Tour foi Chako Higuchi, que levou o KGAG Women’s PGA Championship de 1977.
“Arigato gozimas”, disse Shibuno por trás do troféu do campeonato, agradecendo a mídia em japonês antes de dizer por meio de um intérprete: “Eu não consigo descrever em palavras o que estou sentindo”. Então, com outro sorriso e risada, acrescentou: “Eu também estou com fome.” De prêmio ela ganhou 650 mil dólares