Lista/Grade

Aos 80 anos, Itanhangá Golf Club instala sistema de irrigação mais moderno do mundo

Itanhangá Golf Club Foto: divulgação

Itanhangá Golf Club
Foto: divulgação

A Regatec, representante brasileira da Rain Bird e líder nacional no mercado de irrigação de campos esportivos, está finalizando a primeira fase de instalação do novo sistema de irrigação do Itanhangá Golf Club, no Rio de Janeiro, um dos principais e melhores campos de golfe do País, que este ano comemora 80 anos de vida.

Os primeiros nove buracos já estão com a nova irrigação praticamente concluída. Depois o sistema será implementado na segunda volta.

O Itanhangá está adotando o sistema chamado de Integrated Control, o mais moderno da marca Rain Bird disponível no mundo. Semelhante ao instalado recentemente pela Regatec no Maringá Golf Club, no Paraná, o novo sistema será responsável por calcular quanta água deve ser reposta em função da evapotranspiração das últimas 24 horas.

Para fazer o cálculo, o sistema leva em conta fatores como temperatura, vento, umidade relativa e radiação solar, entre outros. Desta forma, consegue definir como os aspersores devem se comportar, fazendo com que soltem a quantidade de água certa para cada ponto do campo, gerando economia de energia e água.

“O mercado brasileiro está começando a perceber que um bom controle central, como o instalado em Maringá e o que está sendo implementado no Itanhangá, faz com que energia e água sejam economizadas”, diz Braz, que é um auditor para irrigação de golfe certificado pela Irrigation Association (IA) e pela Golf Course Superintendents Association of America (GCSAA). “Com esse sistema, o campo sempre estará em condições perfeitas, sem que nenhuma água tenha sido dispersada e com o menor consumo possível de energia”, explica.

“Teremos um controle maior dos recursos hídricos, o que vai representar não só um gasto menor, mas também maior proteção ao meio ambiente”, diz Henrique Motta, diretor de campo do Itanhangá, presidido por Alberto Fajerman. Segundo ele, o sistema de irrigação poderá ser controlado a distância, até mesmo pelo celular. No sistema antigo, funcionários da manutenção tinham que abrir e fechar manualmente cada ponto de irrigação. “Vamos poder direcionar essa mão-de-obra para outras atividades no campo”, diz Motta.

Projetado para atender aos 27 buracos do Itanhangá, inicialmente o sistema será implantado apenas nos 18 buracos do campo principal. “Nossa intenção é no futuro dar um upgrade no campo de 9 buracos e deixá-lo no mesmo nível do campo principal”, diz Motta.

Um dos principais campos de golfe brasileiro, o Itanhangá foi a sede escolhida para sediar os quatro torneios do LPGA Tour (a liga feminina de golfe americana, a mais importante do mundo) realizados no Brasil. O campo também já sediou etapa do European Tour e os principais torneios nacionais, como Aberto do Brasil e Amador Brasileiro.

Além do Itanhangá, atualmente a Regatec está instalando a irrigação nos 9 buracos do Vila da Mata Golf Club, em São Roque (SP), trabalhando no Terras Altas Golf Club, novo campo de 9 buracos em Poços de Caldas (MG), concluindo os segundos 9 buracos da Quinta do Golfe, de São José do Rio Preto, acabando um campo de 9 buracos em Miriti, em Belém do Pará (PA) e desenvolvendo o sistema para os segundos nove buracos de uma fazenda particular em Avaré SP, além de estar negociando com novos clientes.

Braz também comemora o fato de oito dos melhores campos do país, segundo lista divulgada no primeiro semestre pela revista Golf Digest, utilizarem sistemas de irrigação da Rain Bird desenvolvidos e instalados pela Regatec.

Fundada em 1990, a Regatec foi a primeira empresa brasileira especializada em irrigação automática para jardins, campos esportivos e grandes áreas agrícolas. A empresa é fabricante especializada em sistemas de irrigação e distribuidora da Rain Bird, uma das maiores indústrias do setor no mundo.

A Regatec tem entre seus clientes campos como São Fernando Golf Club, Iberostar Praia do Forte Golf Club, Terravista Golf Course, Damha Golf Club, Clube de Golfe de Brasília e Comandatuba Ocean Course, entre muitos outros.

 

Edição: 

Veja também:

27/03/2013 27/03/2013
27/03/2013 27/03/2013
Saiba como ir ao Brasil Classic, principal torneio de golfe do Brasil Saiba como ir ao Brasil Classic, principal torneio de golfe do Brasil
Campeões da segunda etapa do 65º Campeonato Aberto de Golfe Cidade de Curitiba Campeões da segunda etapa do 65º Campeonato Aberto de Golfe Cidade de Curitiba
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software