Lista/Grade

Igor Cruz e Maria Aparecida Silveira vencem o 23º Aberto do Ipê Golf Club de Ribeirão Preto (SP)

Ademir, Cidinha, Igor e Umberto
Foto: Thais Pastor/ F2

O golfe paulista e brasileiro ganhou um novo campeão com a vitória de Igor Cruz, do Damha, no Honda Open – 23º Aberto do Ipê Golf Club de Ribeirão Preto, jogado nestas sexta-feira e sábado, dias 10 e 11 de maio, valendo pontos para o ranking da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe). Os jogadores de São Carlos dominaram o placar, com Matheus de Paula sendo vice-campeão, empatado com Herik Machado.

Filho de um jardineiro do Parque Damha e de uma faxineira, Igor já tinha mostrado seu talento no golfe como juvenil, quando conquistou resultados importantes como o vice-campeonato do Aberto do Ipê de 2016. Mas ele precisou parar com o golfe e só voltou no ano passado, graças ao empresário Emiliano Saran, da Saran Consulting, que montou um projeto para dar nova oportunidade a Igor, com apoio de Douglas Muraro, de Santa Catarina, do Grupo Musik’a, que entrou como apoiador, e do próprio Damha, onde Igor joga agora como sócio.

Igor Cruz
Foto: Thais Pastor/ F2

Renascimento – Igor voltou a competir depois de mais de cinco anos afastado do golfe, no Honda Open – Aberto do Damha, onde terminou em terceiro, a uma tacada do playoff onde Marcos Negrini superou Herik Machado no segundo buraco extra. Este ano, em voos mais altos, foi vice-campeão do Aberto da Cidade de Curitiba, no final de março, resultado que o colocou no Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR), onde apenas 34 brasileiros estão listados hoje. Mas ficava faltando uma vitória para colocá-lo definitivamente no Hall dos Campeões.

O tão esperado título chegou com uma sólida atuação de Igor em Ribeirão, onde venceu de ponta a ponta e por cinco tacadas de vantagem, superando muitos dos melhores jogadores do estado, incluindo outros quatro Top 7 do ranking paulista e os ganhadores dos últimos cinco torneios válidos para o ranking da FPGolfe. Igor somou 143 (73-70) tacadas ao fazer o melhor resultado de cada rodada, em um torneio com temperaturas beirando os 35º C e greens muito rápidos.

Quase tão contente quanto Igor estava Matheus de Paula, do Damha, que jogou seis acima na estreia e duas abaixo na volta final, onde apesar de um duplo bogey-7, jogou 70, duas abaixo, para ser o outro único além de Igor a quebrar o par do campo, igualar o melhor resultado da semana e levar o troféu de vice-campeão, com 148 (78-70) tacadas, no desempate com Herik Machado, mais um do Damha, que também somou 148 (76-72), mas perdeu a taça nos critérios de desempate.

Mais destaques – Hélio Meirelles, do São Fernando, , no entanto, foi o campeão na classificação por handicaps índex até 8,5, com 143 (72-71) net, uma abaixo do par. O pódio foi completado por João Montans, do Ipê, vice-campeão, com 145 (73-72) tacadas, seguido por Renato Rúbio, do Quinta do Golfe, que somou 148 (73-75) e levou o troféu de terceiro lugar ao superar Henrique Pedro, do Ipê (69-79), líder do primeiro dia, nos critérios de desempate.

Mais premiados – Nas demais categorias foram premiados o campeão gross e os dois melhores net. Leandro Metzner, do Arujá, foi o campeão gross da 8,6 a 14, com 162 (83-79) tacadas. Os melhores net foram de dois jogadores da casa: Marcelo Rezende, com 144 (72-72), e Fabio Rosa, com 148 (.74-74). Na 14,1 a 19,4, Ademir Mazon, do Sapezal, presidente da FPGolfe, foi o campeão gross com 180 (92-88), ao superar João Tomazeli, do Clube de Golfe de Campinas (91-89), nos critérios de desempate. Os troféus net ficaram para Antonio Basile, do Ipê, com 147 (74-73), seguido por Tomazeli, com 148 (75-73).

Na 19,5 a 25,7, o campeão gross foi Paulo Cesar Gonçalves, do Anexo Golf, com 177 (90-87) tacadas, enquanto os prêmios net ficavam para dois jogadores da casa, com 149 net: Marcelo Nunes (80-69), campeão, e Samuel Passalacqua Filho (74-75), o vice. Houve ainda uma categoria extra, stableford, para handicaps índex de 25,8 a 36, onde só deu Ipê: Decio Pasqualin Neto venceu com 74 (37-37) pontos, seguido por Iuri Soares, com 73 (38-35), e por Eduardo Barros, com 64 (30-34).

Feminino – Entre as mulheres, Maria Aparecida Silveira, de Bauru, defendeu com sucesso seu título ao vencer com 175 (83-92) tacadas, seguida por Kyoung Aie Kim, do CG Campinas) com 182 (92-90). Na classificação até 16 de handicap índex, Nivea Martins, do Ipê, venceu com 169 (79-81), seguida por Mônica Fontes, do Ipê, com 161 (81-80), e por Patricia Vieira de Araújo, do Clube de Campo, com 170 (87-83).

Na feminina de 16,1 a 32, a campeã gross foi Suin Lee, do Clube de Golfe de Campinas, com 197 (105-92) tacadas. Os melhores net foram de Rosa Pelicioni, do Ipê, campeão com 162 (84-78), e de Roh JI, mais uma do Clube de Golfe de Campinas, vice com 165 (87-78).

 Solidariedade RS – O Ipê Golf Club aderiu à Campanha de Solidariedade ao desastre climático que destruiu o Rio Grande do Sul, solicitando doações de todos os participantes do torneio, que arrecadaram um montante importante, incluindo doações de empresas dos jogadores.

O empresário Almir de Oliveira, da Inove Transformadores, que patrocina, através do Damha, jogadores como Marcos Negrini, Herik Machado e Matheus de Paula, ofereceu R$ 200 de doação a cada birdie feito no buraco 12, quantia que ele acabou arredondando para R$ 5 mil.

Premiação – Umberto Carvalho, presidente do Ipê, e Ademir Mazon, presidente da FPGolfe, integraram a mesa de premiação ao lado dos patrocinadores Otávio Mizikami (Honda) e André Azevedo (Multiplica), de Renato Nogueira Filho e Rafael Liam, capitão e vice-capitão do clube, e Nívea Martins, a capitã do Ipê. No final foram sorteados brindes e servido um jantar oferecido pelo Mirai, referência em comida japonesa em Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

Resultados

https://cbg.bluegolf.com/bluegolf/cbg24/event/cbg2440/contest/1/leaderboard.htm

Veja também:

Lauren Grinberg em primeiro lugar e Guilherme Ziccardi em segundo são os melhores brasileiros no 93º Campeonato Amador de Golfe do Brasil Lauren Grinberg em primeiro lugar e Guilherme Ziccardi em segundo são os melhores brasileiros no 93º Campeonato Amador de Golfe do Brasil
Lançamento do TAG Heuer Connected Watch Caliber E4 – Golf Edition Lançamento do TAG Heuer Connected Watch Caliber E4 – Golf Edition
93º Campeonato Amador de Golfe do Brasil começa nesta quinta-feira no São Fernando Golf Club 93º Campeonato Amador de Golfe do Brasil começa nesta quinta-feira no São Fernando Golf Club
Campeões do 14° One Day in Paradise, torneio mensal do Paradise Golfe Clube Campeões do 14° One Day in Paradise, torneio mensal do Paradise Golfe Clube
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software