Lista/Grade

Como explorar seu AUTOCONHECIMENTO em campo? Por Isabele Lodygensky

Hoje vamos explorar uma das capacidades fundamentais de um atleta. Seja em golfe ou qualquer outro esporte, o AUTOCONHECIMENTO é a capacidade de poder identificar objetivamente a cada momento o que está acontecendo. Neste caso, no campo de golfe.

Uma tacada de golfe, a partir do momento que você está preparado para bater na bola ou seja já no set up (digo após medir o vento, jardas, target, etc…) é um movimento originado no subconsciente do atleta. Um movimento que se caracteriza na capacidade do atleta “se entregar” ao swing, onde o golfista entra no ZONE ou FLOW. ZONE ou FLOW são exatamente os segundos de execução do swing onde o cérebro passa do consciente para o subconsciente.

No ZONE or FLOW não há o PENSAR e não há o CONTROLAR.

A pergunta é a seguinte: como dou cada tacada de golfe no ZONE? Ou com este FLOW? Tenho certeza que você como golfista já teve esta experiência em campo. Atletas com mais experiência mais vezes e outros ainda aprendendo a chegar lá. A questão é poder identificar o que interfere com a sua capacidade de entrar nela todas as tacadas.

Então vamos lá. Aqui estão algumas dicas de exploração para as próximas três vezes que for jogar golfe:

  1. Leve um caderninho para fazer anotações.

  2. Não pense nem escreva o seu score e não se preocupe com o resultado de cada buraco.

  3. Ponha toda a sua atenção em campo no seu corpo físico e mental antes de cada tacada. O que está pensando e sentindo.

  4. Antes de cada tacada, não faça um swing de prática (NO PRE-SHOT ROUTINE)

  5. Para cada tacada, fique em pé atrás da bola, visualize o trajeto da bola várias vezes na sua mente.

  6. Após alguns segundos bata na bola só pensando no trajeto da bola e NADA mais (lembre-se de que não há preshot routine ou swing de prática). Em outras palavras, para cada tacada só há uma visualização do momento em que está atrás da bola até o finish: O TRAJETO DA BOLA – NADA MAIS.

  7. Para cada tacada MUITO BOA anote no seu caderninho o seu estado mental, emocional e físico naquele momento.

  8. Para cada tacada MUITO RUIM anote no seu caderninho o seu estado mental, emocional e físico naquele momento.

Após fazer este exercício 3 vezes em 3 dias, em diferentes em campo, estude as suas anotações. Busque se autoconhecer e se auto-entender… O que acontece com você (mente, emoção e corpo físico) quando bateu bem e quando bateu mal?  A partir daí, você vai ver que há características similares nas boas tacadas e nas ruins. Isso te ajuda, a partir daqui, a fazer mais e repetir mais o que lhe traz resultados positivos e aos poucos eliminar o que te traz resultados negativos.

Bola pra frente! Bom jogo e boa sorte.

Isabele Lodygensky

Coach de Agilidade Mental e Emocional

Veja também:

Crianças de escolas públicas de Quatro Barras participam de aulas gratuitas de golfe Crianças de escolas públicas de Quatro Barras participam de aulas gratuitas de golfe
Alexa, classificada no Juvenil de SP, estreia no Optimist International Junior Championship Alexa, classificada no Juvenil de SP, estreia no Optimist International Junior Championship
Rodrigo Lee vence o 3º Grama Pro Invitational & Pro-Am Rodrigo Lee vence o 3º Grama Pro Invitational & Pro-Am
Inscrições abertas para o Curso de Formação de Árbitros Nível II Inscrições abertas para o Curso de Formação de Árbitros Nível II
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software