Lista/Grade

CBGolfe convoca atletas para a Copa Los Andes, em Santiago, no Chile

Club de Golf Los Leones

A Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe) divulgou a convocação das equipes que irão disputar a Copa Los Andes 2021 – 75° Campeonato Sul-Americano Amador por Equipes, tradicional torneio amador que será disputado entre os dias 24 e 27 de novembro, no Club de Golf Los Leones, em Santiago, no Chile.

A equipe Feminina será formada pelas golfistas Beatriz Junqueira (RJ), Nina Rissi Miozzo (SP), Marina Nonaka (SP), Meilin Hoshino (SP) e Valentina Bosselmann (RJ).

Na equipe masculina, os golfistas Andrey Xavier (RS), Guilherme Grinberg (SP), Lucas Park (SP), Fred Biondi (SP) e Thomas Choi (SP).

A Capitã da equipe feminina será Gabriela Arantes e o Capitão da equipe masculina Roberto Gomez. O treinador Erik Andersson, e Osmar da Costa Sobrinho, presidente da Confederação Brasileira de Golfe, como delegado, completam a equipe brasileira.

No ano passado, a Federação Sul-Americana de Golf (FESGOLF) decidiu adiar a realização da Copa Los Andes 2020, que iria acontecer no Chile, por causa da pandemia do coronavírus. Os jogadores e  integrantes das delegações deverão seguir todas as normas sanitárias do Chile, como apresentar comprovante de vacinação e realizar teste RT-PCR.

História – Em 7 de agosto de 1940, um ato da Associação Argentina de Golfe recebeu um convite da Associação Chilena de Golfe (antecessora da atual Federação) aos golfistas amadores argentinos, para participarem dos torneios a serem disputados em Viña del Mar e Santiago. Esses torneios incluíam a proposta de “uma competição amistosa entre torcedores dos dois países e com handicaps iguais”, que diante do ocorrido poderia ser considerada um embrião da futura Copa Los Andes.

A presença de golfistas de outros países fez com que o arquiteto Eduardo Costabal Zegers, membro da comissão que organizou estes torneios, refletisse sobre a possibilidade de se estabelecer uma competição mais profunda e ambiciosa. Assim, no início de 1942, lançou sua ideia: um campeonato sul-americano de golfe para jogadores amadores. Desta forma, em dois anos teve o primeiro torneio com duas seleções, em cinco anos já eram três e depois todos os países da região aderiram.

Uma das peculiaridades da Copa Los Andes, que perdura ao longo dos anos, é o seu sistema de jogo. A valorização do jogo por equipe, a modalidade é o match play e a competição através de 36 buracos diários combinam-se para dar ao torneio um carácter único.

Cada equipe enfrenta dois rivais diariamente, com por equipe pela manhã e individuais à tarde. Depois de quatro dias, cada representação nacional terá enfrentado os oito rivais desta forma. Este calendário é ideal para o confronto de nove equipes ao longo de quatro dias. Nesse sentido, foi um dos motivos que levou a Federação Sul-Americana de Golfe a estabelecer o sistema de rebaixamento, pelo qual o último classificado dos torneios masculino e feminino fica fora da próxima edição do Sul-Americano. Argumentou-se também que a competição se tornaria atrativa mesmo longe da briga pelo título, na busca pela fuga do rebaixamento.

Veja também:

Fred Biondi assume a vice-liderança do Latin America Amateur Championship (LAAC) Fred Biondi assume a vice-liderança do Latin America Amateur Championship (LAAC)
Alexandre Rocha disputa o The Bahamas Great Abaco Classic, segunda etapa do Korn Ferry Tour Alexandre Rocha disputa o The Bahamas Great Abaco Classic, segunda etapa do Korn Ferry Tour
Taça de Abertura da temporada de 2022 do Campo Olímpico do Rio de Janeiro Taça de Abertura da temporada de 2022 do Campo Olímpico do Rio de Janeiro
Torneio de Golfe na Riviera de São Lourenço na próxima segunda-feira, dia 24 de janeiro Torneio de Golfe na Riviera de São Lourenço na próxima segunda-feira, dia 24 de janeiro
© 2022 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software