Lista/Grade

Evandro Bonocchi e Matheus Sampei participaram do torneio de golfe adaptado no Clube de Golfe Vale Pisão, em Portugal

Evando Bonocchi e Matheus Sampei

Evando Bonocchi e Matheus Sampei

Primeiros golfistas cadeirantes brasileiros a participarem de torneio na Europa, Evandro Bonocchi e Matheus Sampei disputaram torneio de golfe adaptado no Clube de Golfe Vale Pisão, em Portugal.

Os dois golfistas de São José dos Campos, verdadeiros desbravadores como Cabral e suas grandes aventuras, foram atrás de seus sonhos e de patrocínio para participarem do 1º Torneio Golfe Adaptado Intercontinental 2017, e voltaram vitoriosos e com muitas histórias para contar. Evandro ficou em segundo lugar e Matheus Sampei em quarto lugar.

Em vez de escrever mais uma matéria, achei melhor ter o relato de um dos golfistas.

Evandro Bonocchi conta como foi a viagem e o torneio:

Clube de Golfe Vale Pisão,

Clube de Golfe Vale Pisão,

“Meu primeiro torneio internacional. 

Olá amigos, primeiro preciso me apresentar. Sou cadeirante e um dos atletas do golfe adaptado que iniciaram a difícil tarefa de tornar esse esporte uma nova possibilidade para as pessoas com deficiência no Brasil, lá em 2012 no campo da Associação Esportiva São José.

No fim do ano passado consegui comprar minha cadeira PowerGolfer que me permite jogar em pé, entrar no green enfim, jogar golfe em qualquer campo e com qualquer jogador. Após três meses de treinos com essa cadeira fui convidado pelo golfista português, Pedro Sottomayor para participar do 1º Torneio Golfe Adaptado Intercontinental, no Vale Pisão, na cidade do Porto em Portugal.

Infelizmente não conseguimos apoio das entidades que comandam o golfe no Brasil e em São Paulo, porém, tive a sorte de encontrar empresas que acreditaram em mim e no sonho de tornar o golfe adaptado uma realidade.

Clube de Golfe Vale Pisão,

Clube de Golfe Vale Pisão,

Embarcamos, eu e Matheus Sampei (amigo que está comigo no golfe desde 2012 e que também aproveitaria a viagem para trazer sua cadeira de golfe comprada na Alemanha) no dia 31 de maio às 21h e no dia 01 de junho às 16h já estávamos no belíssimo campo do Vale Pisão onde fomos recebidos pelo Pro Sérgio Couto, uma pessoa simples, humilde e totalmente disponível a nos passar dicas preciosas e enriquecedoras sobre o golfe adaptado, já que ele é o técnico do golfista Pedro Sottomayor há mais de 3 anos.

No dia 2, às 15h, começou o torneio com as presenças dos golfistas Pedro Sottomayor de Portugal, Christian Nachtwey da Alemanha (criador e fabricante das cadeiras PowerGolfer, MotionX4 e ParaGolfer), minha e de Matheus representando o Brasil. Percorreríamos o campo disputando na modalidade stableford.

Fotos: arquivo pessoal

Fotos: arquivo pessoal

O campo do Vale Pisão é bastante desafiador e técnico, com inúmeras bancas, lagos e até riachos que cruzam o campo, em determinadas raias até parecia um mar verde, dada as alterações de níveis e que por vezes “perdíamos” os golfistas de vista.

Nos dois primeiros buracos (par 5) não consegui pontuar, estava muito nervoso…mas a partir do terceiro buraco consegui me concentrar e encaixar meu jogo. Fiz o par nos dois buracos de par 3 do campo e isso elevou bastante minha pontuação, sendo que ninguém tinha feito par nenhum. No último buraco, após todos embocarem as bolas fomos surpreendidos com um golfcart carregando Champanhe e taças para brindarmos, ainda no green, o torneio e a amizade intercontinental. 

Após 4 horas de disputa ao anunciarem o resultado mal pude acreditar que tinha alcançado a segunda colocação, deixando o experiente golfista alemão Christian para trás e ficando a apenas dois pontos do campeão Pedro Sottomayor.

Além do título de Vice-Campeão do 1º Torneio de Golfe Adaptado Intercontinental, das dicas que recebemos durante todos os dias que estivemos no campo, trago a certeza de que o golfe é muito mais que um esporte…golfe é generosidade, é amizade, é respeito! Jamais poderia deixar de citar os nomes das empresas que me ajudaram nessa empreitada: T-Line Jeep – Abreu Turismo – Terapêutica – Body Pilates”.

Participantes

Participantes

Espero que logo tenhamos um torneio deste aqui no Brasil e parabéns aos atletas brasileiros.

Parabéns também as empresas de São José dos Campos que acreditaram nos sonhos do Evandro e Matheus.

As  empresas que patrocinaram e apoiaram este marco para o golfe adaptado brasileiro foram Abreu Turismo (Portugal), A Terapêutica (farmácia de manipulação) Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos, Body Pilates, Saúde em Evidência (academia) T-line Jeep e Vale Sul Shopping.

Comemoração final

Comemoração final

Edição: 

Veja também:

Estão abertas as inscrições para o Aberto Feminino do Gavea Golf no Rio de Janeiro Estão abertas as inscrições para o Aberto Feminino do Gavea Golf no Rio de Janeiro
Champs Privés, em Campo Limpo Paulista, terá nova gestão a partir de 1º de julho Champs Privés, em Campo Limpo Paulista, terá nova gestão a partir de 1º de julho
Campeões da Sexta etapa do Torneio Incentivo ao Golfe será no Taiá Campeões da Sexta etapa do Torneio Incentivo ao Golfe será no Taiá
Aberto do Ipê: Paulo Vitor Mattos e Claudia Rappa vencem em Ribeirão Preto Aberto do Ipê: Paulo Vitor Mattos e Claudia Rappa vencem em Ribeirão Preto
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software