Peru, no masculino, e Colômbia, no feminino, começaram na frente a disputa por equipes da 50ª edição do Campeonato Sul-Americano de Golfe Juvenil, que acontece até sábado no Belém Novo Golf Club, em Porto Alegre (RS).
O Brasil está empatado em 5º no masculino e em 10º no feminino. O destaque individual do Brasil foi o gaúcho Andrey Xavier, empatado em 6º.
O time peruano masculino somou 143 tacadas na primeira rodada, disputada nesta quarta-feira. O destaque da equipe foi Julian Perico, que jogou 68 (-4 em relação ao par do campo, que é 72) para estar na liderança da disputa individual. “Joguei muito bem e muito tranquilo. Fiz um plano de jogo e o segui até o final”, disse o líder.
A vice-liderança por equipes é dividida pelos times de Argentina e Paraguai, ambos com 146 tacadas. Colômbia vem logo atrás, com 147, seguida por Brasil, Venezuela e Bolívia, empatados em 5º com 150 tacadas.
O destaque brasileiro da rodada foi o gaúcho Andrey Xavier, do time de Alta Performance do Belém Novo Golf Club. Ele somou 74 tacadas e iniciou o torneio empatado na 6ª colocação. “Hoje não joguei tão bem como eu esperava, mas o resultado foi bom. Demorei para me acostumar com a velocidade dos greens de ontem para cá, pois eles estão mais rápidos”, disse o gaúcho. Rohan Boettcher (empatado em 14º) e Daniel Celestino (empatado em 19º) também fazem parte do time masculino.
O destaque negativo do dia foi a desclassificação do time masculino do Chile, depois que dois de seus três atletas foram desclassificados por motivos diferentes – um por ter assinado o cartão de escore com um resultado errado, e outro por ter, repetidas vezes, reposicionado a bola no green mais próxima da bandeira. Um atleta venezuelano também foi desclassificado por ter assinado, como marcador, um resultado que ele sabia ser incorreto.
No feminino, a liderança está com a Colômbia, que já acumula 18 vitórias no Sul-Americano na categoria, contra oito da Argentina, segunda melhor nação na história do campeonato no feminino. As colombianas somaram 139 tacadas, contra 145 das argentinas. A colombiana Maria Alejandra Hoyos é a líder no individual, com 69 tacadas, seguida pela conterrânea Maria Jose Bohorquez e pela venezuelana Valentina Gilly, ambas com 70. “Peguei muito bem na bola e emboquei muito hoje. Gostei muito do campo”, disse Maria Alejandra.
As brasileiras somaram 155 tacadas e estão em 10º lugar. O melhor resultado foi da paranaense Ana Beatriz Cordeiro, com 76 tacadas que lhe deixaram empatada na 11ª colocação. Ainda compõem a equipe Laura Caetano (empatada em 21º) e Lauren Grinberg (empatada em 25º). “Bateu aquela ansiedade e pressão do primeiro dia por jogar em casa. Gostei muito do meu resultado. As outras meninas e eu vamos nos recuperar, pois estamos com muito apoio”, disse Ana Beatriz.
Histórico – Essa será a quinta vez que o torneio é sediado no Brasil. O País já recebeu a competição em 1971, no Clube de Campo de São Paulo (SP), em 1987, no São Fernando Golf Club (SP), em 1997, no Gavea Golf (RJ), e em 2007, no Itanhangá Golf Club (RJ). É a primeira vez que o torneio acontece em um clube fora do eixo Rio-São Paulo.
O campeonato conta com apoio do R&A, da Federação Riograndense de Golfe e do Belém Novo Golf Club. A realização é da CBG e da Federação Sul-Americana de Golfe. O evento também tem apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), com recursos da Lei Agnelo Piva.
Torneio aberto ao público – O público poderá acompanhar a disputa do Sul-Americano. Antes, porém, é necessário fazer um cadastro prévio no site da Confederação Brasileira de Golfe para poder ter acesso ao Belém Novo Golf Club. O cadastro está disponível na página da CBG . O visitante deverá informar, com um mínimo de 48 horas de antecedência, nome, documento de identidade e informações sobre o veículo que utilizará (caso queira estacionar no clube, deverá portar uma CNH válida).