Lista/Grade

Aberto Fazenda da Grama Embrase: Marcelo Gullo e Silvia Nishi conquistam títulos no desempate

Marcelo Gullo campeao com Beto Dias e Luiz Henrique Araujo Foto: divulgação

Marcelo Gullo campeao com Beto Dias e Luiz Henrique Araujo
Foto: divulgação

Em duas finais emocionantes, só decididas no desempate, Marcelo Gullo e Silvia Nishi foram os campeões do 10º Aberto Fazenda da Grama Embrase, encerrado neste sábado, em Itupeva (SP). O torneio, que está entre os mais concorridos e badalados do golfe brasileiro, teve patrocínio Master da Embrase Segurança e Serviços e apoios da Informar Saúde, Andiamo, Viva Amazon e Trojan – Jacto.

Marcelo Gullo e Cacá Vieira saíram na frente ao jogar 76 tacadas no primeiro dia, mas quase foram surpreendidos na volta final por Roberto Gomez, que tentava vencer o torneio pela segunda vez e se igualar a Felipe Almeida, o único múltiplo ganhador da competição. Gomez jogou uma acima de ida, para empatar na liderança, mas após um duplo bogey no 10 não conseguiu mais se aproximar dos líderes. Ele terminou em terceiro, com 160 (79-81) tacadas e completou o pódio ao superar Gilberto Pereira (78-82) por ter feito resultado melhor no segundo dia.

Silvia Nishi e Lucia Guilger Foto: divulgação

Silvia Nishi e Lucia Guilger
Foto: divulgação

Decisão – Gullo chegou a estar perdendo por duas para Cacá após os primeiros nove, mas empatou o jogo na segunda metade do campo, numa decisão emocionante, onde ambos erraram o green do 18 e salvaram o par – Cacá, da banca; Gullo do rough – para empatar com 156 tacadas e os mesmos parciais (76-80). Gullo foi campeão pelos critérios de desempate, por ter feito o melhor resultado nos nove buracos finais (38 contra 40).

Felipe Rossi terminou em quinto, com 162 (82-60), seguido por Rodrigo Somlo, com 163 (83-80) e pelo capitão Pedro Martins, com 167 (80-87). Completaram os Top 10 Tasso Pereira e Fred Cadier, empatados em nono, com 170, e Luciano Leo Júnior e Eduardo Walker, em décimo, com 171.

Destaques – Gilberto Pereira perdeu o troféu de terceiro lugar na scratch, para Gomez, mas foi campeão da categoria com handicaps mais baixos ao somar 148 tacadas. Luciano Leo Júnior foi o vice-campeão, com 151, ao superar Rodrigo Somlo, que também somou 151, graças à melhor volta final.

Na categoria B, de handicaps intermediários, o campeão de ponta a ponta foi Luis Henrique Araújo, presidente do Fazenda da Grama Country & Golf Club, que somou 133 e fez o melhor net de todo o torneio ao jogar 62, dez abaixo, no primeiro dia. Luis Henrique também foi o único com duas voltas abaixo do par na semana, para terminar cinco à frente de Fernando Lomonaco, que somou 138. Tom Zé Dias, com 141, completou o pódio, seguido por Paulo Cabernite, com 145; Fabio Jorge, com 146; e por Luciano Léo, com 147, depois de jogar 68, o melhor net da volta final.

Mais premiados – Na categoria C, de handicaps mais altos, jogada no sistema Stableford, o campeão foi Antônio Padula, presidente da Federação Paulista de Golfe, que somou 77 pontos. Carlos Signorini ficou em segundo, com 73, seguido por Ricardo Pavan, com 71. Empatados em quarto, apenas um ponto atrás, terminaram Sergio Cabernite, vice-presidente do São Fernando GC, Tito Higgins Filho e Carlos Barros Filho, todos com 70.

Durante a rodada final, houve clínica de golfe para iniciantes, ministrada pelos profissionais João Preto, da Academia GolfRange Campinas, e por Tamas Janovitz. Além de aulas no driving range foi disputado um torneio de embocadas no green de treino.

Tocha Olímpica – O torneio contou ainda com a participação de Wagner Martins, presidente da Embrase e de personalidades como o piloto Rubens Barrichello, o ator Marcos Pasquim e o bicampeão olímpico de vôlei, Giovane Gávio. Depois de jogar golfe, Giovane já embarcou para Olímpia, na Grécia, onde será, no próximo dia 21 de abril, o primeiro brasileiro a conduzir a tocha dos Jogos do Rio 2016.

“Eu já tinha sido selecionado para ser um dos condutores em Juiz de Fora, a minha cidade natal, mas levar a tocha na Grécia é ainda mais emocionante, porque estarei no templo sagrado dos Jogos Olímpicos”, afirmou o jogador da equipe de vôlei do Brasil medalha de ouro nos Jogos Barcelona 1992 e Atenas 2004. Giovane, que é gerente de voleibol do Comitê Rio 2016, também carregou a tocha dos Jogos Atenas 2004, no Aterro do Flamengo, onde passou a tocha para Zagallo, técnico de futebol tricampeão mundial. “São momentos inesquecíveis para um atleta, que dedica a vida ao esporte”.

Feminino – No feminino, Lúcia Guilger, a Barata, a mais premiada jogadora em atividade no Brasil saiu na frente, mas foi surpreendida na volta final por Sílvia Nishi, capitã da Grama, que fez a melhor volta de todo o torneio no sábado para empatar em primeiro e ser campeã nos critérios de desempate. Sílvia venceu com 158 (82-76), enquanto Barata somar 158 (79-79). Marina Leo completou o pódio com 160 (80-80). Sue Lacombe ficou em quarto, com 171, seguida por Maria Elisa Araújo, Marise Sawada e Hiroe Wakabayashi todas empatadas em quinto, com 176.

Na classificação por handicap, Marina Leo saiu na frente e foi campeã com duas voltas de 67, 134 tacadas no total, dez abaixo do par. Sílvia Nishi foi a vice-campeã, com 144, seguida por Sue Lacombe, com 145. Marise Sawada e Barata empataram em quarto, com 146.

Social – O 10º Aberto Fazenda da Grama Embrase teve intensa programação social, com um magnífico café da manhã sendo servido na sede social nos dois dias. Na sexta-feira à noite, houve um jantar na recém-inaugurada Casa do Lago, uma sede aquática do condomínio, à beira de um belo lago com 160 mil m², que inclui um centro esportivo com pista de Skate e Pump Track, Cable Ski com obstáculos, Beach Tênis, vôlei de praia e esportes náuticos não motorizados. O renomado chef Julio Perinetto preparou pratos fantásticos, incluindo Ravióli de cordeiro com molho roti, Agnelotti de Grana Padanno com mascarpone e tâmaras, Blanquet de vitela e Medalhão de mignon ao molho de cerveja escura.

Após a rodada final, disputada com saídas simultâneas, foi servido o almoço de confraternização na sede do golfe, onde os destaques foram a costela e o pintado, entre dezenas de opções. A cerimônia de premiação foi comandada por Beto Dias, com o presidente Luis Henrique Araújo e o capitão Pedro Martins, se juntando a Douglas Delamar, da Embrase, e Padula, da Federação Paulista, para a entrega dos troféus. No final foram sorteados diversos prêmios oferecidos pelos apoiadores do evento.

Edição: 

Veja também:

Três hole in one no Costão Golf Club Três hole in one no Costão Golf Club
2º Torneio Malai Golf na Chapada dos Guimarães 2º Torneio Malai Golf na Chapada dos Guimarães
Torneio Make-A-Wish® de Golf no Terras de São José em Itu (SP) Torneio Make-A-Wish® de Golf no Terras de São José em Itu (SP)
20/04/2016 20/04/2016
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software