Lista/Grade

O custo da raiva, medo e ansiedade em campo, Isabele Lodygensky 

 

Você conhece a história de uma tacada ruim que afeta as próximas três? Ou possivelmente os próximos 3 buracos ou os primeiros 9, ou uma tacada ruim que praticamente acaba com o seu desempenho antes mesmo do dia, ou torneio começar? 

Te explico o por que e te ofereço uma sugestão para prevenir esta situação. 

O swing the golfe tem três etapas mentais – pensar e analisar, uma transição, e sentir e executar (leia sobre isso no artigo da semana passada aqui no Jornal do Golfe). Desde um ponto de vista mental, emocional e neurológico a amígdala (na foto acima ativada) deve estar DESATIVADA. Em outras palavras, o jogador deve se encontrar calmo e tranquilo para pensar claramente, fazer a transição e estar com o corpo relaxado e em controle para poder executar a tacada de golfe através dos ensinamentos do seu coach técnico. 

Quando um jogador de golfe dá uma tacada ruim em campo a amígdala se ativa. A tacada ruim é um gatilho ou ‘trigger’ para o estado emocional do jogador se alterar e as emoções associadas a esta tacada podem ser raiva, medo, frustração, vergonha, ansiedade, etc…Quanto mais tempo o jogador se mantém neste estado emocional, mais tempo a amígdala se mantém ativada, mais adrenalina e cortisol são gerados no corpo e maior e mais prolongada é o efeito de ‘distração’ e falta de concentração do jogador nos momentos seguintes. 

Cabe a cada jogador aprender as ferramentas necessárias de autoconhecimento e auto regulação mental e emocional para rapidamente sair deste estado de raiva e emoções negativas e voltar para um estado de calma, tranquilidade, e concentração.  Estas ferramentas são adquiridas através de práticas e exercícios com um coach mental, ou através de uma auto explicação e estudos em mindfulness se você quiser aprender sozinho. 

O importante é saber que uma amígdala ativada, ou um estado emocional alterado, pode ser auto regularizado e neutralizado em 90 segundos. Assim, se você dá uma tacada ruim e após 90 segundos ainda está pensando nela, ou ‘sentindo’ ela nas próximas décadas, buracos ou dia está na hora de aprender, praticar e aplicar ferramentas mentais e emocionais. O jogo de golfe não é só técnico. Aliás, ele é em uma enorme porcentagem MENTAL. 

Esta informação também é válida para sua vida pessoal, familiar e profissional. 

 

Isabele Lodygensky

Bela 

Images: Propriedade da Golficity e Shutterstock

Precisa de ajuda com o lado mental e emocional do jogo? 

https://www.instagram.com/isabelelodygensky/

https://www.linkedin.com/in/isabelelodygensky/

WhatsApp +615 856 2609

 

Veja também:

Campeões da segunda etapa do Terras Friends 2025, em Itu (SP) Campeões da segunda etapa do Terras Friends 2025, em Itu (SP)
Inscrições abertas para a Taça Batom no Terras de São José Golfe Clube, em Itu (SP) Inscrições abertas para a Taça Batom no Terras de São José Golfe Clube, em Itu (SP)
16º Aberto Quinta do Golfe Clube – 2025/Ranger Rover Euro Motors será disputado nos dias 16 e 17 de maio 16º Aberto Quinta do Golfe Clube – 2025/Ranger Rover Euro Motors será disputado nos dias 16 e 17 de maio
Inscrições abertas para o 30º Torneio Kibô-no-Iê de Golfe no Arujá Golf Clube Inscrições abertas para o 30º Torneio Kibô-no-Iê de Golfe no Arujá Golf Clube
© 2025 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software