Lista/Grade

Oito amadores brasileiros vão participar do LAAC 2024, no Panamá

Os melhores golfistas amadores de 29 países e territórios participarão da nona edição do Latin America Amateur Championship (LAAC), que acontecerá de 18 a 21 de janeiro de 2024, no Santa María Golf Club, Cidade do Panamá, Panamá, que premiará os vencedores com convites para jogar em três Majors no próximo ano.

Disputarão o torneio representando o Brasil os atletas amadores Andrey Xavier, Guilherme Ziccardi, Gustavo Giacometti, Homero de Toledo, Marcos Negrini, Matheus Balestrin,  Paco Casini e  Thomas Choi. A fisioterapeuta da CBGolfe, Rossana Quessa acompanhará a equipe brasileira.

O convite aos golfistas para a oitava edição do LAAC é feito em nome do Masters Tournament, The R&A  e da United States Golf Association (USGA), pelo Comitê Executivo do Campeonato Amador da América Latina (LAAC), com base da classificação no ranking mundial amador (WAGR).

Fundado pelo Torneio Masters, pelo R&A e pela United States Golf Association (USGA) em 2014, o Campeonato Amador da América Latina foi estabelecido para desenvolver ainda mais o golfe amador na América do Sul, América Central, México e Caribe.

O evento desloca-se anualmente aos melhores campos de golfe onde competem os mais destacados adeptos desta modalidade na região. Entre os jogadores mais relevantes que participaram da LAAC encontramos Nicolás Echavarría e Sebastián Muñoz da Colômbia, Alejandro Tosti da Argentina, e Mito Pereira e Joaquín Niemann (campeão em 2018) do Chile.

O campeão LAAC receberá um convite para jogar o 2024 Masters Tournament no Augusta National Golf Club, o 152 Open no Royal Troon e o 124º US Open a ser disputado no Pinehurst. Da mesma forma, o jogador ou jogadores que terminarem em segundo lugar entrarão diretamente nas fases finais de qualificação para entrar no The Open e no US Open Championship em 2024.

Participam 108 atletas, entre eles os 200 melhores do Ranking Mundial de Golfe Amador (WAGR), os mexicanos Omar Morales (83°), José Cristóbal Islas (90°), e Santiago de la Fuente (96°), Chris Richards Jr. e Tobago (105º), e o brasileiro Andrey Borges Xavier (171º). 

Em 2023, o argentino Mateo Fernández de Oliveira (o melhor classificado no ranking mundial) teve uma atuação excelente e com um total de 265 tacadas (-23), registrou o recorde do campeonato em quatro rodadas no Grand Reserve Golf Club de Porto Rico. Com a inserção do US Open como isenção para o vencedor anunciada naquela edição, o argentino se tornou o primeiro campeão a disputar os três Majors: Masters, The Open e US Open.

A delegação brasileira participa do torneio com o apoio da Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe) e do Comitê Olímpico do Brasil (COB), através de projetos com recursos da Lei das Loterias.

Andrey Xavier
Foto: LAAC

Guilherme Ziccardi Foto Patrick Gomes/CBGolfe

Gustavo Giacometti Foto: Marcus Nunes

Homero de Toledo Foto: LAAC

Marcos Negrini

Matheus Balestrin Foto: LAAC

Paco Casini Foto Patrick Gomes CBGolfe

Thomas Choi Foto: LAAC

Veja também:

Campeões do “One Day in Paradise” em Mogi das Cruzes Campeões do “One Day in Paradise” em Mogi das Cruzes
Cocó Golfe Clube, em Fortaleza, inaugurou putting green neste domingo, 21 de abril Cocó Golfe Clube, em Fortaleza, inaugurou putting green neste domingo, 21 de abril
Rodrigo Lee termina em 8º lugar no 69º ECP Brazil Open Rodrigo Lee termina em 8º lugar no 69º ECP Brazil Open
Rodrigo Lee e Rafael Becker estão na final do 69º ECP Brazil Open Rodrigo Lee e Rafael Becker estão na final do 69º ECP Brazil Open
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software