O 37º Campeonato Sul-Americano Pré-Juvenil de Golfe 2024, torneio organizado pela Federação Sul-Americana de Golfe, começa nesta quarta-feira, 25 de setembro, no Clube Curitibano, em Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba (PR), e prossegue até o sábado, 28 de setembro.
O Brasil será representado pelas jovens golfistas Beatriz Menga, do São Fernando Golf Club (SP), Maitri Peychaux, Campo Olímpico de Golfe (RJ), Maria Antônia Gavião, do Belém Novo Golf Clube (RS) e a equipe masculina por Arthur Fernandes, do São Fernando Golf Club (SP), Gustavo Giacometti, do Graciosa Country Club (PR) e Pietro Milano, do Alphaville Graciosa Clube (PR).
Estamos na torcida pelos jovens brasileiros representados pelos melhores do ranking nacional pré-juvenil e com experiência em torneios internacionais. Maria Antônia Gavião é a lider do ranking e campeã na categoria pré-juvenil do Campeonato Nacional Juvenil e Pré- Juvenil do Uruguai, disputado este ano em Montevidéu. Beatriz Menga é a segunda no ranking e foi a campeã em junho do Aberto Masculino do Clube de Campo de São Paulo, entre outros resultados. Maitri Peychaux é a quarta do rankink e venceu o 34º Campeonato Brasileiro Amador Pré-Juvenil e Juvenil, na categoria principal, em julho no Rio de Janeiro.
Gustavo Giacometti foi campeão na sua categoria do 34º Campeonato Brasileiro Amador Pré-Juvenil e Juvenil, disputou o Campeonato Latino-Americano Amador, no Panamá e é o segundo do ranking pré-juvenil. Arthur Fernandes é o líder no ranking nacional pré-juvenil e Pietro Milano está em quinto lugar, ambos jovens promessas do golfe brasileiro.
A delegação brasileira é formada também por Alexandre Rocha, coordenador técnico, Daniel Ishii, treinador, Roberto Gomez, treinador mental, Rossana Quessa, fisioterapeuta, e Octavio Villar, delegado, todos da equipe da CBGolfe.
O torneio será disputado em quatro rodadas, com a participação de sessenta jogadores de dez países: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
São equipes masculinas e femininas, de três jogadores cada, que ainda não tenham completado 16 anos, na modalidade stroke-play, valendo os dois melhores resultados de cada equipe a cada rodada, além das competições individuais. Os homens disputarão a Copa Bolívia e as mulheres a Copa Paraguai.
O Brasil já sediou o campeonato quatro vezes. A equipe masculina pré-juvenil brasileira já conquistou o título quatro vezes e a feminina foi vice-campeã uma vez.
O Campeonato Sul-Americano Pré-Juvenil de Golfe é organizado pela Federação Sul-Americana de Golfe, com apoio da Confederação Brasileira de Golfe, R&A, Federação Paranaense e Catarinense de Golfe e Clube Curitibano.
A delegação brasileira participa do torneio com o apoio da Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe) e do Comitê Olímpico do Brasil (COB), através de projetos com recursos da Lei das Loterias.