A Confederação Brasileira de Golfe (CBG) e a agência de marketing esportivo Brasil1 darão início em Porto Alegre ao CBG Pro Tour – Circuito Brasileiro de Golfe, a primeira série de torneios profissionais organizados pela entidade maior do golfe brasileiro. A iniciativa faz parte do preparativo dos atletas brasileiros para as Olimpíadas.
Com patrocínio da Credit Suisse Hedging-Griffo, a etapa vai distribuir R$ 100 mil em prêmios e acontece de quinta-feira, dia 9, ao sábado, dia 11, no Porto Alegre Country Club, um dos melhores e mais tradicionais campos de golfe do Brasil. Cerca de 60 jogadores devem participar, entre eles os melhores profissionais e amadores do país. O campeonato será disputado em 54 buracos, sendo 18 por dia.
“Um circuito profissional estável e de alto nível é fundamental para a preparação dos nossos golfistas para o Rio 2016, que vai marcar o retorno do esporte aos Jogos Olímpicos”, diz Rachid Hadura Orra, presidente da Confederação Brasileira de Golfe.
Amanhã, quarta-feira, dia 8, um Pro Am (torneio de confraternização entre grupos formados por profissionais e amadores) abrirá o evento. No dias 9 e 10 acontecem as duas primeiras rodadas do torneio. Disputarão a rodada final no dia 11 os melhores 18 jogadores e empatados nessa posição.
Já estão confirmadas a participação de jogadores como o gaúcho Rafael Barcellos, segundo colocado do ranking brasileiro e campeão do Aberto do Brasil de 2008, Marcos Silva, 3º do ranking, Fabiano dos Santos, 4º do ranking e Alex Sandro Leite, 5º do ranking, além dos paraguaios Ramon Franco e Nilson Cabrera. Estarão também em campo jogadores que se profissionalizaram este ano, como é o caso do paranaense João Paulo Albuquerque e do paulista Guilherme Oda.
Os melhores jogadores do CBG Pro Tour se classificarão para o Aberto do Brasil, o mais prestigiado torneio profissional do país, que acontecerá de 6 a 9 de outubro no São Fernando Golf Club, em Cotia (Grande SP). O evento distribuirá R$ 250 mil em prêmios e reunirá cerca de 100 dos melhores profissionais da América do Sul.
“O CBG Pro Tour e o Aberto do Brasil serão a porta de entrada do golfe profissional masculino brasileiro ao tão cobiçado PGA Tour”, disse Alan Adler, CEO da Brasil1 Esporte.
O patrocinador máster da etapa Porto Alegre do CBG Pro Tour é a Credit Suisse Hedging-Griffo. O circuito é patrocinado pelo canal SporTV e Hotel Transamérica, organizado pela Confederação Brasileira de Golfe em parceria com a Brasil1 Esporte e conta também com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte.