Lista/Grade

Como enfrentar mentalmente um buraco difícil, por Isabele Lodygensky

Muitas das minhas sessões de coaching em agilidade mental e emocional acontecem sentada no tee de saída de um buraco com o jogador que, ao conversar comigo, olha para o fairway e me explica em detalhe o porque ele/ela odeiam o buraco.

Sem dúvida, a conversa vai mais ou menos assim. ‘Bela, esse é o buraco que estraga tudo. Toda vez que jogo já estou nervoso antes do tee, com medo da primeira tacada, e saio dele com mais raiva ainda. Não importa o dia, ou as circunstâncias e esse buraco estraga o meu jogo e o meu dia. Se não é double bogey é daí para pior. Garantido!”

Vamos analisar essa situação por partes. A primeira neurológica e a segunda prática. E depois vamos encontrar a solução. Neurologicamente as experiências e tacadas vividas neste buraco já são um ‘trigger”, ou um botão interno que ativa todas as emoções negativas em campo. As memórias dos dias de jogo passadas estão guardadas e armazenadas no hipocampo a nível consciente e subconsciente e vem a tona a cada passo dado chegando mais perto do buraco.  A partir daí já há um aumento de adrenalina no corpo, o coração bate mais rápido, a respiração altera, o nervo vago fica tenso e não há como jogar golfe, ou dar tacadas de golfe boas, a partir daí.

Em resumo, o jogador nem começou o buraco e com certeza o resultado não vai ser bom mesmo. A segunda parte desta história é que o buraco não vai mudar nem desaparecer. A única coisa que pode mudar é o relacionamento do jogador com o buraco. O jogador precisa aprender a gostar, adorar, amar este buraco e a aventura de passar por ele e jogá- lo – assim mesmo como o buraco é. Jogar golfe não é só bater na bola. É como, quando e onde. É olhar na sua bolsa de golfe, ver 14 tacos e deixar a sua imaginação te levar a uma aventura gostosa de sair do tee e chegar no buraco e adorar o processo. Faça isso 18 vezes e aí sim- está jogando golfe.

Neste caso, uma solução prática e que traz um resultado positivo é escolher uma tarde e ir sozinho jogar este buraco de 5 maneiras diferentes e novas. Explorar as possibilidades de como chegar até o buraco sem a rotina do drive, ferro 7, etc. Que tal ferro 7, ferro 7, um sand wedge perto do buraco para um putt para par ou bogey? Seria gostoso começar a fazer um bogey toda vez em um buraco que até agora só resultou em double ou mais?

A parte mais importante da lição é a seguinte: para desenvolver um relacionamento novo com este buraco e aprender a se apaixonar por ele, você precisa jogá-lo mais ou menos 40 vezes de uma maneira nova, sem cair de volta na rotina original. Isso vai construir memórias internas novas, lembranças novas e aos poucos apagar as velhas negativas.

Experimente…vá até um buraco que você não gosta e jogue várias vezes com várias bolas de uma maneira diferente, criativa e gostosa. Quando começar a fazer bogeys com frequência e eliminar os desastres, repita o processo com o objetivo de alcançar o par do buraco. Quem sabe vai levar 80/90 dias para mudar a história, mas se em três meses você está adorando jogar um buraco que hoje odeia, seu golfe já melhorou para uma vida toda!

Crie a sua tranquilidade e felicidade em campo. Há várias maneiras de jogar um buraco de golfe! Divirta-se com cada uma. 

Isabele Lodygensky (Bela)

https://www.instagram.com/isabelelodygensky/

https://www.linkedin.com/in/isabelelodygensky/

Veja também:

S.O.S. RS: Ação Solidária do Golfe Brasileiro arrecada fundos para as vítimas dos alagamentos S.O.S. RS: Ação Solidária do Golfe Brasileiro arrecada fundos para as vítimas dos alagamentos
CBGolfe realiza treinamento da seleção brasileira de golfe, categoria amador, no Rio de Janeiro CBGolfe realiza treinamento da seleção brasileira de golfe, categoria amador, no Rio de Janeiro
Taça Batom WIBMOTORS no Terras de São José, em Itu (SP) Taça Batom WIBMOTORS no Terras de São José, em Itu (SP)
CBGolfe oferece a partir de agora Exame R&A de Regras Nível1 em português CBGolfe oferece a partir de agora Exame R&A de Regras Nível1 em português
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software