O paulista Alexandre Rocha começou bem nesta quarta-feira a disputa por uma vaga para a temporada 2012 do PGA Tour, o milionário circuito profissional norte-americano. Ele jogou uma partida de 67 tacadas no Nicklaus Tournament Course, na Califórnia (EUA), e está empatado em 10º lugar na Q-School, como é chamada a classificatória. A competição seleciona cerca de 25 jogadores para a elite do golfe mundial. A primeira rodada foi concluída quando já era noite no Brasil.
O gaúcho Fernando Mechereffe, que também participa da seletiva final, não foi tão bem. Com uma rodada inicial de 73 tacadas no TPC Stadium Course – o outro campo onde acontece o torneio -, ele está empatado na 126ª colocação. Essa é a primeira vez que dois brasileiros participam da etapa final da Q-School.
Rocha disputou o PGA Tour em 2011 após se classificar na Q-School disputada no final de 2010. Foi o primeiro brasileiro em 29 anos a ser membro do circuito. Como terminou em 184º lugar, não manteve seu cartão de acesso ao PGA Tour para 2012 – apenas os 125º primeiros colocados garantiram vaga. Por isso, disputa novamente a Q-School.
Diferentemente da maioria dos torneios do PGA Tour, que acontecem em quatro dias e 72 buracos (sendo 18 por dia), a fase final da Q-School é disputada em seis dias de competição e 108 buracos no total – a final é na segunda-feira dia 5. No final de 2010, Rocha terminou a fase final em 22º lugar para conquistar sua vaga para 2011.
Alexandre Rocha tem o patrocínio de Adidas, Concorde Group, Hugo Boss e TaylorMade.