Lista/Grade

Golfe na Gran Canária, uma das Ilhas Canárias da Espanha

Fotos e texto de Luis Manuel Nogueira, jornalista de Portugal

 

Do tratado ALCÁÇOVAS a Rafa Cabrela-Bello

Gran Canária

Estávamos em 1891, quando foi fundado o campo mais antigo de Espanha, Real Club de Golf de Las Palmas. Clube fundado, então, por várias famílias britânicas que na altura viviam na ilha, em Las Palmas, em 1957.  O campo “mudou-se” de Las Palmas, mais concretamente para Santa Brigída a nordeste da ilha. Foi então, que o conhecido arquiteto Mackenzie Ross, arquiteto que em Portugal desenhou as Furnas nos Açores, Oporto, Vidago e o Estoril, aliás ambos os campos com muita similitude, desenhou o atual traçado do Real Club de Golf de Las Palmas.

O golfe na Gran Canária não se resume apenas a um marco histórico do golfe, mesmo que tão importante. Este destino tão perto de Portugal, aliás outrora parte do império Português, cedido a Espenha em 1479 (confirmado pelo Papa em 1481). Portugal assinaria o tratado ALCÁÇOVAS, que visava a cedencia deste territorio aos Espanhóis. No entanto, a Gran Canária, nunca deixou de ter a presença dos portugueses, deixando e mantendo algum legado, como por exemplo a nossa lingua, sendo que algumas palavras são portuguesas, como por exemplo (Por favor, espere a ser atendido. Gracias), este é dos inumeros exemplos. A nossa presença, continua a ser prepetuado pelos próprios habitantes da Gran Canária, na conservação da memoria e da cultura, exemplo disso é no centro na cidade velha de Las Palmas, (Calle de Colon antes de los Portugueses).

Voltando aos “fairways”, na Gran Canária, existem 6 campos de golfe, três deles estão localizados na parte norte da ilha, enquanto os outros estão localizados na parte sul da ilha. No entanto, é no sul que podemos encontrar os melhores; Anfi Tauro Golf, Lopesan Meloneras Golf e Maspalomas Golf. Alguns destes campos têm muito em comum com campos de golfe desérticos no Arizona, EUA, significa que os campos de golfe na Gran Canária estão muito bem integrados na natureza. Desenhados nos terrenos vulcânicos e juntos às falésias proporcionando vistas deslumbrantes. Acrescido de se poder jogar durante todo o ano, graças ao clima ameno

Anfi Tauro Golf : Inaugurado em 2006 este championship está inserido numa area de 650.00m2. O Anfi e é um verdadeiro oásis para se jogar, além do soberbo desenho, as paisagem de tirar o fôlego.
Os dois campos, 9 e 18 buracos de Anfi Tauro estão majestosamente desenhados entre uma paisagem espectacular de palmeiras, lagos e montanhas vulcânicas. Os percursos foram concebidos pelos designers von Hagge, Smelek e Baril, oferecem o equilíbrio perfeito entre a beleza e o desafio. O arquitecto von Hagge, Smelek e Baril é reconhecido na atualidade como um dos dez arquitetos de campos de golfe mais prestigiados do mundo, e recebeu reconhecimento mundial por ter concebido mais de mil campos de golfe, incluindo o Doral Country Club na Flórida, o Costa Resort and Spa na Califórnia e o Horai Club no Japão. Os seus projectos destacam-se pelo seu estilo, elegância subtil e beleza extraordinária dos quais Anfi Tauro é talvez o exemplo mais distinto.

Ranking*: 1 Gran Canária – 17º Espanha – 84 Europa (EU)

The Lopesan Meloneras Golf

The Lopesan Meloneras Golf: O golfe Lopesan Meloneras encontra-se excelentemente situado junto ao mar, na zona turística exclusiva da Costa Meloneras, na parte sul da Gran Canária. Este extraordinário campo, “saído” das mãos de outro americano arquiteto, Ron kirby, que conseguiu nos seus 520,00m2 enquadrar um percurso de 18 buracos (par 71), entre lagos, ribeiros e palmeiras.
O campo inclui um putting green, pitching green, chipping green, driving range e uma area de bunker para praticar.
No club house, pode encontrar um snack bar, uma loja de golfe, um vestiário e uma área de estacionamento. O Lopesan Meloneras Golf pode oferecer-lhe um serviço de aluguel de tacos e trolleys, e a possibilidade de alugar carts equipados com GPS, sendo este o primeiro campo da ilha a oferecer esta tecnologia nos seus carros. Para aqueles que querem começar a praticar este esporte ou apenas para melhorar a sua técnica, a Escola de Golfe oferece aulas para todos os diferentes níveis, utilizando um sofisticado sistema de vídeo e os mais modernos métodos de aprendizagem.

Ranking*: 10 Gran Canária – 82º Espanha

Salobre Golf Resort

Salobre Golf Resort (Old Course): É talvez um dos campos mais emocionantes do conjunto dos campos da Gran Canária, graças ao seu conjunto de buracos, que variam entre buracos “divertidos” e outros com um recorte técnico muito exigente. Uma “paleta” de buracos para todos os golfistas.
O campo é semelhante em aparência aos campos desertos do Arizona nos EUA, não só em termos de design como da paisagem, tudo ela natural que o rodeia. A vegetação é dominada, pelos ‘cardones’ uma planta semelhante ao cacto, mas exclusivamente das Ilhas Canárias.
O Salobre Golf Resort está totalmente integrado na paisagem do sul da ilha. A sua localização elevada oferece vistas espectaculares sobre o mar e as montanhas, realçando o contraste entre o verde do campo e o ambiente árido da terra vulcânica, dando ao campo uma sensação única. As magníficas instalações satisfazem os mais exigentes jogadores.

Ranking*: 12º Gran Canária – 90º Espanha

Maspalomas Golf Course

Maspalomas Golf Course: Está localizado no sudeste da ilha das Canárias, um dos lugares do mundo com mais horas de sol por ano. É também a zona turística mais importante de Gran Canaria, com grandes praias de areia fina e dourada. Nesta região da Gran Canaria, o turista vai encontrar de tudo, desde hotéis de luxo a pequenos complexos habitacionais com todo o tipo de conforto. Lojas, supermercados, hospital,. Não menos importante é o fato da região estar rodeada pela Reserva Natural Maspalomas Dunes, uma área protegida de mais de 400 hectares, uma paisagem marítima e um bosque de palmeiras que formam o horizonte.
O campo de golfe Maspalomas, situado nesta área paradisíaca, é rodeado por dunas, uma característica que influenciou o desenho do campo de golfe, desenhado por Mackenzie Ross. Este campo, todo plano proporciona aos jogadores uma boa experiência de golfe, onde o resultado será (quase) sempre favorável a quem aqui joga. Fairways planos e aceitavelmente largos, apenas com greens de dimensões mais pequenas, com alguns uns bunkers “à espreita” e uns pequenos lagos pelo caminho, é a receita para uma partida muito agradável.

Real Club de Golf de Las Palmas

Real Club de Golf de Las Palmas: Os 18 buracos deste campo, são bastantes variados, entre doglegs e longos pares 3, exigem aos jogadores shots bem precisos. Este é o campo onde o jogador coloca em “ação” todos os tacos.
Os fairways são estreitos rodeados de palmeiras, árvores da típica flora das Ilhas Canárias, tais como mimosas, palmeiras e pinheiros das Ilhas Canárias. Com greens protegidos por bunkers. Os fairways estão dispostos como se um “carrossel” se trata-se graças à tipologia do terreno; a cratera de um vulcão. Uma paisagem de uma beleza incrível.
Uma nota incrível, é o respirar da história neste campo, por onde quer que passemos, da entrada aos balneários ao salão nobre dos troféus somos “agarrados” pelas memórias deste clube. Por aqui já passaram a maior parte dos jogadores dos nossos sonhos; Ballesteros, Sir. Henry Cotton, Dai Rees, Christy O´Connor, José María Cañizares, Christy O´Connor ou Thomas Björn, entre outros. No entanto, atualmente Rafa Cabrera Bello é talvez o nome mais marcante deste campo, não fosse ele filho da terra. Aliado a este fator, é também o fato que o clube ter um circuito juvenil com o seu nome.

Luis Manuel Nogueira no Real Club

Ranking*: 6 Gran Canária – 47º Espanha

*Fonte top100golfcourse

Veja também:

Guarapiranga vence a quarta rodada do 22º Interclubes por Handicap Índex Masculino de São Paulo Guarapiranga vence a quarta rodada do 22º Interclubes por Handicap Índex Masculino de São Paulo
Uma festa do golfe marcou a realização do Pro-Am no 69º ECP Brazil Open Uma festa do golfe marcou a realização do Pro-Am no 69º ECP Brazil Open
69º ECP Brazil Open começa nesta quinta-feira no Campo Olímpico de Golfe, no Rio de Janeiro 69º ECP Brazil Open começa nesta quinta-feira no Campo Olímpico de Golfe, no Rio de Janeiro
Torneio Lanza Pharma Incentivo ao Golfe será realizado no Sapezal Golfe Clube Torneio Lanza Pharma Incentivo ao Golfe será realizado no Sapezal Golfe Clube
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software