Lista/Grade

Como administrar a ansiedade no golfe, por Isabele Lodygensky 

 

Ansiedade é um sentimento que complica a vida de muitos. No golfe então é uma situação complicada já que ela pode aparecer um mês ou uma hora antes do jogo, e também chega de visita sem ser convidada de um segundo ao outro em campo para atrapalhar tudo. É um sentimento ligado à preocupação, nervosismo e medo intenso.

Apesar de ser uma reação natural do corpo, a ansiedade pode virar um distúrbio quando passa a atrapalhar nosso dia a dia também. De fato, os transtornos de ansiedade são mais comuns do que se imagina. Para um atleta, o impacto da ansiedade em campo contribui com a adrenalina e o nervo vago travado. Uma combinação que coloca o jogador em uma posição complicada para executar as tacadas. 

Uma maneira de encarar a ansiedade no golfe é ter uma visão mais objetiva sobre ela, ou um relacionamento mais ‘aconchegante ou amigo’ com este sentimento. Vamos por passos nesta transferência da ansiedade a objetividade:

  1. Quando a ansiedade chegar para ‘te visitar’ não a deixe entrar ou ocupar espaço em todo o seu sistema nervoso. De a ela uma atenção pessoal, personalizada, e consciente (através da razão).  Simplesmente diga a si mesmo: ‘me sinto ansioso ou percebo que estou sentindo ansiedade neste momento’ – Este primeiro passo de identificála é MUITO importante e de muito valor. 
  2. Faça estas perguntas a você mesmo: ‘qual é o desafio ou experiência adiante que é novo ou diferente para mim?  ‘estou com medo? Estou sentindo dúvidas das minhas habilidades? Por que estou com dúvida? Eu tenho as ferramentas necessárias para o desafio e para a experiência?
  3. A partir daí explore as suas ferramentas internas – por exemplo…se você identificou um medo da tacada no primeiro buraco raciocine assim: ‘a tacada do buraco 1 eu já dei centenas de vezes. Eu sei bater na bola. A tacada do 1 é tão importante quanto a tacada do 14 (quando chegar no 1 pode fazer de conta que já está no buraco 14 por exemplo). Um outro exemplo seria assim: você jogou o dia 1 do torneio e está liderando e sente ansiedade de jogar o segundo dia ou o terceiro…uma vez mais explore suas ferramentas internas e tenha uma conversa objetiva consigo mesmo: ‘vou fazer de conta que amanhã é o primeiro dia do torneio e começar tudo de novo’ ou ‘eu já joguei tantos dias 2 e 3 de torneios. Eu sei jogar golfe, eu sei dar as tacadas que preciso porque eu já fiz e fiz bem feito”. Além deste diálogo interno, converse com alguém ao seu lado (eg. coach, caddie, amigos, pais) que te ajude a identificar as ferramentas internas que você tem. Este processo também te apoia em identificar ferramentas novas ou diferentes que você precisa adquirir para seu crescimento e desenvolvimento como pessoa e atleta.

O efeito neurológico de conviver com a ansiedade de uma maneira objetiva é muito forte. É uma manipulação da emoção através da razão, ou uma manipulação de como o seu sistema límbico opera a cada minuto. Além disso, é complicado e vai mais além deste artigo…mas por agora estou te dando uma dica ao lado prático que dá certo e funciona se você começar a explorar-la e praticá-la com frequência. 

Lembre-se que a ansiedade é um sentimento que te alerta de que o que está por vir ou acontecer é maior ou mais forte do que a sua capacidade de lidar com ele ou superá-lo. Com pensamentos objetivos e claros, através da razão e em identificar as ferramentas que você já tem em você neste momento presente para viver o momento/desafio futuro, você minimiza este sentimento de ansiedade e, com prática e exercícios diários, pode até eliminá-la por completo. 

A neurociência é fascinante. Se entendermos como operamos lá por dentro mentalmente e emocionalmente podemos dominar as emoções através dos pensamentos e canalizar as emoções em uma direção positiva para nossas vidas, e para o jogo de golfe também. 

Se você é um jogador ou jogadora de golfe ansioso e precisa ou quer ajuda, deixe-me saber e compartilho dicas práticas, além das que estão aqui,  que te ajudarão. Vamos lá…bola para frente! 

 

Isabele Lodygensky

Coach Mental e Palestrante Internacional Em EQ (inteligência emocional)

https://www.instagram.com/isabelelodygensky/

https://www.linkedin.com/in/isabelelodygensky/

WhatsApp +615 856 2609

 

Veja também:

Crianças de escolas públicas de Quatro Barras participam de aulas gratuitas de golfe Crianças de escolas públicas de Quatro Barras participam de aulas gratuitas de golfe
Alexa, classificada no Juvenil de SP, estreia no Optimist International Junior Championship Alexa, classificada no Juvenil de SP, estreia no Optimist International Junior Championship
Rodrigo Lee vence o 3º Grama Pro Invitational & Pro-Am Rodrigo Lee vence o 3º Grama Pro Invitational & Pro-Am
Inscrições abertas para o Curso de Formação de Árbitros Nível II Inscrições abertas para o Curso de Formação de Árbitros Nível II
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software