Renato da Silva Filho, do Alphaville Graciosa, do Paraná, fez dois birdies numa volta sem bogey para jogar 70 tacadas, duas abaixo do par, e assumir a liderança isolada do Honda Open – Campeonato Bandeirantes de Golfe 2021, que começou nesta sexta-feira, 9 de julho, no Lago Azul Golfe Clube, em Araçoiaba da Serra (SP), valendo para os rankings mundial (WAGR), nacional e estaduais.
No feminino, a líder é Manoela Barcellos, do Quinta da Baroneza, que jogou 73 (+1) e abriu grande vantagem sobre as demais adversárias.
O Honda Open – Campeonato Bandeirantes é a primeira competição do ranking nacional e mundial jogada desde março de 2020, depois de 16 meses de recesso por causa da pandemia. Muitos dos golfistas de alto rendimento desse torneio, que prossegue até domingo, voltam a campo de quarta a sexta-feira da próxima semana, 14 a 16 de julho, para o Campeonato Juvenil e Júnior de Inverno de São Paulo, no São Fernando GC, em Cotia (SP), para mais um evento do ranking mundial.
Liderança – Renato fez birdies em dois dos quatro pares cinco do campo e par nos outros 16 buracos, para abrir duas tacadas de vantagem sobre os adversários. O segundo lugar, com 72 tacadas, o par do campo, é dividido por Thomas Choi São Paulo GC, que fez um eagle-3 e três birdies, dois deles nos dois buracos finais, mas também dois duplos bogeys e um bogey; e por Arthur Locoman, do Clube Curitibano, que fez dois birdies em pares cinco e dois bogeys.
Marcos, o mais jovem dos irmãos Park, do Paradise, jogou três abaixo nos primeiros cinco buracos, devolveu sete tacadas, incluindo um triplo e um duplo bogeys, nos quatro buracos finais, e fechou o dia com eagle no 18 para jogar 74 (+2). Ele divide o quarto lugar com Rafael Bernardi, do Ponta Grossa, que fez eagle no 3 – junto com Choi, que jogava no mesmo grupo – chegou a três abaixo com birdie no 6, mas fez cinco bogeys até o final.
Victor dos Santos, do Alphaville, vem a seguir, com 75, seguido por Fernando Augusto Silva, do Campinas Golf Center, com 76. Em oitavo, com 77 (+5), completando os Top 10, estão João Pedro Bossetto, do Arujá, Homero de Toledo, do Alphaville, e Guilherme Grinberg, do Lago Azul, que viu sua volta ruir em dois buracos, com um duplo bogey no 13 e um quádruplo bogey-9, no 14.
Feminino – Manoela Barcellos fechou a volta com um birdie e dois bogeys, para liderar com 73 (+1) e abrir oito tacadas de vantagem sobre Fernanda Lacaz, do São Fernando. Fernanda jogou uma abaixo nos oito primeiros buracos, mas depois devolveu dez tacadas, com dois duplos bogeys e seis bogeys, em buracos consecutivos.
Marina Nonaka, do Arujá, a jogadora de menor handicap em campo, abriu o dia com um duplo bogey e fechou a rodada com um quíntuplo bogey -10, no 18, para jogar 82, dez acima, e ficar em terceiro lugar. Ana Sung Marques, do Arujá, vem em quarto, com 86, uma tacada à frente de Samire Oliveira, do Arujá, e de Corina Barcellos, mãe de Manoela, do Quinta da Baroneza, que voltou a competir depois de muito tempo. Graças à presença de Corina a competição feminina atingiu o mínimo de oito jogadoras exigido para valer para o ranking mundial.
Além dos scratches, que jogam 54 buracos até domingo, neste final de semana entram em campo os jogadores de handicap de 8,6 em diante, e a jogadoras com 16,1 ou mais, que competem apenas pelo ranking da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe). A rodada terá saídas por dois tees (1 e 10) a partir das 7 horas. Os últimos grupos começam suas voltas às 12h58.
Hole-in-one – A Honda, maior patrocinadora do golfe brasileiro, está oferecendo uma moto Honda Elite 125 para quem fizer hole-in-one no buraco 8. Valem todas as rodadas até domingo. Se mais de um golfista fizer hole-in-one no buraco 8, a moto será sorteada entre eles.
Clique aqui para ver os os resultados completos.