O golfista paulista Ronaldo Francisco e o argentino Francisco Ojeda saíram na frente nesta quinta-feira, quando foi disputada a primeira rodada da Etapa Brasília do Circuito Brasileiro de Golfe (CBG Pro Tour) apresentado pelo HSBC.
O torneio abre a temporada 2013 do principal circuito de golfe profissional do País e vai até sábado (dia 11) no Clube de Golfe de Brasília, no Distrito Federal. O evento é aberto ao público, que poderá fazer aulas de golfe gratuitas no dia da final.
Ronaldo e Ojeda somaram 68 tacadas. “Joguei muito bem. Só não fui melhor por causa dos três buracos finais, nos quais cometi alguns erros, mas estou muito confiante”, diz Ronaldo, número 1 do Brasil. Ele conta que mudou recentemente o seu swing e que ficou feliz com as alterações. “Meu jogo está muito mais sólido”, diz.
Clique aqui para ver os resultados.
O paraguaio Ramon Franco está logo atrás dos líderes, com 69 tacadas, seguido por Enzo Miyamura e Mauricio Molina (Argentina), ambos com 70 tacadas, empatados na quarta colocação. Os quinto colocados são Mariano Fabeiro , Guillermo Voget e Luciano Giometti, com 71.
A Etapa Brasília distribui R$ 100 mil em prêmios, sendo R$ 22 mil para o campeão, e vale para o ranking da Confederação Brasileira de Golfe (CBG), que organiza o evento em parceria com a IMX. Trata-se do mais importante circuito de golfe brasileiro, que em seu terceiro ano consecutivo de existência terá outras quatro etapas.
Desenvolvimento do golfe – Aulas de golfe para jovens participantes do programa Golfe Para a Vida apresentado pelo HSBC foi um dos destaques do dia. Cerca de 40 crianças de três Centros Olímpicos (Gama, Recanto e Estrutural) estiveram na área de treino do Clube de Golfe de Brasília para aulas com Nico Barcellos, diretor técnico da CBG, e professores locais.
Esta ação faz parte da segunda fase do programa, que começou com o treinamento dos professores dos Centros Olímpicos. Eles detectam talentos e crianças interessadas no esporte e os enviam para os clubes de golfe locais. “É incrível observar a facilidade de alguns jovens. Eles são muito interessados no esporte. Para identificar novos talentos e atrair novos praticantes temos que dar oportunidades para o desenvolvimento deles. Assim teremos um grande futuro”, diz Nico Barcellos, um dos responsáveis pelo programa de treinamento.
Nesta sexta-feira e no sábado, mais 80 crianças de outros seis Centros Olímpicos do DF vão passar pelo evento, com clínicas e um torneio no putting green. Ricarda Lima, coordenadora dos Centros, comenta a iniciativa: “Foi emocionante ver a reação das crianças. Além do contato mais próximo com o esporte, elas tiveram a oportunidade de conhecer profissionais, que servem de exemplo. As crianças veem uma oportunidade de carreira”.
Com o patrocínio do HSBC e apoio técnico-financeiro do R&A, entidade máxima do golfe mundial, o programa de treinamento já foi desenvolvido em três cidades brasileiras (Curitiba, Porto Alegre e Brasília), atingindo cerca de 70 professores e mais de 20 mil crianças. O programa tem o patrocínio do HSBC e conta com recursos do Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.
O CBG Pro Tour é apresentado pelo HSBC e tem também como patrocinadores a Sete Brasil, a Sportv, a Nespresso, a Embrase e a YKP, além de apoio da Klabin e TAM Viagens. O CBG Pro Tour conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte. O evento é uma realização da Confederação Brasileira de Golfe (CBG) e organização da IMX.
Entrada e aulas gratuitas – O público poderá assistir gratuitamente à Etapa Brasília, cujas partidas irão das 8h20 às 16h na sexta-feira (dias 9 e 10) e das 9h às 14h no sábado. O evento oferecerá aulas gratuitas de golfe para iniciantes no sábado dia 11, das 10h às 14h no Brasília Golf Center, a área de treino do Clube de Golfe de Brasília.