O golfista paulista Ronaldo Francisco tem uma missão a partir desta quinta-feira no Clube de Campo de São Paulo, na capital paulista: derrotar os argentinos Maurico Molina e Sergio Acevedo para terminar o ano como líder do ranking do Circuito Brasileiro de Golfe – CBG Pro Tour apresentado pelo HSBC.
A última etapa do circuito acontece de quinta a sábado e reunirá os melhores golfistas brasileiros e da América do Sul. A entrada do público é gratuita, mediante identificação na portaria do clube.
Ronaldo vem de uma vitória na etapa anterior, disputada no Clube Curitibano, no Paraná – a primeira vitória brasileira do ano. Ele também havia sido vice-campeão da etapa inicial, disputada em Brasília, cujo campeão foi Molina, atual líder do circuito, que foi vice-campeão na etapa seguinte, no Damha Golf Club, em São Carlos (SP), e 4º colocado em Porto Alegre. Acevedo, o vice-líder, venceu em São Carlos e foi vice-campeão em Porto Alegre. Ronaldo ainda enfrentará o também argentino Francisco Ojeda, atual 4º do ranking.
“Todos eles são jogadores muito experientes e regulares, mas quero mostrar que o golfe brasileiro está mais do que preparado para uma vitória”, diz Ronaldo. Ele conhece muito bem o Clube de Campo, onde já foi campeão de duas etapas (2007 e 2010) de um dos torneios de golfe mais importantes daquele período. “É um campo muito técnico”, avalia.
A Etapa São Paulo distribui R$ 120 mil em prêmios – a maior premiação do circuito, que distribuiu R$ 100 mil em cada uma das quatro etapas anteriores -, sendo R$ 22 mil para o campeão. O campeonato faz parte da Série de Desenvolvimento, um conjunto de 10 torneios disputados em seis países sul-americanos que dão vagas para o NEC Series – PGA Tour Latinoamerica.
Os sete primeiros colocados na competição ganham vaga para a final da Série de Desenvolvimento, que será disputada em Lima, no Peru, em dezembro, e que classificará golfistas para o circuito continental. O NEC Series – PGA Tour Latinoamérica, por sua vez, qualifica seus melhores jogadores para disputar o Web.com Tour, atualmente a única forma de se chegar ao tão sonhado PGA Tour americano. Com isso, o CBG Pro Tour é o início de uma jornada que pode culminar na classificação para o principal circuito de golfe do mundo.
Em seu terceiro ano consecutivo, o CBG Pro Tour terá um total de cinco torneios em 2013, totalizando R$ 520 mil em prêmios. Na primeira temporada, em 2011, foram três etapas, e no ano passado foram quatro etapas.
O CBG Pro Tour é apresentado pelo HSBC e tem também como patrocinadores a Sete Brasil, a Sportv, a Nespresso, a Embrase e a YKP, além de apoio da Klabin e TAM Viagens. O CBG Pro Tour conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte. O evento é uma realização da Confederação Brasileira de Golfe (CBG) e organização da IMX.