Lista/Grade

Golfe no campo de futebol em Guaramiranga, no Ceará

campo

Campo

O Guaragolfe, realizado nos dias 5 e 6 de julho, na cidade serrana de Guaramiranga, foi o primeiro torneio de golfe num realizado fora da região metropolitana de Fortaleza e num campo de futebol.

A cidade de Guaramiranga, situada no Maciço do Baturite, a 100 km de distância da capital cearense, é o menor município do estado em área geográfica e com uma população de aproximadamente 5.000 habitantes. “Realizar o Guaragolfe foi um sonho do golfista Inácio Prata que apresentou a ideia aos golfistas Alex Maranguape e Antenor Naspolini. Na companhia  deste, subiu a serra para apresentar a ideia a prefeita de Guaramiranga, Roberlandia  Ferreira que vibrou com a possibilidade de realizar o Guaragolfe na sua cidade. O casal Ana Paula e Jaap Thoen, coordenador efetivo do evento e responsável pelo brilho e êxito do Guaragolfe”,informa os organizadores.

Golfistas

Golfistas

As inscrições para o Guaragolfe previam um número máximo de 24 golfistas que disputariam o torneio em dois turnos com três voltas de seis buracos, totalizando dezoito buracos. Mas a procura foi tamanha que a coordenação do evento ampliou as vagas para 36 e o torneio foi realizado em três turnos com a participação de 12 mulheres e 24 homens. Além dos golfistas compareceram muitos familiares que deram um brilho especial ao evento e aproveitaram para conhecer melhor a serra, com destaque para o sítio Tibagi da família Pontes, com um zoológico.

Crianças

Crianças

O Guaragolfe foi realizado no estádio municipal de futebol, de tamanho oficial, e com alguns obstáculos para tornar o jogo mais desafiante. Entre os obstáculos merecem destaque: espelho de água, isolado da grama por um plástico resistente e que serviu de obstáculo especial para o buraco 5 no qual era avaliado o near pin; pneus coloridos sobrepostos e com vasos de flores nativas colocadas no interior dos mesmos, que deram uma sensação de obstáculo ornamental; bambus verde-amarelos de aproximadamente três metros de altura também embelezaram o campo e serviram de obstáculos.

No campo de futebol, adaptado para a prática do golfe, foram construídos seis greens e seis tees, possibilitando o jogo em seis buracos com as seguintes dimensões em jardas: buraco 01: 81 jardas –   buraco 02: 61 jardas- buraco 03: 56 jardas –  buraco 04: 57 jardas – buraco 05: 68 jardas  –  buraco 06: 58 jardas

Campeão gross

Campeão gross

Cada tee (saída) foi identificado com uma placa com o respectivo número e a figura de uma ave da região serrana. Os golfistas que participaram do Guaragolfe foram unânimes em aprovar a inovação do golfe em campo de futebol e desejam que esta ideia se propague pelo estado do Ceará e em todo o território nacional, analogamente ao que ocorreu no passado, com o futebol.

A primeira atividade do Guaragolfe foi uma clínica para alunos da rede pública municipal. Participaram 34 alunos do ensino fundamental, meninos e meninas,  que receberam instruções de dois profissionais do Aquiraz Riviera, Alonso Ferreira Cardoso e Israel Lobo Maciel, do profissional do Golf Ville, Rafael Monteiro e de dois golfistas: Francisca Martins e Antenor Naspolini. “Foi um momento muito alegre e participativo com informações básicas sobre ética e técnica do golfe e com a prática com dois tacos: pitch e putter. No final houve uma competição para ver quem conseguia por a bola mais perto da bandeira, batendo a uma distância aproximada de 20 metros. Cada criança recebeu de presente uma bola e foram doados quatro putters, três ferros e varias bolas para a escola, com vistas a prática do golfe no âmbito escolar”, disse Antenor Naspolini.

Placa tee

Placa tee

No encerramento da clínica para alunos da escola pública foi feita a entrega de uma muda de Baoba  cujo nome científico e Adansonia Digitata, arvore que disputa o título de longevidade com o Cedro do Japão e com a Sequoia americana. A semente foi trazida da Angola. África, por Antenor Naspolini que atuou naquele país como consultor do UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância. A doação foi feita ao município lembrando que precisamos semear para as futuras gerações e que os resultados de decisões de políticas educacionais transcendem o período de uma administração e sao geracionais. Espera-se que o Guaragolfe tenha semeado o Baoba do golfe no fértil terreno de Guaramiranga.

O torneio com as celebridades municipais consistiu numa competição, em seis buracos,  com jogo de duplas na modalidade “melhor bola”. As duplas foram formadas por um golfista e uma celebridade local, com destaque para a Prefeita municipal Roberlandia Ferreira. Participaram também, Mateus Reis, Secretário da Educação, Isabel Fernandes, Secretária Adjunta do Turismo, Agnaldo Alves, Diretor de Esportes, Natalia Normandes, Aldeno Marinho e Patrícia Jacaúna da Secretaria do Meio Ambiente e Fernanda Alan, empresária.

O troféu de campeão ficou com a dupla  Mateus Reis, Secretário de Educação e o golfista Alex Maranguape. O troféu de vice ficou com a dupla formada pela Prefeita Roberlandia Ferreira e o profissional de golfe Rafael Monteiro. Concluído o torneio das celebridades, houve um encontro no próprio local, entre a Prefeita Municipal, o Secretário de Educação, o golfista Antenor Naspolini, ex-secretário de educação  do estado do Ceará e o casal coordenador  do Guaragolfe, Ana Paula e Jaap Thoen. “Foram discutidos os aspectos éticos, esportivos e educativos do golfe e a sua importância para a educação das crianças. A prefeita assumiu o compromisso de estudar a possibilidade de construir um mini campo de golfe numa área existente numa escola municipal e de incluir o Guaragolfe no calendário municipal de eventos para o próximo ano, bem como de motivar algum empresário para construir um mini campo de golfe em terreno de alguma pousada existente no município. O secretário de educação comunicou que irá a  Fortaleza para conhecer o mini campo do Parque Estadual do Coco e analisar a possibilidade de  adaptar às condições serranas”, afirmou Antenor Naspolini.

O torneio de golfe foi realizado durante o dia 6, sábado,  em três turnos, com 12 golfistas em cada turno. O primeiro turno começou às 7:00 horas, o segundo as 11:00 horas e o terceiro as 15:00 horas. Como o campo e constituído por seis buracos, o torneio foi realizado com três voltas. Os 36 golfistas foram classificados em três categorias: categoria feminina, com 12 golfistas, categoria masculina com 21 golfistas e categoria infanto-juvenil com três golfistas. O handicap de cada participante foi calculado com base no handicap index publicado pela Confederação Brasileira de Golfe, sendo de 50% para as mulheres e 25% para os homens. Golfistas não federados tiveram o handicap calculado pelo mesmo critério, com base em index 40 para mulheres e 36,4 para homens, conforme  normas da USGA. Duas golfistas da categoria feminina e oito da categoria masculina tinham handicap index abaixo de 20. 

Um fato inusitado ocorreu no Guaragolfe: os dois extremos etários, Daniel Miqueias dos Santos com 11 anos e Antenor Naspolini com 78, sagraram-se campeões gross do torneio. Miqueias participou do Brasil Kids Golf Tour, em São Paulo, no ano de 2018 e no primeiro semestre do corrente ano.

Com o mesmo espírito está programado para o mês de outubro, um torneio de golfe na praia, durante a maré baixa, tendo em vista que o Ceará, com os seus mais de quinhentos quilômetros de litoral, pode se tornar um dos maiores campos de Beach Golf do planeta.

Os trofeus, originais e personalizados, foram uma criação de Ana Paula Thoen e confeccionados pelo artesão local,   Ricardo que compareceu à solenidade de entrega, gravando na hora o nome do vencedor a cada troféu. Receberam troféus do Guaragolfe:

a) Iniciante: Edmea Queiroz Fraga

b) Categoria Infanto-juvenil: 

Vice-campeão: Patrick Marques

Campeão: Daniel Miqueias dos Santos 

c) Near Pin: Daniel D’harcourt

d) Categoria  feminina: 

Terceiro lugar: Sara Pimentel

Segundo lugar: Eliane Lemos.

Campeã net: Elaine Barros

Campeã gross: Francisca Martins 

e) Categoria masculina:

Terceiro lugar: Alexandre Marques, (Xandoca)

Segundo lugar: Nivaldo Nascimento 

Campeão net: Elcio Lemos

Campeão gross: Antenor Naspolini

Veja também:

Campeões do “One Day in Paradise” em Mogi das Cruzes Campeões do “One Day in Paradise” em Mogi das Cruzes
Cocó Golfe Clube, em Fortaleza, inaugurou putting green neste domingo, 21 de abril Cocó Golfe Clube, em Fortaleza, inaugurou putting green neste domingo, 21 de abril
Rodrigo Lee termina em 8º lugar no 69º ECP Brazil Open Rodrigo Lee termina em 8º lugar no 69º ECP Brazil Open
Rodrigo Lee e Rafael Becker estão na final do 69º ECP Brazil Open Rodrigo Lee e Rafael Becker estão na final do 69º ECP Brazil Open
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software