Lista/Grade

Bola que cai do tee durante a tacada

Olá Golfistas,

Um fato não muito raro ocorreu em uma competição de golfe. A bola do jogador, em sua primeira tacada no tee, caiu do tee durante a sua tacada, quando ele estava fazendo o movimento como seu taco, em direção à bola (depois do back swing) e por esse motivo ele erra completamente a bola (air shot).

Como deveria ser o procedimento neste caso?

Foto: divulgação

Foto: divulgação

A primeira situação a ser analisada é se a bola estava em jogo.

Ora, sabemos que a bola só entra em jogo depois de ser realizada a primeira tacada, ou seja, depois que o jogador executa o movimento com o taco em direção à bola com a intenção de colocá-la em jogo. Como a bola se movimentou antes da conclusão do movimento do taco, a bola ainda não estava em jogo. Ela só deve ser considerada em jogo após o momento em que  o taco passasse por ela. O jogador não sofre nenhuma penalidade, mesmo se fosse ele o causador do movimento da bola. Isto está definido na Regra 11-3: Bola que cai do tee.

Outro ponto é saber se a tacada valeu ou se ele deve recolocar a bola no tee.

Sim a tacada valeu, pois ele executou o movimento com o taco em direção à bola com a intenção de colocá-la em jogo. Acertando ou não a bola, a bola entrou em jogo. E ele deve continuar o joga da posição onde a bola parou, e será a sua segunda tacada.

Vale como observação que alguns jogadores consideram que isso poderia ser uma distração causada pelo vento e requisitaria uma nova tacada sem penalidade.  De acordo com a definição de agente externo, e como vento não é um agente externo, a bola não deve ser recolocada; e ainda, de acordo com a Decisão 1-4/1, uma distração como esta, não dá direito ao jogador repetir a tacada.

Até a próxima,
J. Nabuco

Edição: 

Veja também:

Fernando Silva vence o Aberto do Santos São Vicente Fernando Silva vence o Aberto do Santos São Vicente
Campeões do 7º Torneio Interclubes de Golfe do Nordeste Campeões do 7º Torneio Interclubes de Golfe do Nordeste
11º Aberto do Damha Golf Club 2017 – Taça Gocil de Golfe 11º Aberto do Damha Golf Club 2017 – Taça Gocil de Golfe
Taça Conte Comigo no Lago Azul Golfe Clube no dia 16 de setembro Taça Conte Comigo no Lago Azul Golfe Clube no dia 16 de setembro
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software