O golfista paranaense Marcos Silva se sagrou campeão da Taça Pantanal – 4º Aberto Internacional Terras do Golfe, que foi disputada em Campo Grande (MS) neste sábado, dia 25 de agosto. Ele somou 140 tacadas (69/71), contra 143 (71/72) do paulista Ronaldo Francisco, líder do ranking brasileiro, que foi vice-campeão do torneio pelo segundo ano seguido (em 2011, perdeu no playoff para o gaúcho Rafael Barcellos).
A rodada final foi muito disputada. Silva largou com uma vantagem de duas tacadas, que Ronaldo tirou logo nos dois primeiros buracos. O paulista chegou a liderar a competição na metade dos primeiros nove buracos.
Os dois chegaram empatados na metade da partida. No buraco 12, entretanto, Ronaldo mandou uma bola para fora de campo e fez um double bogey (duas acima do par) e Silva fez um birdie (um abaixo) que o deixou com três tacadas de vantagem que levou até o final.
“Me preocupei somente com o meu jogo e fiquei muito feliz por chegar à vitória. O Ronaldo é um grande golfista e não ganhou por pouco”, diz Silva. “O campo é um espetáculo. É muito bem desenhado e está em perfeitas condições. É o melhor campo de 9 buracos do Brasil”, elogiou Silva, que ganhou um prêmio de R$ 3,5 mil pela vitória – no total, foram distribuídos R$ 15 mil de premiação.
O terceiro colocado foi o paulista Pablo De La Rua, com 146 (69/77), seguido por seu primo, Lorenzo De La Rua, com 148 (72/76), e pelo também paulista Guilherme Oda, com 149 (74/75).
O campeão amador scratch foi Everton Dantas dos Santos, com 164 (84/80) tacadas, contra 171 (83/88) do vice-campeão, Albino Coimbra Neto, do Terras do Golfe, e 176 (86/90) de Ayslam Izidoro Silva, do Terras Selvagem.Lucia Maria Guilger, líder do ranking nacional feminino, venceu a categoria scratch feminina, com 157 tacadas (80/77) tacadas, seguida por Andrea Munaro e Renata Lara Campos, respectivamente com 174 e 184 tacadas.
Os resultados completos estão no site da Federação Paulista de Golfe.
A programação social do torneio foi intensa. Os prêmios foram entregues durante uma festa realizada à noite na sede do clube, com jantar e show da banda The Rivers. Durante os três dias de torneio, os participantes e convidados desfrutaram de degustação de carnes nobres, almoços, jantares, coquetéis e muita música ao vivo, além de test drive de automóveis de luxo e exposição de produtos de patrocinadores.
O Terras do Golfe foi projetado pelo americano Dan Blankenship, um dos principais designers de campos de golfe em atividade no país. No ano passado, o campo foi muito elogiado pelos profissionais, pois tem excelente manutenção, conta com irrigação da Rain Bird, líder mundial no setor, e possui 7.290 jardas de extensão.
Patrocínio – O evento conta com o patrocínio da Mercedes-Benz Big Star, Grama Pontal, Grupo Mikasa, Totvs, John Deere, Stilo Segurança, Claro e Indaiá Hotel, além de apoio da Federação Paulista de Golfe, Grupo JBS, Tokio Marine Seguradora, Vivara, Califórnia Mudas, Morhena Limpeza e Zagaia Eco Resort.