Lista/Grade

Campeões do Torneio da ABGS, no Terras de São José Golfe Clube, em Itu (SP)

Fernando Braga, VP da ABGS, premia Mário Ghisalberti
Foto: Thais Pastor/ F2

Mário Ghisalberti, do Japy, entre os seniores; Rodrigo Carbonel, do Sapezal, na pré-sênior e Daisy Chang, do Guarapiranga, no feminino, foram os campeões do Torneio de Aniversário da ABGS (Associação Brasileira de Golfe Sênior), disputado dia 5 de maio, no Terras de São José Golfe Clube, em Itu (SP).

O evento comemorou antecipadamente os 43 anos da ABGS, que faz aniversário nesta quarta-feira, 11 de maio, valendo para os rankings premiados da entidade e ainda para os rankings scratch sênior e pré-sênior da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe).

Destaques – Para comemorar os 43 anos da ABGS estiveram presentes Osmar da Costa Sobrinho, presidente da Confederação Brasileira de Golfe, do Clube de Campo, que foi um dos destaques entre os de handicaps mais altos, e Ademir Mazon, presidente da FPGolfe, do Sapezal. Com o presidente Constantino Ajimasto Junior, o Grego, afastado por causa de uma cirurgia no ombro, a entidade foi representada por Fernando Braga, de Bauru, vice-presidente Técnico; por Sérgio del Porto, do Fazenda da Grama, vice-presidente Administrativo da ABGS, e por Alexandre Leonardi, o Diretor Pré-Sênior.

 

Mário Ghisalberti com Sérgio del Porto, Osmar da Costa Sobrinho, Fernando Braga, Ademir Mazon, Lilian Ghisalberti e Alexandre Leonardi
Foto: Thais Pastor/ F2

Com dois buracos do Terras de São José (1 e 6) em fase final da reforma que está trocando a grama do campo todo, o torneio foi jogado com dois greens provisórios e par 67, com 31 de ida em 36 de volta. O Terras de São José presenteou todos os associados da ABGS com um superdesconto para jogar em seu campo nos próximos três meses, oferecendo preços de green-fee reduzido tanto durante a semana como nos finais de semana.

Vitória – Mário Ghisalberti, campeão do ranking ABGS de 2021, e que vinha da conquista do título do Torneio ABGS de Brasília, um evento de dois dias, foi o destaque da competição. Ele jogou 30 tacadas de ida, uma abaixo, com dois birdies, e mesmo jogando três acima na segunda metade do campo, com bogeys nos dois buracos finais, ainda foi campeão por cinco tacadas de vantagem.

Valdir Dezan, supersênior de 71 anos, do Fazenda da Grama, que chegou a liderar a volta final do Aberto de seu clube, na semana anterior, chegou à metade do campo sozinho em segundo lugar, com 34 tacadas. Mas Dezan jogou 40 nos nove buracos finais, para somar sete acima e ser um dos vice-campeões do torneio.

 Mais destaques – Douglas Black, do Sapezal, que vinha de um título no Torneio ABGS da Quinta da Baroneza, não começou bem, fazendo seis bogeys na primeira metade do campo. Mas jogou uma acima no restante da rodada, para também somar sete acima e dividir o segundo lugar. Koichi Ogata, do PL, ficou em quarto, com 76, seguido por Lyn Ahn, do Guarapiranga, e por Antônio Zauli, do Poços, com 78, e por Wei Chung, do Guarapiranga, e Almir Oliveira, do Damha, com 79. Ademir Mazon e Shozo Karasawa, do Vista Verde, completaram os Top 10, com 81.

 Na categoria sênior com handicap índex até 14, o campeão foi Jaime Chung, do Guarapiranga, com 66 tacadas, uma abaixo. Antônio Zauli, do Poços de Caldas, também jogou 66, mas ficou com o troféu de vice-campeão nos critérios de desempate. Koichi Ogata do PL, jogou 67 e completou o pódio. Na 14,1 a 23 os premiados foram Francisco Matarazzo, do São Francisco, campeão com 62 tacadas, cinco abaixo. Fabien Dupret, do Sapezal, que jogou 63 e foi vice ao superar Joseph Venetico, do Maringá, que também marcou 63, nos critérios de desempate.

Stableford – Na 23,1 a 32, jogada no sistema stableford, Sergio Kurita, do Arujá, venceu com 42 pontos, seguido por Osmar da Costa Sobrinho, do Clube de Campo, com 36, Oswaldo Santi, do São Paulo Futebol Clube, que também somou 36, mas ficou em terceiro no desempate.

Nas categoria por idade, também stableford, os campeões foram Francisco Silveira, do Damha, com 37 pontos, na 55 a 59 anos; Valdemir Prado, do Ipê, com 36 pontos, na 60 a 65 anos; Peter Ching, do Guarapiranga, com 37 pontos na 66 a 70 anos; Valdir Dezan, da Grama, com 36 pontos na 71 a 75 anos; e Antônio Gantus, do São Francisco, com 37 pontos, entre os de 76 anos ou mais.

Pré-Sênior – Entre os pré-seniores (40 a 54 anos), foram premiadas três categorias. O campeão scratch foi Rodrigo Carbonel, do Sapezal, com 82 tacadas. André Simão, do Damha, ficou em segundo na geral, mas venceu a pré-sênior entre os de handicap índex até 14, com 73 tacadas. E na14,1 a 32, Massao Kanesaki, do Sapezal, venceu com 67 e Carlos Eduardo Ramos, do Lago Azul, foi o vice, com 72.

No feminino, a campeã scratch foi Daisy Chang, do Guarapiranga, com 87 tacadas, enquanto sua companheira de clube, Wang Lu, jogava 73 para vencer na categoria com handicap índex até 25, seguida por Iracema Ariyoshi, da Associação Esportiva São José, vice, com 75. Na 25,1 a 32, Marilene Signorini, da Fazenda São João da Boa Vista, venceu com 31 pontos stableford. Houve ainda uma categoria única para convidados, com índex até 32, vencida por Alexandre Carmona, do Sapezal, com 68.

Premiação – O torneio terminou com um almoço de confraternização no andar superior da sede do Terras de São José, seguido de premiação e sorteio de brindes oferecidos pela ABGS, empório Bença Pura e Plus Wine, que expuseram e ofereceram degustação de seus produtos.

Veja álbum com fotos em alta definição do torneio.

Veja também:

Riviera de São Lourenço realiza a quarta etapa do Torneio de Golfe neste sábado, dia 28 de maio Riviera de São Lourenço realiza a quarta etapa do Torneio de Golfe neste sábado, dia 28 de maio
Rafael Becker disputa o Jalisco Open GDL, no México Rafael Becker disputa o Jalisco Open GDL, no México
Inscrições abertas para o 36º Torneio Aberto do Guarujá Golf Club, no feriado de Corpus Christi Inscrições abertas para o 36º Torneio Aberto do Guarujá Golf Club, no feriado de Corpus Christi
Tiago Cardoso é o novo profissional do Imperial Golf Clube Tiago Cardoso é o novo profissional do Imperial Golf Clube
© 2022 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software