Lista/Grade

Academia GolfRange Campinas faz pesquisa internacional sobre perfil psico-fisiológico de golfistas

André Aroni estuda putt de Victor Pinto, observado por Thomas Choi Foto: divulgação/AGRC

André Aroni estuda putt de Victor Pinto, observado por Thomas Choi
Foto: divulgação/AGRC

O professor Andre Aroni, especialista em Fisiologia do Exercício e Mestre em Psicologia do Esporte da Academia GolfRange Campinas, aproveitou o Campeonato Juvenil de Verão do Estado de São Paulo, dias 12 e 13 de janeiro, no Damha Golf Club, em São Carlos, para conduzir uma importante parte de uma pesquisa internacional que ele lidera em nome da UNESP de Rio Claro, em parceria com o Dr. Edson Filho da University of Central Lancashire, da Inglaterra.

O objetivo é determinar um perfil psico-fisiológico para um ótimo rendimento nos putts, as tacadas sobre o green que correspondem à metade do total de tacadas em uma volta de golfe.

Esta etapa do projeto contou com o apoio da Federação Paulista de Golfe, que organizou o torneio válido pelo ranking mundial, nacional e paulista. “Durante dois dias a Academia GolfRange Campinas cedeu duas de suas quatro tecnologias de treinamento – o SAM Putting Lab e o Nexus – para esse estudo que teve a importante participação de muitos dos melhores juvenis do Brasil”, conta Aroni, que espera publicar os resultados finais do estudo até o começo de 2018. Veja, abaixo, detalhes sobre esses equipamentos.

As tecnologias de treinamento da Academia GolfRange Campinas despertaram o interesse dos representantes das diversas Federações presentes no torneio, bem como dos pais dos golfistas que procuram Aroni para realizar as avaliações dos filhos. Há grande interesse dos representantes de diversas federações em promover clínicas e avaliações com as tecnologias da Academia GolfRange Campinas em seus estados.

Conheça as tecnologias disponíveis no Performance Center da Academia GolfRange Campinas

SAM PuttLab

Líder mundial para análise de putts; o SAM PuttLab faz por seu stroke de putt o que o Track Man faz pelo seu swing, sendo tanto um sistema completo de análise de suas tacadas sobre o green como um sofisticado sistema de treinamento. O SAM PuttLab oferece análise de todos os aspectos relevantes de seu putt e visualização em 3D daquelas que representam de 43%, no caso dos profissionais, a mais de 50% das tacadas de um jogo de golfe. É universalmente utilizado pelos profissionais do circuito mundial e amadores de ponta.

NeXus 10

O codinome “Neuro e Biofeedback” dessa tecnologia explica por que cada vez mais “mental coaches” não abrem mão de treinar seu golfistas com esse equipamento que identifica as reações fisiológicas ao stress natural do jogo e fornece ferramentas ao psicólogo esportivo. O Nexus 10 permite medir frequência cardíaca e transpiração, entre outros, e conferir o tempo que o metabolismo de cada um demora em se recuperar. Com isso, o professor ensina as técnicas aplicáveis de respiração, relaxamento, mentalização e outras que explicam por que Bobby Jones disse sua célebre frase: “o golfe competitivo é jogado num campo que mede 14 centímetros… o espaço entre suas orelhas”.

K-Vest 3D

Além de uma série de sensores corporais que permitem a análise do swing de forma tridimensional, mais precisa do que em vídeos, o K-Vest 3D é uma ferramenta indispensável dos professores para uma completa e sofisticada analise biomecânica do swing de golfe, com extrema precisão, e um sistema de aprendizado para jogadores de todos os níveis a habilidades, inclusive oferecendo os exercícios mais adequados para cada caso. K-VEST vem com exemplos dos treinamentos de profissionais do PGA Tour e LPGA Tour, mas com alguns clique cada exercício pode ser adaptado para as necessidades do aluno.

Track Man

Por seu elevado preço – preços a partir de US$ 19 mil, nos EUA – o Track Man é uma tecnologia a que poucos jogadores comuns têm acesso, embora seja utilizado e levado na bagagem de quase todo profissional do circuito mundial e ferramenta de trabalho de todas as tevês que transmitem golfe. O Performance Center da Academia GolfRange Campinas que dispõe hoje do Track Man III Pro, mas a versão IV, recém-lançada, já foi comprada e chegará em breve. O sofisticado radar do Track Man fornece o mais completo inventário de seu swing, incluindo velocidade da cabeça do taco, da bola, ângulo de lançamento, ângulo de impacto, fator de impacto (energia transferida do taco para a bola), e muito mais.

Obs.: Todas as tecnologias da AGRC estão disponíveis também para quem não é sócio. Viste o site da AGRC (www.academiagolfe.com.br) e conheça mais sobre esses serviços.

Edição: 

Veja também:

Torneio Incentivo ao Golfe terá etapa beneficente, neste final de semana, no Embrase Golf Center Torneio Incentivo ao Golfe terá etapa beneficente, neste final de semana, no Embrase Golf Center
Abertas as inscrições para o Tour Juvenil do RS Abertas as inscrições para o Tour Juvenil do RS
ABGS e AGRC levam apoio à diretoria da CBG e propõem ações conjuntas para o crescimento do golfe ABGS e AGRC levam apoio à diretoria da CBG e propõem ações conjuntas para o crescimento do golfe
II Etapa do Iguassu Golf Tour no Wish Golf Resort II Etapa do Iguassu Golf Tour no Wish Golf Resort
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software