Lista/Grade

O que fazer entre uma tacada e outra, por Isabele Lodygensky

Isabele Lodygensky

Jogar 18 buracos é uma aventura. Uma aventura que pode durar entre 4 ou 5 horas. Cada jogador chega em campo com os seus recursos e entre eles três em comum: tempo – energia – pensamentos e emoções.

Administrar a quantidade de energia (mental, emocional e física) durante o período de tempo do jogo é essencial. Eu  acredito, 100%, que os melhores atletas ganham em golfe nos buracos 1, 2 e 15, 16, 17 e 18.

Buracos 1 e 2 porque são os dois buracos onde os golfistas estão mais tensos (e os que conseguem estar calmos desde o princípio do jogo já tem uma vantagem enorme em campo). Buracos 15, 16, 17 e 18 porque o corpo e a mente começam a cansar. O atleta que se mantém forte mentalmente e fisicamente nestes 4 últimos buracos levam vantagem sobre seus adversários (esta é a minha opinião baseado na minha experiência de jogo e o trabalho contínuo que faço com golfistas de todas as idades a alto nível todos os días).

Como preservar tempo e energia entre uma tacada e outra para executar cada tacada o melhor possível?

A resposta é dupla: 1. a partir da neurociência o objetivo é manter a mente na zona verde. Isso requer prática porque já sabemos que estamos predispostos a ter a mente na zona vermelha (veja a foto acima) e que a mente tem uma tendência a distração a cada minuto 2. a partir da prática é essencial praticar as técnicas a seguir.

ETAPA 1 – A AUTO OBSERVAÇÃO e AUTOCONHECIMENTO

a. Comece a prestar atenção na qualidade dos seus pensamentos antes de chegar em campo, no período de prática e a caminho do tee do 1. Coloque atenção a sua respiração e batimento cardíaco que seus pensamentos causam no seu corpo físico.
b. O que come e bebe (e quanto come e bebe) antes e durante o jogo para manter seu corpo físico e mental em um alto nível de performance e consistente por 4 ou 5 horas (principalmente nos últimos 4 buracos do jogo).
c. Como é sua presença física e expressão física – como anda, postura corporal, com que rapidez, como se veste e se apresenta em campo durante todo o tempo de jogo?
d. Tensão física e corporal e nível de energia – há alguma alteração entre os primeiros nove buracos e os segundo? Ou nos primeiros buracos e últimos?

ETAPA 2 – A AUTORREGULAÇÃO

A segunda etapa do processo é encontrar, praticar e ter vários exercícios mentais, de respiração e movimentos físicos que te ajudam a acalmar o seu sistema nervoso, ativado antes e durante o jogo e principalmente entre cada tacada.

ENERGIA SE PRESERVA ANTES DE JOGAR e ENTRE TACADAS. Além disso, use todos os 5 sentidos para a auto regulação mental e emocional.

Alguns exemplos práticos e que ensino aos meus atletas diariamente são: escrever com a mao nao dominante no cartao, fazer movimentos bem devagar, circulares com um taco de golfe para frente e para trás alternando braços, sentir o movimento dos músculos na sua perna ao andar devagar, sentir cheiros e escutar ruídos em campo, comer uma pedra de gelo e se focar na sensações de frio e o derreter do gelo, observar todos os detalhes de uma árvore linda no buraco em que está, mexer os ombros para frente e para trás ao andar entre uma tacada e outra, etc….

Em conclusão, todo este processo de se manter na zona verde começa em você saber e perceber que está indo, ou já está, na zona vermelha. E daí sair dela o mais rápido possível principalmente em 3 áreas essenciais
1. antes de jogar e buracos 1 e 2
2. buracos 15 ao 18
3. entre as tacadas de golfe

A vantagem que você ganhará em campo é ser um golfista com agilidade emocional e mental antes e durante o jogo, e um golfista que sabe e consegue preservar energia em campo durante 4 ou 5 horas. Ganhará uma vantagem evidente em campo em pouco tempo.

Pratique e melhore este aspecto do seu jogo. Bola pra frente!

Isabele Lodygensky (Bela)

www.linkedin.com/in/isabelelodygensky/
www.instagram.com/isabelelodygensky/

 

Veja também:

Crianças de escolas públicas de Quatro Barras participam de aulas gratuitas de golfe Crianças de escolas públicas de Quatro Barras participam de aulas gratuitas de golfe
Alexa, classificada no Juvenil de SP, estreia no Optimist International Junior Championship Alexa, classificada no Juvenil de SP, estreia no Optimist International Junior Championship
Rodrigo Lee vence o 3º Grama Pro Invitational & Pro-Am Rodrigo Lee vence o 3º Grama Pro Invitational & Pro-Am
Inscrições abertas para o Curso de Formação de Árbitros Nível II Inscrições abertas para o Curso de Formação de Árbitros Nível II
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software