Agora foi a vez de escolas municipais e particulares da Bahia. Profissionais de golfe e professores de educação física participaram de curso de capacitação, para poderem passar os conhecimentos elementares do esporte para seus alunos, a partir da metodologia do Golfe para Vida, que inclui uma abordagem lúdica e equipamentos especialmente desenvolvidos para despertar o interesse das crianças, ao tempo em que se adapta ao estágio de desenvolvimento motor e cognitivo das crianças.
O curso aconteceu nos dias 01 e 02 de dezembro, ministrado pelo profissional Reginaldo Coelho, na Escola Municipal Antônio Paiva Tolentino, na Vila de Sauipe, Município de Mata de São João, capacitando professores de educação física de três colégios baianos. A Escola Municipal Antônio Paiva Tolentino tem 800 alunos, sendo que 408 irão fazer parte do projeto. Para tanto, foram capacitados dois professores de educação física.
Já a Escola Municipal Açu da Torre tem 780 alunos, dos quais 340 serão incluídos no programa Golfe para Vida, sob supervisão de um professor que também foi capacitado. E da Escola Particular Anglo Brasileiro, localizada em Salvador, foram capacitados três professores, os quais levarão o conhecimento básico do esporte à 350 crianças. Também participaram do curso os profissionais dos campos baianos Iberostar e Costa do Sauípe.
“A satisfação com o projeto foi geral. Todos demonstraram encantamento com a oportunidade de praticar um esporte tido como ´de elite´, em uma comunidade de baixo poder aquisitivo e carente. O projeto teve o total apoio dos pais, que vibraram com a oportunidade no novo aprendizado que estava sendo oferecido aos seus filhos”, disse Florinda Barreto, diretora do Departamento de Amadores da Federação Baiana e Capixaba de Golfe, e uma das organizadoras do evento.
“Os profissionais e professores estavam comprometidos com o projeto, e dominaram bem a dinâmica dos trabalhos com o equipamento soft golf. Mostraram competência exigida pelo curso, atingindo as metas necessárias para a aprovação, tanto teórica quanto prática”, concluiu o profissional Reginaldo Coelho.
A diretora escolar Maria de Lurdes Santos também teve uma excelente impressão: “As crianças ficaram realmente animadas com o golfe. Pela maneira como gostaram dessa prática esportiva, não tenho a menor dúvida que o projeto será um grande sucesso nas escolas da região”, declarou.
Outra evidência do sucesso do evento foi a presença do Prefeito Municipal de Mata de São João, Marcelo Oliveira. Também lá estiveram os diretores da FBCG, secretários municipais, vereadores e os diretores dos campos Costa do Sauípe e Iberostar, respectivamente Noé Carvalho e Gary Skolnik.
“O Golfe para a Vida está acentuando cada vez mais seu potencial multiplicador e integrador em torno de um projeto primordial para o crescimento da base. Ficamos extremamente felizes em poder constatar, mais uma vez, que estamos no caminho certo; e o mais importante, contando com excelentes parceiros. Meus parabéns a todos os envolvidos”, comemorou Paulo Cezar Pacheco, presidente da Confederação Brasileira de Golfe.
“Nós também só temos a comemorar, pois estamos perfeitamente alinhados com esse objetivo tão necessário de fazer o golfe crescer e se tornar cada vez mais conhecido e praticado; e nada mais coerente do que começarmos a fazer isso com as crianças”, disse Bruno Tariant, presidente da Federação Baiana e Capixaba de Golfe.
O programa Golfe para a Vida conta com o patrocínio do HSBC com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, além do apoio técnico-financeiro do R&A.