Lista/Grade

Interclubes Feminino de SP: São Fernando conquista invicto o tetracampeonato da 1ª Categoria

Equipe São Fernando
Thais Pastor/F2

O São Fernando Golf Club, na 1ª Categoria, e o São Paulo Golf Club, na 2ª Categoria, foram os campeões do 47º Torneio Interclubes Feminino Scratch do Estado de São Paulo, que teve sua quarta e última rodada de 2024 disputada nesta terça-feira, 25 de junho, no Clube de Campo de São Paulo. O Interclubes Feminino é uma das competições mais antigas da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe), jogado desde 1975, quando substituiu a Taça Cássio Muniz.

A competição é disputada por três jogadoras por time, na modalidade Match Play scratch (gross), todos contra todos, dentro de cada categoria, sendo que o handicap índex só é usado para delimitar as categorias: na 1ª Categoria podem participar golfistas de qualquer handicap; na 2ª Categoria apenas jogadoras com handicap índex de 15,1 em diante. As rodadas anteriores foram jogadas em março (apenas segunda categoria), abril e maio.

1ª Categoria – Depois de ter superado o Clube de Campo e o Guarapiranga pela contagem máxima de 6 x 0, nas rodadas anteriores, o  São Fernando chegou à decisão da 1ª Categoria, que reuniu quatro equipes, como virtual campeão, precisando apenas empatar um de seus três jogos do dia, contra o Arujá, para comemorar o título.

O confronto terminou em empate, com uma vitória, uma derrota e um empate – 3 x 3 –, dando ao São Fernando seu quarto título consecutivo da 1ª Categoria, depois de ter sido campeão em 2019, 2022 e 2023 (o torneio não foi jogado em 2020 e 2021 por causa da pandemia). O São Fernando, campeão invicto, com 5 pontos, jogou a rodada com Andrea Arruda, Stella Basile e Bia Yoon Chung.

O empate na última rodada deu o vice-campeonato ao Arujá, com 3 pontos. O Arujá vinha de quatro títulos nas nove edições anteriores (2013, 2015, 2016 e 2018). O Guarapiranga, que venceu as donas da casa por 6 x 0, somou apenas esses dois pontos, para ser o terceiro colocado, enquanto o Clube de Campo, que também só venceu um jogo, terminava em quarto, também com dois pontos, por ter feito menos pontos por equipes (8 contra 4) do que o adversário, o primeiro critério de desempate.

2ª Categoria – Com seis times participando, o São Paulo chegou à rodada final invicto, precisando vencer o Arujá, um de seus dois confrontos do dia, para ser campeão. Mesmo sendo surpreendido pelo Clube de Campo, que fez valer a vantagem de jogar em casa e se impôs por 5 x 1, o São Paulo foi campeão ao derrotar o Arujá, único que poderia lhe impedir o título, por 4 x 2, sendo que nenhum jogo passou do buraco 16. O Arujá ganhou três títulos nas sete edições, o último em 2018, quando fez dobradinha nas duas categorias.

O São Paulo, que jogou com Dayane Dezan, Stella Lin e Adelina de Souza, foi campeão com 8 pontos em 10 possíveis (quatro vitórias e uma derrota). Em segundo lugar, com 5 pontos, empataram o Clube de Golfe de Campinas e o Arujá, mas o time de Sumaré foi o vice-campeão, nos critérios de desempate, por ter feito mais pontos por equipe – 16 x 15 -, deixando o time de Arujá em terceiro lugar.

As outras três equipes empataram em quarto lugar, com quatro pontos cada, sendo que nos critérios de desempate o Guarapiranga, que defendia o título da categoria, terminou em quarto lugar, seguido pelo Clube de Campo e São Fernando.

Resultados completos do 47º Interclubes Feminino Scratch de São Paulo

Equipe São Paulo
Foto: Thais Pastor/F2

 

Veja também:

Crianças de escolas públicas de Quatro Barras participam de aulas gratuitas de golfe Crianças de escolas públicas de Quatro Barras participam de aulas gratuitas de golfe
Alexa, classificada no Juvenil de SP, estreia no Optimist International Junior Championship Alexa, classificada no Juvenil de SP, estreia no Optimist International Junior Championship
Rodrigo Lee vence o 3º Grama Pro Invitational & Pro-Am Rodrigo Lee vence o 3º Grama Pro Invitational & Pro-Am
Inscrições abertas para o Curso de Formação de Árbitros Nível II Inscrições abertas para o Curso de Formação de Árbitros Nível II
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software